O Sistema de avaliação Educacional de
Pernambuco existe desde 2000, em uma série intermitente, mas consolidado em uma
série anual mantida desde 2008, com a finalidade de identificar a qualidade do
ensino do Estado, e subsidiar iniciativas de promoção de igualdade de
oportunidades educacionais. Através do SAEPE, a Secretaria de Educação criou o
IDEPE – Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco, um indicador anual
de evolução da qualidade de cada escola a cada ano. O cálculo do IDEPE
considera tanto uma medida do fluxo escolar quanto uma medida do desempenho dos
estudantes. À semelhança do IDEB, que estabelece metas de melhoria para cada
escola, a intenção é que o Brasil, bem como o Estado de Pernambuco, atinja, em
2021, os níveis de aprendizagem e fluxo escolar dos países mais desenvolvidos
do mundo.
Neste cenário, a Escola Tomé Francisco
da Silva, localizada no distrito de Lagoa da Cruz, Quixaba-PE, com uma
clientela de 800 alunos, ensino regular, ofertando os três níveis de ensino (
Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio) tem merecido
destaque na avaliação do SAEPE, desde 2008, quando essa avaliação ganhou mais
visibilidade devido o IDEPE e a implantação do BDE ( Bônus de Desempenho
Educacional).
Em 2014, a surpresa é que mesmo com
desempenho considerado alto, a Escola Tomé Francisco da Silva mais uma vez
surpreende com a elevação da proficiência dos seus alunos em todos os níveis e
disciplinas avaliadas, conseguindo outra vez, lugar de destaque no cenário
educacional pernambucano.
LÍNGUA PORTUGUESA
PROFICIÊNCIA – 5º
ANO
|
PROFICIÊNCIA – 9º
ANO
|
PROFICIÊNCIA – 3º
MÉDIO
|
276
|
282,6
|
295,5
|
MATEMÁTICA
PROFICIÊNCIA – 5º
ANO
|
PROFICIÊNCIA – 9º
ANO
|
PROFICIÊNCIA – 3º
MÉDIO
|
300,4
|
286,5
|
318
|
O bom desempenho dos nossos estudantes
é fruto de um trabalho em equipe. O empenho, a competência, a capacitação, o
interesse, a dedicação e a abertura para criar, inventar atividades e estimular
os alunos estão presentes na prática pedagógica de todos os seus profissionais,
comprometidos em melhorar ano a ano os resultados e elevar suas metas, conforme
apresentado na tabela acima. A participação da comunidade e dos pais é outro
ponto forte da escola e a busca de parceiros na realização de projetos garante
a implantação de várias outras atividades para melhoria dos índices
educacionais.