sábado, 23 de novembro de 2013
EQUIPE DA TOMÉ RECEBE ALUNOS E PROFESSOR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FAJOLCA- FACULDADE DE IPOJUCA-PE.
ESCOLA TOMÉ FRANCISCO SERVE COMO OBJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.
Nesse primeiro momento, o graduando Diego
José de Sena chegou à instituição para observar o cotidiano escolar durante
dois dias – 21 e 22 de novembro, período em que pode listar alguns pontos positivos,
como: gestão de pessoas bem orquestrada, espaço público bem utilizado e
cuidado, formação do indivíduo como cidadão, atenção especial ao ensino
aprendizagem.
A segunda parte da pesquisa acontecerá no
próximo ano quando graduandos e professores vão mapear melhor as ações da
Escola Tomé Francisco numa pesquisa que durará cerca de uma semana, com
inclusão de entrevistas. Em depoimento Diego disse que pelo que observou, já
pode testemunhar o trabalho de qualidade realizado pela Escola Tomé Francisco.
MAIS UMA CONVERSA COM A FAMÍLIA ANTES DO FINAL DO ANO.
A última reunião do
ano aconteceu em duas partes. Em uma
delas, os pais receberam dos professores os resultados dos trabalhos
desenvolvidos, incluindo os aspectos positivos e o que poderia ter sido melhor,
como a assiduidade às aulas, o compromisso com os estudos, o acompanhamento
mais individualizado e o cumprimento dos deveres de casa e de sala de alguns
estudantes. Na outra parte da reunião, os responsáveis se reuniram com equipe
gestora e coordenação da escola que trataram de outros assuntos, como:
1. Apresentaram as
atividades realizadas fora da sala de aula, como os passeios, os projetos de
leitura da biblioteca, os resultados das aulas de recuperação, entre outros.
2. Houve esclarecimentos
aos pais sobre as avaliações externas, como a Avaliação Nacional da
Alfabetização (ANA), para os 3º anos, a Prova Brasil, para os 5º anos, e o
Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de Pernambuco ( SAEPE)
4. Apresentou-se como
seria o encerramento do ano letivo e as informações sobre o período de
matrícula e início do ano letivo para 2014.
Os pais demonstraram
que os esforços da equipe para melhorar a reunião estavam dando certo. Os
familiares aprovam o formato dos encontros, da palestra, da forma como os
professores conduzem as reuniões nas turmas. “Neste final de ano, a sensação que tenho sobre as reuniões de pais que
realizamos é a de dever cumprido, pois já avançamos muito. No entanto, também
fica a certeza de que ainda há muito por fazer para que todos participem mais
ativamente do processo de escolarização de seus filhos” , palavras da educadora
de apoio Josilene Quidute.
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