segunda-feira, 14 de novembro de 2016
HOMENAGEM AOS ESTUDANTES DESTAQUE DO SAEPE 2015
Uma sexta-feira
(11/11) diferente para os estudantes do 1º ano A e 1º ano B da Escola Tomé
Francisco da Silva que foram recebidos pela equipe gestora da instituição com
uma homenagem pelo resultado alcançado no SAEPE e IDEB 2015: os concluintes do
9º ano A e 9º ano B conseguiram elevar a nota para 6.6 e 6.25 respectivamente. Um
excelente resultado que faz a escola Tomé Francisco superar as metas propostas
para 2021, atingindo o nível de proficiência desejável em Língua Portuguesa e
Matemática, um alto Padrão de Desempenho.
A homenagem aconteceu no pátio. Na programação, uma
retrospectiva das ações de 2015, com as fotografias nos aulões, reforço,
projetos, feira do conhecimento e outros. O gestor Ivan, a gestora adjunta Rosineide
e a educadora de apoio Josilene entregaram o BOLETIM individual do SAEPE e
parabenizaram as turmas, incentivando o sucesso na continuação da trajetória
estudantil no Ensino Médio. Um lanche especial (com bolo e refrigerante) motivou
ainda mais as turmas que aplaudiram e agradeceram pela merecida homenagem.
O SAEPE é o Sistema de Avaliação de Pernambuco. A Secretaria
de Educação juntamente com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação de
Educação (CAEd), aplica provas padronizadas para turmas concluintes ( 5º e 9º
ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio).
COMUNIDADE ESCOLAR REUNIDA EM BUSCA DE BONS RESULTADOS FINAIS
Neste dia 10 (quinta-feira), a equipe
gestora da escola realizou, ao longo do dia, duas reuniões com diferentes
segmentos da comunidade escolar para avaliar o desempenho dos alunos do Ensino
Fundamental – anos finais e Ensino Médio e colher propostas de intervenção
viáveis para reverter resultados finais detectados em monitoramento realizado
pela própria escola e pela Secretaria de Educação.
Pela manhã, foi a vez do corpo
docente. Uma pauta recheada de ações foi trabalhada com o objetivo de verificar
as possíveis causas do baixo desempenho de alunos e turmas, com base na tabela
macro, sintetizada pela Secretaria de Educação. Um vídeo motivador e um texto
reflexivo sobre autoestima e desejo de mudança foi exibido pela coordenação e
uma reflexão em torno de quais ações ainda podem ser realizadas para reduzir o
índice de reprovação. Em grupos, os professores propuseram algumas atividades
possíveis de realizar no breve espaço de tempo que ainda temos. No segundo
momento da reunião, a gestão orientou sobre a reunião de pais que aconteceria
no período da tarde.
À tarde, cerca de 500 pais e
responsáveis pelos alunos foram recebidos na escola para a socialização de
resultados bimestrais através da entrega de boletins e de plantão pedagógico,
no qual os professores atenderam individualmente pais que tinham dúvidas sobre
algum dos resultados recebidos. As famílias foram alertadas quanto à urgência
em melhorar resultados, devido à proximidade do término do ano letivo.
O gestor Ivan Nunes deu as
boas-vindas aos pais e mães dos alunos com a apresentação de um folheto de
divulgação dos resultados do SAEPE e IDEB com premiações recebidas pela escola,
no qual consta uma mensagem de agradecimento pela participação dos mesmos em
reuniões e em todos os momentos que são chamados à escola. A parceria com os
pais é um ponto forte no projeto político-pedagógico da escola.
Através de uma conversa
conscientizadora, o diretor falou sobre necessidade de reforçar os estudos, de
impor mais limites, de incentivar os filhos que estão desmotivados com o
próprio desempenho para reverter a situação.
Com as turmas concluintes, 9º ano e 3º ano do
ensino Médio foram passadas informações sobre formaturas, documentação escolar,
término das aulas, entre outras específicas para estas turmas. GINCANA: um bom jeito de revisar matemática no 5º ano
As atividades que
envolvem disputa ou desafio são sucessos garantidos na colheita de bons resultados
no ensino da matemática. Nessa perspectiva, o secretário Diego Kennedy com o
apoio da analista educacional Jakeline Fernandes e educadora de apoio Josilene
Quidute, mobilizaram a turma do Reforço amigo e prepararam uma Gincana para verificar se os alunos possuem habilidades na
identificação de informações quantitativas, espaciais e de cálculo, dentre
outras, as quais caracterizam sua proficiência na resolução de problemas em
contextos próximos e rotineiras na vida deles. As atividades além de estimular
o raciocínio e a concentração, ajudam a compreender regras importantes na
escola e na vida.
A Gincana foi realizada
na sexta-feira, dia 11/11, e participaram 39 estudantes do 5º ano do Ensino
Fundamental da professora Mônica Fernandes. A ação faz parte da preparação para
a avaliação do SAEPE que acontecerá no dia 30 de novembro.
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