segunda-feira, 6 de abril de 2015

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO ELEVA PROFICIÊNCIA NO SAEPE.

                 O Sistema de avaliação Educacional de Pernambuco existe desde 2000, em uma série intermitente, mas consolidado em uma série anual mantida desde 2008, com a finalidade de identificar a qualidade do ensino do Estado, e subsidiar iniciativas de promoção de igualdade de oportunidades educacionais. Através do SAEPE, a Secretaria de Educação criou o IDEPE – Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco, um indicador anual de evolução da qualidade de cada escola a cada ano. O cálculo do IDEPE considera tanto uma medida do fluxo escolar quanto uma medida do desempenho dos estudantes. À semelhança do IDEB, que estabelece metas de melhoria para cada escola, a intenção é que o Brasil, bem como o Estado de Pernambuco, atinja, em 2021, os níveis de aprendizagem e fluxo escolar dos países mais desenvolvidos do mundo.
        Neste cenário, a Escola Tomé Francisco da Silva, localizada no distrito de Lagoa da Cruz, Quixaba-PE, com uma clientela de 800 alunos, ensino regular, ofertando os três níveis de ensino ( Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio) tem merecido destaque na avaliação do SAEPE, desde 2008, quando essa avaliação ganhou mais visibilidade devido o IDEPE e a implantação do BDE ( Bônus de Desempenho Educacional).
      Em 2014, a surpresa é que mesmo com desempenho considerado alto, a Escola Tomé Francisco da Silva mais uma vez surpreende com a elevação da proficiência dos seus alunos em todos os níveis e disciplinas avaliadas, conseguindo outra vez, lugar de destaque no cenário educacional pernambucano.

LÍNGUA PORTUGUESA
PROFICIÊNCIA – 5º ANO
PROFICIÊNCIA – 9º ANO
PROFICIÊNCIA – 3º MÉDIO
276
282,6
295,5

MATEMÁTICA
PROFICIÊNCIA – 5º ANO
PROFICIÊNCIA – 9º ANO
PROFICIÊNCIA – 3º MÉDIO
300,4
286,5
318


        O bom desempenho dos nossos estudantes é fruto de um trabalho em equipe. O empenho, a competência, a capacitação, o interesse, a dedicação e a abertura para criar, inventar atividades e estimular os alunos estão presentes na prática pedagógica de todos os seus profissionais, comprometidos em melhorar ano a ano os resultados e elevar suas metas, conforme apresentado na tabela acima. A participação da comunidade e dos pais é outro ponto forte da escola e a busca de parceiros na realização de projetos garante a implantação de várias outras atividades para melhoria dos índices educacionais.


ENCONTROS PARA AVALIAR RESULTADOS E DEFINIR A AGENDA DO II BIMESTRE


        Na última semana de março, o gestor Ivan reuniu sua equipe por grupos para revisar o Projeto Político Pedagógico da Instituição a partir da análise dos resultados do SAEPE 2014, listando os seguintes objetivos específicos:
ü  Refletir sobre as dimensões e os aspectos que necessitam ser avaliados no Projeto Político Pedagógico;
ü  Apresentar o resultado do SAEPE, analisar avanços e traçar novas metas e ações para 2015;
ü  Construir uma ação consciente, ativa e relevante no acompanhamento da prática educativa, e nela, especialmente, da aprendizagem do estudante;
ü  Elaborar a agenda de ações do II BIMESTRE e comprometer-se com o processo permanente de execução, acompanhamento e avaliação.
Dos encontros, nasceu uma agenda recheada de ações e projetos para continuar investindo na qualidade educacional da Escola Tomé Francisco da Silva, como exemplo:
ü  Encontro com representantes de turmas – estudo de uma cartilha;
ü  Encontro com os Conselhos Escolares;
ü  Reunião de pais e mestres com entrega de boletins;
ü  Reforço para estudantes abaixo da média no I BIMESTRE;
ü  Projeto “ O Prazer de Ler e Literarte”;
ü  Café Literário;
ü  Planejamento de Aulões para turmas concluintes;
ü  Formação de professores sobre AVALIAÇÂO _ !º NOTA.
Para Ivan, esses são apenas alguns exemplos das ações previstas para o II Bimestre. Trabalhar com a agenda compartilhada por todos favorece o empenho dos responsáveis na agilidade do planejamento para garantir o melhor aproveitamento do tempo pedagógico.



GESTOR IVAN DESEJA UMA FELIZ PÁSCOA A EQUIPE DA TOMÉ.


        A Páscoa é amor, fraternidade, união. Cristo morreu, mas ressuscitou, e fez isso somente para nos ensinar a matar nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes sepultadas no íntimo de nossos corações. Na escola Tomé Francisco o acolher, o afetivo, a partilha, a alegria fazem parte do currículo educacional da instituição e por isso, esses momentos são valorizados e lembrados, uma forma de investir nas relações interpessoais da equipe. Na quarta-feira, 01 de abril, o gestor Ivan recepcionou a equipe com um cartão de “Feliz Páscoa” e um ovo de chocolate.