terça-feira, 14 de abril de 2015

PAIS DAS SÉRIES INICIAIS PARTICIPAM DO PROCESSO EDUCACIONAL DOS SEUS FILHOS.

                Na terça-feira, 14 de abril, pela manhã, os pais dos estudantes das turmas do Ensino Fundamental I ( 2º ao 4º ano) participaram da reunião nas turmas dos seus filhos para debaterem assuntos pertinentes ao processo ensino e aprendizagem. Com os objetivos de envolver os pais no processo ensino aprendizagem, socializando e analisando dados do acompanhamento bimestral dos alunos; divulgar ações do PPP da escola e principalmente visando sensibilizar os pais para a importância do cumprimento da rotina diária dos estudantes e do acompanhamento sistemático nesse processo; os professores conduziram a reunião e as discussões em cada sala de aula.
          O encontro proporcionou o fortalecimento dos vínculos entre educadores e familiares. O bom planejamento da pauta ajudou a estabelecer um diálogo produtivo e o levantamento de informações pertinentes ao desenvolvimento das crianças. Essa troca de ideias também faz bem aos familiares, pois eles conseguem entender como as propostas de trabalho desenvolvem as habilidades dos seus filhos e ampliam as experiências deles. "Quando os responsáveis pela Educação da criança em casa e na escola conversam, têm mais elementos para entendê-la e apoiá-la", diz Josilene Quidute, coordenadora das séries iniciais da Escola Tomé Francisco.

      Para Ivan, a frequências de mais de 95% na reunião demonstra a credibilidade da instituição, bem como a qualidade dos encontros ofertados pela equipe. Na ocasião, os professores entregaram o BOLETIM DE ACOMPANHAMENTO MENSAL de cada aluno adotado pela escola para informar bimestralmente a quantidade de faltas, para casa não feito, livros, e desempenho nos conteúdos atitudinais e conceituais.


segunda-feira, 13 de abril de 2015

O ENSINO ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA

A disciplina de Ciências necessita ultrapassar os muros da escola e as aulas de campo são uma excelente pedida para que os alunos fixem os conteúdos estudados

A professora Danúbia lecionando a disciplina de Ciências resolveu fazer um trabalho riquíssimo com seus alunos do 6º Ano, no início do mês de abril, na exploração do conteúdo “solo”, tendo como principais objetivos: Demonstrar a permeabilidade e porosidade de cada tipo de solo preparado pelo estudante; além de observar o comportamento da água nos diferentes tipos de solo e conhecer os métodos naturais de adubação e melhoramento do solo.
Desenvolvendo a metodologia para este trabalho, em primeiro lugar ela fez a explanação do conteúdo em sala de aula, proporcionando o embasamento teórico dos estudantes. Em seguida, a professora junto com os alunos desenvolveram a experiência da filtração e infiltração utilizando garrafas pet, papel filtro, amostra de solos e jornal.
Posteriormente, no parquinho da escola, foi feita um revisão do conteúdo e a exposição do minhocário produzido pelos alunos do Ensino Médio, onde os mesmos explanaram para os alunos do 6º ano.
Para aprofundar ainda mais os conhecimentos, a professora levou os alunos para uma aula de campo onde eles puderam ter contato com a técnica da aração e conheceram de perto a curva de nível, entre outras coisas.
Esta iniciativa foi muito produtiva, pois os nossos arredores são muito ricos e relacionados com vários conteúdos que são explorados em sala de aula. É de suma importância que os professores aproveitem este material natural e sem custos para aprofundar os conteúdos vistos.
Parabéns professora!!





terça-feira, 7 de abril de 2015

ATENÇÃO PAIS: NA TOMÉ COMEÇA O PERÍODO DE PROVAS.


O papel dos pais deve ser acompanhar e motivar seu filho, mostrando que o aprendizado tem um sentido e significado para além da prova.
        O final do I bimestre está chegando e com ele o período de provas bimestrais. Nas últimas semanas de abril, várias datas de avaliações estão agendadas para os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Basta a escola informar as datas previstas para as provas para que um clima de tensão se instale em sua casa.
            . As provas são parte importante da avaliação e, claro, o baixo desempenho pode levar à repetência, porém, elas devem ser encaradas como uma simples rotina. 
uma fórmula infalível para resolver estes problemas e fazer com que este período seja tranquilo e até prazeroso: garantir que seu filho estude um pouco a cada dia, desde o começo do ano, de forma organizada e contando com seu acompanhamento. Algo que, se não está sendo feito, deve ser iniciado o imediatamente.
                   "Isso significa fazer a lição de casa e os trabalhos solicitados, mas também rever o conteúdo passado em cada aula, diariamente", explica a psicopedagoga Marcia Zebini. "O ideal é, junto com a criança ou adolescente, montar uma tabela com as disciplinas que serão estudadas a cada dia da semana, determinando um horário para que isso seja feito". Ela sugere, por exemplo, no caso de quem estuda pela manhã, que a segunda-feira à tarde seja dedicada para revisar os conteúdos das disciplinas das aulas previstas para terça-feira. A estratégia permite o aluno perceber se tem dúvidas e resolvê-las com o professor já na aula seguinte e também deixa os assuntos "frescos" para a complementação que virá. a direção, coordenação e professores da Tomé destacam a importância da participação dos pais neste processo. “Convidamos os pais para envolver-se, acompanhar e motivar seu filho, mostrando que o aprendizado tem um sentido e significado para além da prova, pois o conhecimento adquirido na escola servirá para os desafios pessoais e profissionais da vida", afirma a educadora de apoio Josilene Quidute.                       O estudo contínuo deixa a aprendizagem mais fácil, amplia a confiança do estudante para os momentos de avaliação e, assim, ajudam a tornar a escola algo prazeroso: fica a dica.





