sexta-feira, 18 de março de 2016

VENCEDORES DO CONCURSO DE CARTAS - ETAPA ESCOLAR

O imaginário se fez presente nas produções dos alunos que escreveram uma carta para o seu próprio "eu' aos 45 anos.


     Uma das ações do Projeto Político Pedagógico da Escola Tomé Francisco é "promover a participação dos estudantes em concursos, olimpíadas e competições esportivas". O Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela UPU Postal e realizado no Brasil pelos Correios já é uma marca na história da escola, que já ganhou a competição três vezes: primeiro e segundo lugar estadual e primeiro lugar nacional. Na época, foram vencedoras as alunas Mairla Mariana Dias (duas vezes, 1º lugar estadual, uma vez, 2º lugar e uma vez 1º lugar nacional)  e Júlia Pereira (2º lugar estadual).
        Este ano, a proposta da UPU postal era que os concorrentes escrevessem uma carta para o "eu do futuro": "Escreva uma carta a você mesmo aos 45 anos". Estudantes de até 15 anos de idade da rede pública e privada de ensino podiam participar.

       Na escola, participaram os alunos do 7º ano ao 1º ano do Ensino Médio, orientados por suas professoras de Língua Portuguesa. Uma sequência didática foi preparada com o objetivo de promover a alimentação temática e para que os alunos se apropriassem do gênero Carta argumentativa. O resultado foi a produção de cartas criativas e que extrapolaram as perspectivas com a abordagem de temas universais de interesse de todos, como meio ambiente e direitos humanos. 

       Segundo o regulamento do concurso, a escola pode enviar 02 cartas selecionadas entre todos os participantes por uma Comissão Escolar. Após a correção e reescrita dos textos, os professores escolheram os dois melhores textos de cada turma e entregaram à comissão para proceder com a escolha. foram, então escolhidos os dois vencedores da etapa escolar (1º LUGAR DA ESCOLA):

        JOSÉ AYRON MARÇAL MEDEIROS - 7º ANO A - Professora: Juliette Henriques
       MARIA JOSIELE FERREIRA DA SILVA - 2º ANO - ENSINO MÉDIO - Professora Socorro  Souza
       
        Os textos destes alunos foram enviados à sede regional em Recife para concorreram ao 1º lugar estadual. Para motivar os alunos, por iniciativa da escola, foram escolhidos os primeiros lugares por turma. Os textos serão divulgados em mural na escola; as demais produções serão valorizadas pelos professores através da atribuição de nota, apresentadas aos colegas em roda de leitura ou expostas em mural na sala de aula. Cumpriremos assim o objetivo do concurso promovido, que é:  "melhorar a alfabetização através da arte epistolar e incentivar crianças e adolescentes a expressarem a criatividade e aprimorarem seus conhecimentos linguísticos."

         Confira a lista dos primeiros lugares de cada turma:

         ANA CECÍLIA DE MEDEIROS - 7º ANO A
         MARIA HUMBERLA FERREIRA - 7º ANO B
         CAIO MEDEIROS SALVADOR  - 8º ANO A
         YHALLE LUÍSA BARBOSA - 8º ANO B
         MARIA EDUARDA MEDEIROS - 9º ANO A
         MARIA ISABEL SANTANA - 9º ANO B
         RICHELLY RAMMON CAMPOS - 1º ANO - MÉDIO A
         ANA BÁRBARA RODRIGUES - 1º ANO - MÉDIO B
         LARISSA MELO MARQUES - 1º ANO - MÉDIO C

                                                        PARABÉNS AOS ALUNOS E PROFESSORES!

SEMINÁRIO DE ENSINO RELIGIOSO DISCUTE QUESTÕES AMBIENTAIS, MOTIVADO PELA CMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA: CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE

        O segundo tema abordado pelo Seminário de Ensino Religioso na Tomé é a questão do saneamento básico como fator de degradação ambiental e desigualdade social. O tema surgiu da necessidade de discutir a proposta da Campanha da Fraternidade 2016, que este ano está sendo realizada de forma ecumênica, ou seja, além da Igreja Católica, outras igrejas e entidades sociais abraçaram a reflexão sobre o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade”, colocando em foco a realidade da precária situação do saneamento básico no país e no mundo.
Alunos do 6º e do 7º ano já participaram do seminário que será realizado também com todos os alunos do 8º e 9º ano. Durante o seminário foram realizadas exposição oral, exibição de vídeos, leitura bíblica e oficina de confecção de placas para uma campanha de conscientização sobre o lixo na escola.
Como gesto concreto, os alunos estão realizando uma ação de protagonismo, com a formação do grupo de AGENTES CONSCIENTIZADORES, que já atuou na escola em projetos ambientais e está sendo renovado com a entrada de novos membros. O trabalho voluntário proposto pelo grupo é conscientizar os colegas quanto ao uso do lixeiro na hora do intervalo, pois muitos alunos têm o hábito de jogar lixo no chão. Os agentes também chamam a atenção para a necessidade do uso adequado dos utensílios da merenda escolar, como pratos, copos e talheres.
Além deste trabalho na escola, os alunos farão excursão em sua cidade registrando através de imagens e depoimentos de moradores como é o saneamento básico que eles estão tendo direito: a água é tratada? Há rede de esgoto no bairro? Como é feita a coleta de lixo e qual o destino dado ao mesmo e o que está sendo feito para prevenir doenças como a dengue. Assim entendemos que deve ser o Seminário de Ensino Religioso e assim o realizamos, através do método VER,  JULGAR  e AGIR, os estudantes passam a compreender que não basta a teoria, se na prática nossas ações são contraditórias e que religião é vivência: é preciso reverter a forma como o homem vem tratando a natureza, dádiva de Deus, e cada um precisa fazer a sua parte desde cedo.