segunda-feira, 26 de novembro de 2018
ESPECIAL OBMEP: ESCOLA TOMÉ FRANCISCO COMPUTA 261 PREMIADOS NO HISTÓRICO DA OLIMPÍADA: 10 medalhas de ouro, 18 medalhas de prata, 49 medalhas de bronze e 184 Menções Honrosas.
OLIMPÍADA BRASILEIRA DAS ESCOLAS
PÚBLICAS DE MATEMÁTICA.
OURO
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PRATA
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BRONZE
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MENÇÃO HONROSA
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2015
|
01
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05
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2006
|
01
|
08
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2007
|
01
|
01
|
07
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2008
|
01
|
01
|
07
|
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2009
|
01
|
04
|
09
|
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2010
|
02
|
01
|
12
|
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2011
|
01
|
02
|
12
|
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2012
|
05
|
15
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2013
|
02
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03
|
04
|
13
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2014
|
02
|
08
|
10
|
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2015
|
05
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06
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18
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2016
|
01
|
03
|
03
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26
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2017
|
02
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11
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18
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2018
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01
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01
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04
|
24
|
Agradecemos
a cada aluno e professor que fazem partem dessa história.
SUCESSO EM MAIS UMA EDIÇÃO DO PLANTÃO DE MATEMÁTICA
O
projeto inicia com atividade física, depois é servido um lanche e em seguida os
alunos resolvem um provão que é imediatamente corrido. As questões certas valem
bônus para serem trocados por dinheiro no banco a ser gasto nas barracas do
evento. Os alunos que erram se dirigem a professores de plantão que oferecem
explicações e a chance de fazer novas questões com
o mesmo conteúdo do erro apresentado. O acerto
é premiado com bônus.
Em 2018 participaram do evento:
Mônica Lima, Adriana Medeiros, Cassandra Lopes, Edinete Cipriano, Dirlande
Medeiros, Josineide Quidute, Josefa aparecida Medeiros, Maria do Bom Conselho
Silva, Iranete Lúcio, José Neto, Diego Kennedy, Leandro e Carina. A atividade
física foi coordenada pela Academia da Saúde, de Princasa Isabel, sob a
responsabilidade de Patrícia Pereira.
O evento ocorreu na terça-feira,
20 de novembro, o resultado foi muito positivo, um exemplo de trabalho em
equipe no desenvolvimento da aprendizagem significativa.
30 alunos da Escola Tomé Francisco premiados na edição 2018 da OBMEP.
Alunos, professores e gestores escolares da Escola Tomé Francisco da Silva estão de parabéns. A escola obteve um excelente resultado de suas participações na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que há alguns anos vem incluindo também as escolas privadas.
A 14ª edição da OBMEP registrou um novo recorde de escolas inscritas: 54.498 instituições, abrangendo 99,44% dos municípios de todo o país. Este ano, o número total de inscritos foi de 18.237.996 estudantes do ensino fundamental e médio, oriundos de 48.970 escolas públicas e 5.528 escolas particulares.
O anúncio dos vencedores foi feito na tarde desta quarta (21), pelos seus organizadores, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Na segunda e última fase da olimpíada, ocorrida em Setembro, concorreram mais de 900 mil alunos de todo o Brasil.
30 alunos da Escola Tomé Francisco foram premiados: 01 medalha de ouro, 01 medalha de prata, 04 medalhas de bronze e 24 menções honrosas. “ Estamos muito felizes, todos os anos temos conseguido conquistar o pódio na OBMEP” disse o gestor Ivan que parabenizou a todos os estudantes e professores premiados.
NA RETA FINAL DO SAEPE

Foram muitas as atividades realizadas no decorrer do ano visando
bons resultados no SAEPE 2018. É a equipe da Tomé sempre buscando melhorar a
qualidade do ensino da escola a cada dia. Nas primeiras semanas de
novembro, os coordenadores e professores realizaram uma revisão geral de todos os descritores da Matriz de Competências e
Habilidades do SAEPE, em Língua Portuguesa e Matemática, contemplando todas as
turmas de concluintes de 2018.
No cronograma, aplicação de um simulado, correção
pelo professor, levantamento das principais dificuldades, realização de revisão
em aulão com a participação de todos os professores de Língua Portuguesa e
Matemática da escola.
No dia 28 de novembro, será o grande dia. Estamos
confiantes no resultado positivo, o reconhecimento do esforço de todos. Aos
professores que se empenharam, à gestão e coordenação que estiveram
sempre liderando as ações de preparação para avaliação do SAEPE.