GESTOR IVAN RECEBERÁ MOÇÃO DE APLAUSO DA CÂMARA DE VEREADORES DE CARNAÍBA

         O gestor Ivan da Escola Tomé Francisco da Silva sente-se honrado pelo reconhecimento dos vereadores do município de Carnaíba que lhe concederam Moção de aplausos pelos resultados alcançados na Tomé. “compartilho mais essa premiação com toda a minha equipe, pois o sucesso é fruto do empenho de cada um”, disse o gestor da instituição.
            Confira a notícia do Blog de Caue Rodrigues.



Vereador Luiz Alberto, Cabo Lisboa com a esposa Silvonete Carlos


Na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Carnaíba realizada na tarde desta quarta feira 01, o vereador Luiz Alberto da Silva (PSB) e a vereadora Silvonete Carlos de Andrade, apresentaram na Plenária o pedido de Moção de Aplauso ao Diretor da Escola Estadual Tomé Francisco, do Distrito de Lagoa da Cruz, município da Quixaba, professor Ivan Nunes, por ter conseguido levar a educação do referido educandário a ganhar vários prêmios como a melhor educação do país.

A vereadora Silvonete Carlos e natural do município da Quixaba, residente em Carnaíba a muitos anos e o vereador Luiz Alberto da Silva é neto de Tomé Francisco, nome dado a escola onde Ivan Nunes coordena. 

O pedido foi aprovado por unanimidade.


segunda-feira, 6 de abril de 2015

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO ELEVA PROFICIÊNCIA NO SAEPE.

                 O Sistema de avaliação Educacional de Pernambuco existe desde 2000, em uma série intermitente, mas consolidado em uma série anual mantida desde 2008, com a finalidade de identificar a qualidade do ensino do Estado, e subsidiar iniciativas de promoção de igualdade de oportunidades educacionais. Através do SAEPE, a Secretaria de Educação criou o IDEPE – Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco, um indicador anual de evolução da qualidade de cada escola a cada ano. O cálculo do IDEPE considera tanto uma medida do fluxo escolar quanto uma medida do desempenho dos estudantes. À semelhança do IDEB, que estabelece metas de melhoria para cada escola, a intenção é que o Brasil, bem como o Estado de Pernambuco, atinja, em 2021, os níveis de aprendizagem e fluxo escolar dos países mais desenvolvidos do mundo.
        Neste cenário, a Escola Tomé Francisco da Silva, localizada no distrito de Lagoa da Cruz, Quixaba-PE, com uma clientela de 800 alunos, ensino regular, ofertando os três níveis de ensino ( Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio) tem merecido destaque na avaliação do SAEPE, desde 2008, quando essa avaliação ganhou mais visibilidade devido o IDEPE e a implantação do BDE ( Bônus de Desempenho Educacional).
      Em 2014, a surpresa é que mesmo com desempenho considerado alto, a Escola Tomé Francisco da Silva mais uma vez surpreende com a elevação da proficiência dos seus alunos em todos os níveis e disciplinas avaliadas, conseguindo outra vez, lugar de destaque no cenário educacional pernambucano.

LÍNGUA PORTUGUESA
PROFICIÊNCIA – 5º ANO
PROFICIÊNCIA – 9º ANO
PROFICIÊNCIA – 3º MÉDIO
276
282,6
295,5

MATEMÁTICA
PROFICIÊNCIA – 5º ANO
PROFICIÊNCIA – 9º ANO
PROFICIÊNCIA – 3º MÉDIO
300,4
286,5
318


        O bom desempenho dos nossos estudantes é fruto de um trabalho em equipe. O empenho, a competência, a capacitação, o interesse, a dedicação e a abertura para criar, inventar atividades e estimular os alunos estão presentes na prática pedagógica de todos os seus profissionais, comprometidos em melhorar ano a ano os resultados e elevar suas metas, conforme apresentado na tabela acima. A participação da comunidade e dos pais é outro ponto forte da escola e a busca de parceiros na realização de projetos garante a implantação de várias outras atividades para melhoria dos índices educacionais.


