terça-feira, 6 de agosto de 2019
RECESSO É TEMPO DE MANUTENÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR
Para alunos e
professores as férias escolares são uma grande oportunidade para se desconectar
do ambiente escolar e recarregar as energias. Para o gestor, no entanto, essa
história é um pouco diferente. Nesse período, o gestor Ivan da Escola Tomé
Francisco da Silva aproveita para colocar a escola em ordem, fazendo todas as
manutenções do espaço escolar.
As primeiras semanas de
julho de 2019, a escola recebeu uma revisão geral: capinação e reparos na
pintura; retirada de entulhos e bens inservíveis, troca de lixeiras, limpeza do
bebedouro, faxina nas salas de aula, pátio e corredores, atualização dos
murais, aquisição de material pedagógico. A novidade foi à aquisição de 40
conjuntos de mesas e carteiras para os alunos, possibilitando trocar as que
estavam em péssimo estado de conservação.
A organização do ambiente escolar reflete a
“alma” da instituição e o compromisso com os estudantes. Quem chega à escola
Tomé Francisco da Silva consegue identificar a qualidade do clima
organizacional nos seus espaços e na interação da equipe de profissionais que
fazem a instituição de ensino.
I PRÉVIA SAEPE/ SAEB 2019
Em 2019, os concluintes do Ensino Fundamental
(9º ano) e do Ensino Médio (3º ano) vão passar por duas avaliações externas,
uma conduzida pelo governo federal, por meio do Sistema de Avaliação da Educação
Básica (Saeb), e a outra pelo sistema próprio criado pelo Estado de Pernambuco
(SAEPE). O desafio para a equipe da Escola Tomé Francisco é elevar suas metas
ou manter-se no mesmo patamar de excelência que alcançou nos últimos anos.

O caminho para conseguir essa análise detalhada
passa por diversas etapas:
·
O
gestor realiza visita nas turmas concluintes para
conversar com os alunos sobre o que é a avaliação, quais são seus objetivos e
como a escola pode aproveitar os resultados. Reforçar a importância de
responder as questões com seriedade.
·
Aplicação
da prova no mesmo formato do SAEPE/SAEB, com testes e anotação de respostas em
gabarito. O objetivo é realizar a avaliação
interna, que permita saber o desempenho de cada um, e também analisar as
práticas pedagógicas e as condições gerais da escola.
·
Correção
das provas, mapeamento dos dados pelos professores de Língua Portuguesa e
Matemática.
·
Identificação
dos alunos com base nos Níveis de proficiência: elementar I e II, básico e
desejável. Comparação de dados ao longo do tempo à inclusão de informações para
aumentar a relevância pedagógica do material fornecido por meio do resultado
dos alunos.
·
Encontro
com os professores de Língua portuguesa e matemática para analisar o resultado
de planejar melhoras no processo de ensino que garantam o direito à
aprendizagem de cada estudante.
·
Visita
às turmas avaliadas para fazer a devolutiva do resultado e conversar com os
alunos sobre a responsabilidade de cada um no desempenho final da escola.
· Realização de AULÂO de Língua Portuguesa e Matemática, com turmas por nível de proficiência, para o 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. Seleção dos descritores mais errados na avaliação.
TCF 2019: ALUNOS DO 9º ANO DEFINEM AS TEMÁTICAS E OS GRUPOS
A Secretaria de Educação de Pernambuco implantou uma novidade na
área pedagógica: O Trabalho de Conclusão do Fundamental – TCF – destinado aos
estudantes do 9º ano com os objetivos de oportunizar
aprendizagens necessárias à promoção de adolescentes e/ou jovens pesquisadores;
desenvolver a autonomia e o fortalecimento da investigação cientifica desde a
Educação Básica e fomentar a troca e a produção do conhecimento – investigação
científica.
