Estudantes cidadãos unem forças em defesa do meio ambiente promovendo a
sustentabilidade na Escola Tomé Francisco da Silva
A Conferência na Escola é o momento em que
estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre
como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se,
assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da
Conferência em nível local.
A IV CNIJMA insere-se no contexto pós-Conferência da ONU sobre
Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e a escola está sendo convocada a
enfrentar um duplo desafio: educar para a sustentabilidade ao mesmo tempo em
que se transforma em um espaço educador sustentável. Esses desafios repercutem
na sociedade, demonstrando que é possível construirmos espaços de referência
que mantêm uma relação equilibrada com o meio ambiente, diminuindo o impacto
causado pela ação humana
A participação dos alunos na
conferência do meio ambiente apresenta nítidas evidências do favorecimento de
um aprendizado significativo, uma vez que o aluno entende melhor o que está
sendo ensinado, observa a sua comunidade e procura pensar em alternativas para
seus problemas, defendendo e argumentando suas ideias, além de ouvir e
respeitar as de seus colegas.
A degradação do meio ambiente é
um problema de interesse global e nos surpreendemos com as sugestões
apresentadas pelos alunos, mostrando sempre que as atitudes simples de cada um
não é algo desprezível, pois a soma de todas elas é que faz a diferença.
Ficamos muito satisfeitos com o
resultado desta conferência, pois pudemos sentir o envolvimento dos nossos
alunos com a questão ambiental e percebemos que esta é também uma causa pela
qual eles querem lutar.
Anunciamos também que o plano
de ação escolhido na conferência foi o do 8º
Ano com o subtema: Terra na escola
sustentável.