ENCONTROS PARA AVALIAR RESULTADOS E DEFINIR A AGENDA DO II BIMESTRE


        Na última semana de março, o gestor Ivan reuniu sua equipe por grupos para revisar o Projeto Político Pedagógico da Instituição a partir da análise dos resultados do SAEPE 2014, listando os seguintes objetivos específicos:
ü  Refletir sobre as dimensões e os aspectos que necessitam ser avaliados no Projeto Político Pedagógico;
ü  Apresentar o resultado do SAEPE, analisar avanços e traçar novas metas e ações para 2015;
ü  Construir uma ação consciente, ativa e relevante no acompanhamento da prática educativa, e nela, especialmente, da aprendizagem do estudante;
ü  Elaborar a agenda de ações do II BIMESTRE e comprometer-se com o processo permanente de execução, acompanhamento e avaliação.
Dos encontros, nasceu uma agenda recheada de ações e projetos para continuar investindo na qualidade educacional da Escola Tomé Francisco da Silva, como exemplo:
ü  Encontro com representantes de turmas – estudo de uma cartilha;
ü  Encontro com os Conselhos Escolares;
ü  Reunião de pais e mestres com entrega de boletins;
ü  Reforço para estudantes abaixo da média no I BIMESTRE;
ü  Projeto “ O Prazer de Ler e Literarte”;
ü  Café Literário;
ü  Planejamento de Aulões para turmas concluintes;
ü  Formação de professores sobre AVALIAÇÂO _ !º NOTA.
Para Ivan, esses são apenas alguns exemplos das ações previstas para o II Bimestre. Trabalhar com a agenda compartilhada por todos favorece o empenho dos responsáveis na agilidade do planejamento para garantir o melhor aproveitamento do tempo pedagógico.



GESTOR IVAN DESEJA UMA FELIZ PÁSCOA A EQUIPE DA TOMÉ.


        A Páscoa é amor, fraternidade, união. Cristo morreu, mas ressuscitou, e fez isso somente para nos ensinar a matar nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes sepultadas no íntimo de nossos corações. Na escola Tomé Francisco o acolher, o afetivo, a partilha, a alegria fazem parte do currículo educacional da instituição e por isso, esses momentos são valorizados e lembrados, uma forma de investir nas relações interpessoais da equipe. Na quarta-feira, 01 de abril, o gestor Ivan recepcionou a equipe com um cartão de “Feliz Páscoa” e um ovo de chocolate.



terça-feira, 31 de março de 2015

Estudantes da Tomé participam do Prevupe.

As aulas preparatórias para o Vestibular são destinadas aos estudantes da Rede Pública


                  Alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Tomé Francisco da Silva participam do curso pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (Prevupe) em Serra Talhada. As aulas preparatórias gratuitas para o Vestibular acontecem no final de semana ( sábado e domingo). A aula inaugural aconteceu no dia 26 do mês de março. Esse é mais um incentivo do Governo do estado para a preparação dos estudantes rumo a universidade. “Desejamos um ano de muita dedicação e empenho dos nossos alunos, para juntos, pactuarmos e alcançarmos metas coletivas e individuais’, disse o gestor Ivan”.




Calendário da Tomé - ABRIL.


sexta-feira, 27 de março de 2015

Ampliação da Jornada de aulas para turmas concluintes do Ensino Fundamental e Médio acontece com sucesso.


                         Na escola Tomé Francisco da Silva, os alunos concluintes do Ensino Fundamental ( 5º e 9º ) e do 3º ano do Ensino Médio foram contemplados com a jornada ampliada em Língua Portuguesa e Matemática que acontece semanalmente no contra turno. O objetivo é ampliar o período na escola para garantir o aumento das oportunidades de aprendizado e a melhoria da qualidade do ensino. Para um resultado positivo, as novas atividades foram planejadas em conexão com o projeto pedagógico da escola e são oferecidas por profissionais afinados com os objetivos da instituição. "Ficar mais na escola só é bom para o estudante quando as atividades são planejadas e têm objetivos claros e há um maior contato dele com o conhecimento", afirma Sergio Martinic, professor da Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC-Chile) e pesquisador da relação entre tempo e aprendizagem.
                     Daí a importância de investir na decisão sobre o currículo. A equipe de gestão pedagógica da escola elaborou apostilas, acompanha o planejamento, a freqüência dos estudantes e a integração do professor da jornada ampliada com o professor do ensino regular. “Este ano,a freqüência está surpreendendo e poucos problemas estão acontecendo na jornada ampliada”, disse o gestor Ivan.
                 Para o sucesso dessa ação, a escola contou com o investimento da Secretaria Estadual de Educação na contratação de professor, organizou os espaços, fez parcerias e redistribuiu horários e funções para garantir o bom funcionamento da jornada ampliada.