Na Escola Tomé Francisco da Silva, os concluintes do Ensino
Fundamental de 2019 conheceram a proposta logo que voltaram do recesso escolar,
na segunda semana de julho. Os gestores Ivan e Josilene refletiram com os
alunos sobre a importância da Iniciação Científica. Em seguida, cada aluno
apresentou sua curiosidade, já que o trabalho volta-se para as aprendizagens de
interesses e necessidades dos próprios estudantes. Após o agrupamento dos
interesses dos alunos, houve a formação dos grupos, para analisar e definir a
temática de todos os trabalhos. Os jovens pesquisadores escolheram conhecer
mais sobre os seguintes temas:
·
CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL: CLUBES E PREMIAÇÕES.
·
HOMOFOBIA: PRECONCEITO, VIOLÊNCIA E CRIMES DE ÓDIO.
·
LEI MARIA DA PENHA GARANTE A PROTEÇÃO À MULHER AGREDIDA?
·
SIGNOS ATRAVÉS DOS ASTROS
·
COMO A MENTE FUNCIONA?
·
O QUE COMANDA O CORPO HUMANO?
·
O DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA E A PERDA DA BIODIVERSIDADE.
·
COMO ACONTECE A FORMAÇÃO DE UM POLICIAL MILITAR?
·
DEPRESSÃO: CAUSAS, SINTOMAS, TRATAMENTO E PREVENÇÃO.
·
NAZISMO: ORIGEM, CARACTERÍSTICAS E HOLOCAUSTO.
·
CÂNCER: CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO.
·
PLANTAS MEDICINAIS QUE TRATAM E CURAM
DOENÇAS.
·
PRINCIPAIS
ÓRGÃOS DO CORPO HUMANO E SUAS FUNÇÕES.
·
A TEORIA
DO BIG BANG E A ORIGEM DO UNIVERSO EM DIFERENTES CULTURAS.
·
IMPACTO
PSICOLÓGICO DO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER NA FAMÍLIA.
REPLANEJAMENTO: AGENDA DO III BIMESTRE
Fazer uma revisão do projeto
político-pedagógico (PPP) e observar
quais são os objetivos que a escola quer atingir é o primeiro passo do
replanejamento. No dia 07 de agosto, a equipe da Escola Tomé Francisco da Silva
analisou todos os indicadores de desempenho escolar, externos e internos, para
planejar as ações do III bimestre, visando fortalecer o ensino e aprendizagem. Com
a AGENDA, compartilhada com todos,
pode-se acompanhar bimestralmente as propostas previstas para cada segmento da
escola, com metas estabelecidas para serem atingidas a curto, médio e longo
prazo.
PROFESSORES DA TOMÉ RECEBEM FORMAÇÃO SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO
Na segunda-feira (15/07), professores da Escola Tomé Francisco da Silva participaram de uma formação continuada sobre o Novo Ensino Médio. Na pauta do encontro, os Itinerários Formativos, aspecto do currículo que deve ser implantado em todas as instituições de ensino básico do País até 2021. A formação foi coordenada pelas educadoras de apoio e gestão da instituição e teve como objetivo subsidiar e estimular os docentes a se inteirar sobre o documento durante o segundo semestre do ano letivo.
Os docentes e coordenadores ainda discutiram a importância da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a proposta de flexibilização curricular por meio dos Itinerários Formativos, que consiste em um conjunto de atividades e de conhecimento, dividido em cinco áreas: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional.
RAFAEL MAGNO PARTICIPA DE PREMIAÇÃO NACIONAL (OBMEP) DE 2018
A cerimônia de premiação dos alunos MEDALHISTAS DE OURO ocorreu no auditório de um hotel no bairro do
Itaigara, em Salvador, e contou com a presença do ministro da Ciência,
Tecnologias, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes.
Nesta edição, a olimpíada reuniu concorrentes de 54,4 mil
instituições de ensino do país. 575 alunos foram premiados com medalha de ouro.
A Escola Tomé Francisco da Silva, destaque nessa Olimpíada, foi representada
pelo aluno Rafael Magno que garantiu seu ingresso em programas de iniciação
científica.
Sobre a OBMEP
Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano
do Ensino Médio, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência,
Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). Criada em 2005 pelo IMPA, a competição tem como metas estimular o
estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas
científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do
conhecimento.
Assinar:
Postagens (Atom)