sexta-feira, 29 de agosto de 2014

CLUBINHO DA MATEMÁTICA: INCENTIVANDO CONQUISTAS, VALORIZANDO ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ESTUDANTES DO 5º ANO.



                Na quinta-feira, 28 de agosto, a educadora de apoio Josilene Quidute e o gestor Ivan Nunes fizeram o lançamento de um projeto motivacional para o estudo da matemática para os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é incentivar as crianças a fazerem algumas atividades extraclasses: individual, em grupos e em dupla para sistematizar a Matriz de Referência específica de Matemática para a realização da avaliação em larga escala do SAEPE. A ideia é envolver todos os professores da escola que se comprometeram em elaborar atividades desafiadoras, corrigi-las e atribuir a nota. Na culminância, marcada no dia do PLANTÂO DE MATEMÀTICA, serão distribuídos os prêmios de acordo com o desempenho dos alunos que terão acumulados pontos por meio de medalhas de acordo com o desempenho pessoal nas atividades propostas. Conheça os critérios:
CRITÉRIOS:
1.    No total serão propostas 20 atividades desafiadoras;
2.    Vários professores da escola serão responsáveis pelas atividades: elaboração, correção e atribuição de medalhas.
3.    O próprio aluno cola sua medalha na sua ficha;
4.    O aluno deve entregar a atividade no prazo determinado, caso não cumpra ficará sem o direito a medalha.
5.    A revisão e explicação das questões com maior número de erros ficará sobre a responsabilidade da professora da sala e do reforço fazer a correção coletiva.
6.    As medalhas serão atribuídas de acordo com os seguintes critérios:
OURO
PRATA
BRONZE
DE 9 a 10.
De 7.1 a 8.9
De 7 abaixo.
     7- Cada aluno terá a sua cartela para colocar as suas medalhas em adesivos, acumular pontos e concorrer a vários prêmios como: tabletes, celular, máquina fotográfica, brinquedos, jogos, camisetas, cosméticos, etc.
   8 –No final, todos os alunos serão premiados, com conhecimento e com prêmios de incentivo e valorização pelo esforço individual.


PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO ESCOLHEM O LIVRO DIDÁTICO



                      O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica.  Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.
                    Na semana de 25 a 29 de agosto, os professores do Ensino Médio da Escola Tomé Francisco reuniram-se por disciplina para fazer a escolha do livro didático. O programa é executado em ciclos trienais alternados. Foram escolhidos novos livros de Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, Geografia, Física, Química, Biologia, Arte, História, Sociologia e Filosofia que serão utilizados pelos estudantes do Ensino Médio no triênio 2015/2017. No início do ano a equipe da Escola realiza um trabalho de conscientização para o bom do livro pelo estudante.