segunda-feira, 20 de maio de 2013

ESCOLA E FAMÍLIA: A DUPLA PERFEITA PARA INCENTIVAR A LEITURA.

PÃO COM MANTEIGA, SOL E PRAIA, PAZ E AMOR, CAFÉ COM LEITURA. AS BOAS COISAS DA VIDA SEMPRE VÊM EM DUPLA.


             Na manhã dessa sexta-feira, 17/05, o pátio interno da escola Tomé Francisco transformou-se num cenário encantado e delicioso, uma mistura de livros com café para unir dois importantes atores na formação de leitores proficientes: A escola e a família. A participação superou todos os anos. Pais, mães, tios, avós, irmãos foram chegando e se alimentando de leitura literária. As meninas do 7º ano desempenharam muito bem a função de garçonete e serviram os pais de muita cultura e encanto. O gestor Ivan fez a recepção e convidou os alunos Peterson e Liohana para apresentarem o trabalho da escola em forma de poesia.
          “O Projeto o Prazer de Ler/Trouxe prazer realmente”. Os versos da poesia definem a emoção dos pais e filhos durante toda a programação do CAFÉ LITERÁRIO 2013. O brilho no olhar, o sorriso de felicidade, a lágrima de emoção, o beijo de agradecimento são exemplos de demonstração de alegria das crianças do 1º ao 5º ano que tiveram a oportunidade de passar uma manhã com os seus familiares na escola.
            Na sala de aula, os professores conduziram a dinâmica CAIXINHA MÀGICA. À medida que os vários objetos que fazem parte das histórias infantis foram sendo retirados da caixinha mágica, os pais citavam a qual história cada um pertencia. Em seguida, os pais abusaram de gestos, encenação, sons e prazer na leitura dos livros nas turmas de seus filhos. As crianças aproveitaram a oportunidade e deram dicas de como os pais podem continuar incentivando a leitura, inclusive em casa, todos os dias.
         Para a coordenadora Josilene Quidute, toda equipe da escola se empenhou neste evento. Gestão, coordenação, bibliotecárias, secretaria, cozinha e professores merecem os parabéns pelo sucesso do café literário 2013, mas são os pais, os principais homenageados do dia, pois estão compreendendo os benefícios de sua participação na aprendizagem dos seus filhos. Segundo (MACEDO 1994, p.199). ”Com a participação da família no processo de ensino aprendizagem, a criança ganha confiança vendo que todos se interessam por ela’.






 
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