terça-feira, 20 de junho de 2017

Atletas da Tomé nos Jogos Escolares de Pernambuco 2017

            A abertura da 58º edição dos Jogos Escolares de Pernambuco - JEPs 2017 teve início na terça-feira (18) e segue até dezembro deste ano. A abertura dos jogos aconteceu no Teatro Guararapes, com o tema: #SomosTodosPernambuco. A edição conta com mais de 1.000 escolas de todo o estado e 60 mil alunos-atletas.
Neste final de semana, de 16 a 18/06, o professor Gleydson Medeiros e um grupo de atletas da Escola Tomé Francisco participaram dos Jogos Escolares de Pernambuco na modalidade natação. Não trouxeram medalhas na bagagem, mas nos enchem de orgulho por nos representar. O importante é a experiência adquirida no nível de competição estadual, disse o gestor Ivan.

Para Fred Amancio, secretário de Educação do estado, Fred Amancio,  é emocionante presenciar o comparecimento das escolas da rede estadual, de toda região do estado, em um projeto tão grandioso. “Incentivar essas competições também faz parte do processo de educação”.




Alunos da escola Tomé Francisco classificados no Concurso cultural sobre a Revolução Pernambucana – Fase Escolar.

A Escola Tomé Francisco trabalhou no Programa Ensino Médio Inovador – PROEMI – oficinas sobre a Revolução Pernambucana de 1817. Na ocasião os estudantes do Ensino Médio produziram cartas argumentativas para participar do concurso cultural sobre a Revolução Pernambucana, promovido pela Secretaria Estadual de Educação (SEE). O objetivo do concurso, que tem como tema principal “Revolução de 1817: Pernambuco na luta pelos ideais republicanos” é estimular a reflexão sobre o movimento revolucionário de 1817, ocorrido em Pernambuco.
Na etapa escolar, foram selecionados dois textos que atenderam a proposta do concurso: Igor Ramon de Carvalho e Maria Josiele, estudantes do 2º ano B do Ensino Médio, orientados pela professora Daniela Justino, Campo Curricular Acompanhamento Pedagógico de Língua Portuguesa e Iranete Lúcio, orientadora do Campo Curricular Mundo do Trabalho.

O processo de seleção dos trabalhos ocorrerá em etapa única pela Comissão de Seleção Estadual. Doze projetos serão selecionados, sendo 03 (três) dos anos finais do Ensino Fundamental e 03 (três) do Ensino Médio. Haverá premiação para o 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria. O resultado final será divulgado no dia 30 de junho, no site da Secretaria (www.educacao.pe.gov.br).