TÉCNICA DA SEPLAG CONHECE A EXPERIÊNCIA DE SUCESSO DA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO
A SECRETARIA DE PLANEJAMENTO
E GESTÃO - SEPLAG tem por finalidade a competência de planejar, desenvolver e acompanhar ações que
visem ao desenvolvimento territorial, econômico e social do Estado de
Pernambuco. Para tal, foram estabelecidas diretrizes que privilegiam o
equilíbrio fiscal dinâmico e a democratização e interiorização do
desenvolvimento estadual.
Na área da Educação, a SEPLAG
monitora os índices educacionais (aprovação/ reprovação/ evasão/ qualidade do
ensino mensurada nas avaliações externas); acompanha o Pacto pela Educação do
estado de Pernambuco. Em novembro, a técnica Flávia Antunes, responsável pela
GRE do Sertão do alto Pajeú, visitou a Escola Tomé Francisco da Silva para
conhecer as ações desenvolvidas em do ensino de qualidade, apresentado no
resultado das avaliações externas, como SAEPE e Prova Brasil. Na programação,
conversa com alunos e professores, análise de evidências das ações apresentadas
pela equipe gestora. A técnica estava acompanhada de Miriam Nogueira da GRE do
Sertão do Alto Pajeú.
CURRÍCULO PERNAMBUCO É VALIDADO
Evento reuniu educadores de todas as esferas educacionais de Pernambuco para discutir e validar o documento que contém parâmetros curriculares para a educação infantil e ensino fundamental
Cerca
de 450 professores, gestores e coordenadores de escolas da rede pública
municipal, estadual e privada participaram do Seminário Estadual Currículo
Pernambuco, realizado nos dias 6 e 7 de novembro, em Gravatá. O seminário é a
última etapa antes da validação do documento Currículo Pernambuco, que foi
elaborado com base em mais de oito mil contribuições de educadores e membros da
sociedade civil. Ele irá nortear todo os segmentos envolvidos na educação
infantil e ensino fundamental do estado de Pernambuco.
O documento é composto por quatro fascículos, sendo um
volume para educação infantil e três para o ensino fundamental anos iniciais.
Neles, estão orientações para guiar o processo de ensino e aprendizagem e as
práticas pedagógicas em sala de aula. Até chegar na versão final do texto,
foram realizados vários seminários e encontros para debates sobre os parâmetros
curriculares. Dentre esses encontros, seis seminários regionais foram
realizados entre fevereiro e setembro deste ano para discutir as versões
preliminares do documento.
Com a validação, o documento será encaminhado para o
Conselho Estadual de Educação de Pernambuco, que é responsável pelo
encaminhamento do currículo para as escolas. Os professores e educadores irão
receber formações com base neste documento.
Participaram
do evento representantes do Ministério da Educação, União Nacional dos
Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-PE), União Nacional dos Conselhos
Municipais de Educação (UNCME-PE), do Conselho Estadual de Educação (CEE-PE) e
da Secretaria de Educação do Estado, na figura do secretário estadual Fred
Amancio, e secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva. Esta
última é responsável pela coordenação estadual do Currículo Pernambuco, em
parceria com Sônia Diórgenes, da UNDIME-PEfonte: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=37&art=4477
EQUIPE DO PROGRAMA ALFABETIZAR COM SUCESSO CERTIFICA A ESCOLA TOMÉ FRANCISCO PELO RESULTADO NO IDEPE/IDEB
Na tarde do dia 12 de novembro, o gestor Ivan Nunes recebeu a equipe
estadual e Regional do Programa Alfabetizar com Sucesso: Cláudia Roberta Gomes - Gerente Geral da Educação Infantil, Anos Iniciais e Correção de
Fluxo Escolar/ Ana Maria Morais Rosa - Gestora dos Anos Iniciais /Maria das Dores Marcolino - Técnica
Estadual do Gerência dos Anos Iniciais (responsável pela GRE Sertão do Pajeú) Mirian Nogueira e Patrícia Roberta,
gerentes da GRE do Sertão do alto Pajeú. O objetivo principal da visita foi o
de realizar a Certificação da Escola Tomé Francisco por ter O MELHOR IDEPE E IDEB DO ESTADO NO ENSINO
FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS.
Há mais de uma década, a Escola Tomé Francisco
conquista o topo na Avaliação do SAEPE e na avaliação da Prova Brasil no Estado
de Pernambuco, atingindo nota acima das escolas privadas e federais, ficando
também em destaque no cenário Nacional.
Com nota 8,7 no IDEPE – Índice de Desenvolvimento Educacional de
Pernambuco e 8,8 no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
Brasileira, “a instituição merece toda nossa
homenagem e reconhecimento “
palavras de Ana Moraes, responsável pelo Ensino Fundamental – anos iniciais na
rede estadual de ensino.
As professoras Silene Oliveira, Cassandra
Lopes e Mônica Lima, como também a coordenadora Josilene Quidute receberam as
devidas homenagens da equipe estadual.
Parabéns!
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