Emoção marcou tarde da última terça-feira no Aeroporto dos Guararapes
Mais dois embarques do Programa Ganhe o Mundo partiram com destino à Nova Zelândia
Assessoria de Comunicação - 30/01/2014 15:50h
Créditos: Natuza Ferreira
Determinação, empenho e foco foram elementos necessários para a concretização do sonho dos 42 estudantes que embarcaram na última terça-feira (28) para a Nova Zelândia, por meio do Programa Ganhe o Mundo (PGM), realizado pela Secretaria de Educação do Estado (SEE). Na hora da despedida, no Aeroporto Internacional dos Guararapes, a emoção dos familiares e dos estudantes estava à flor da pele para um “até logo” cheio de saudades e repleto de orgulho.
A mãe de Amanda Silva, 17 anos, estudante da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, em Quixaba, no Sertão do Pajeú, estava transbordando emoção. “Estou com o coração apertado, mas muito orgulhosa da minha filha. É muito complicado deixar sua filha ir para outro país só, mas a equipe do programa me tranquilizou e estou muito feliz”, contou a mãe Edinalva Evaristo Oliveira. Para Amanda, a viagem é a realização de um sonho. “Não sei nem explicar como estou ansiosa e feliz. Nunca fiquei longe da minha família, mas estou indo em busca do meu futuro e pretendo voltar preparada para encarar uma nova etapa em minha vida”, disse a estudante.
Aparência de menina e determinação de gente grande, Adrielle Pascoal, 16 anos, estudante da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Beberibe, estava tranquila e segura em sua primeira viagem internacional. “A tranquilidade é uma grande virtude minha. No início a adaptação será um pouco complicada, mas essa é a chance da minha vida, estudei e me dediquei para realizar esse sonho e agora estou aqui, feliz e disposta a aprender tudo o que for possível”, revelou Adrielle.
Valdineri Santos, mãe de Adrielle, por sua vez, não disfarçava a emoção. Acompanhada do marido e da filha mais nova, suava as mãos quanto mais se aproximava o embarque. “No início não deixei. Ela participou da seleção sem que nós soubéssemos e quando foi aprovada, resolvemos deixar porque é importante que siga seu destino. O coração está pequeno, mas Deus está seguindo junto com ela e tenho certeza de que essa será a melhor experiência de sua vida”, afirmou.
Coragem é a palavra que descreve a estudante Yawerica de Souza, 17 anos, da Escola Estadual Malaquias Mendes da Silva. Vinda de Petrolina, a estudante estava sozinha aguardando o grande momento do embarque. Esbanjando felicidade e segurança, ela define seu intercâmbio com uma palavra: descoberta. “Meus pais não puderam estar aqui, moramos muito longe. Sempre foi o sonho deles que seus filhos conhecessem o mundo e eu estou agarrando com toda a força essa oportunidade. Pretendo voltar preparada e certa do que fazer quando chegar à minha terra”, explicou.
Caçula de três irmãs, Letícia Gisele de Oliveira, de oito anos, acompanhava a irmã intercambista, Gessika de Oliveira, 16 anos, estudante da EREM Nelson Ferreira. Bastante emocionada, quase não conseguia falar. “Vou sentir muita falta da minha irmã, choro desde ontem”. Para Gessika, esses são momentos difíceis, porém felizes. “Mesmo sentindo muita saudade, tenho certeza de que minha família vai estar sempre ao meu lado. Vou estudar e trazer muito orgulho para todos eles, e tenho certeza que serei um bom exemplo de determinação para minhas irmãs”, pontuou.
Mais 84 estudantes embarcam neste final de semana também para a Nova Zelândia. Até o fim de fevereiro, ao todo 465 estudantes da rede estadual estarão em solos chileno, argentino, canadense e neozelandês.
Do site:
www.educacao.pe.gov.br