O
Projeto "Compartilhando Leituras”, da Professora Rosineide Alves, tem como
objetivo incentivar os alunos do Ensino Médio da Escola Tomé Francisco da Silva
a ler os clássicos literários. O projeto também incluirá a leitura de textos
informativos de atualidades para a realização de debates e produções escritas.
A
primeira RODA DE CONVERSA, foi realizada
na sexta-feira, dia 18. A professora ficou feliz com o resultado, e diz que
percebeu o compromisso dos alunos e como eles demonstraram uma grande
desenvoltura na atividade, que também oportunizou o desenvolvimento de
habilidades da oralidade.
A
aluna Flávia Regina, do 3º ano A apresentou a obra "O Unitário", de Pedro
Puech; fazendo um resumo e uma apreciação crítica em relação ao cenário,
personagens, contexto histórico, aproveitando para recomendar a leitura aos
colegas. Clarice Lispector foi apresentada aos leitores pelo aluno Arthur
Marques, que leu a a obra "A Paixão segundo GH". Estranhou um pouco o
estilo da autora, o que não o impediu de tentar compreender e tirar lições da
trama criada por uma das escritoras mais célebres do Modernismo brasileiro.
"As melhores crônicas de Fernando Sabino" foram lidas e apreciadas
pela aluna Beatriz Melo, que comentou sobre a crônica "Notícia de
Jornal". O aluno Tobias Fernandes leu a obra "A terra dos meninos
pelados", do ícone da literatura regionalista do Modernismo: Graciliano
Ramos. E Mariana encantou-se com a leveza que invade a alma, da poesia de Cora
Coralina, recitando um dos poemas da obra "Vila Boa de Goyaz"
(escrito assim mesmo pela autora).
A experiência dessa primeira roda de conversa
do projeto foi bastante proveitosa, a próxima rodada de leituras será iniciada
na próxima semana.
Nas próximas etapas do projeto, os
alunos redigirão resenhas escritas para serem publicadas no “Blogliterário”, blog criado pela Professora
Rosineide.
O Projeto “Compartilhando Leituras” será estendido
a todas as turmas do Ensino Médio, com a parceria das professoras de Língua
Portuguesa: Silene Paiva, Socorro Souza e Ana Paula Fernandes.