
A utilização
de aplicações práticas, observações das formas presentes na natureza e as
criadas pelo homem ( objetos, construções, obras de arte) relacionando e
discutindo suas funções práticas e estéticas
bem como o uso das novas tecnologias nas aulas de
Matemática fazem parte do nosso cotidiano , mesmo assim diante da constatação da dificuldade que muitos alunos
apresentam ao lidar com geometria, especialmente a espacial os professores
decidiram transcender e criar condições para um trabalho mais específico nesta
área readotando um velho e eficiente recurso : O USO DE MATERIAL CONCRETO.

Mesmo nas séries mais
avançadas (9º ano ao ensino médio) os
professores Edinete Cipriano, Aparecida Medeiros, Iranete Lúcio e Bom Conselho
Silva planejaram suas aulas com o uso de materiais concretos e surpreenderam-se
com o envolvimento dos alunos no manuseio dos sólidos geométricos para nomear, caracterizar,
quantificar seus elementos e reconhecer as vistas e também com o interesse em
construir sólidos desmontáveis para perceber a planificação, o cálculo da área
total e o volume.

Nas turmas do 2º médio a professora Bom Conselho Silva
desenvolveu o projeto de sua autoria:
UM NOVO OLHAR
SOBRE OS POLIEDROS
E SUAS PROPRIEDADES com atividades
apropriadas para a série e a produção de outros materiais como slides e
cartazes.
A realização deste tipo de atividade invariavelmente exige do
professor um maior empenho e dedicação, porém é interessante, motivadora para o aluno e o mais
importante promove uma aprendizagem significativa.