terça-feira, 25 de setembro de 2018
PAIS E PROFESSORES ENGAJADOS NO CLUBINHO DA MATEMÁTICA
O PROJETO CLUBINHO
DA MATEMÁTICA
nasceu da necessidade de mobilizar uma equipe de profissionais especializados
em matemática para fortalecer o ensino-aprendizagem na turma do 5º ano do
ensino fundamental em prol do fortalecimento do padrão de desempenho alcançado
no SAEPE.
Esse
ano, na turma do 5º ano A, já ministraram atividades de matemática os pais:
Luana, Joca, Zely e Fábio. Na turma do 5º ano B, participou a mãe Karina e a
professora Iranete.
Os pais e professores de matemática,
com o apoio das professoras Adriana e Mônica, utilizaram várias estratégias de
ensino para trabalhar com a construção das habilidades pelos alunos.
ESCOLA TOMÉ FRANCISCO CONQUISTA 12 MEDALHAS NA OBA: 07 OURO, 03 PRATAS E 02 DE BRONZE
A coordenação da OLIMPÍADA BRASILEIRA DE
ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA, A OBA divulgou a relação dos estudantes premiados
com medalhas de ouro, prata e bronze.
Em 2018, a Escola Tomé Francisco da Silva
conquistou 12 medalhas, sendo 07 de ouro, 03 de prata e 02 de bronze. Foram
contemplados na premiação estudantes do Ensino Fundamental I (4º e 5º ano) e do
Ensino Fundamental II E do Ensino Médio. A OBA tem uma única fase e é
realizada toda ela dentro de um só ano letivo, e foi coordenado pela professora
Maria Josineide Quidute da Silva. Os professores que se engajaram no processo
de preparação para a OBA foram: Cassandra Lopes, Mônica Fernandes, Adriana
Medeiros e Maria do Bom Conselho Fernandes.
Na OBA todos os alunos recebem um certificado
de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela
também consta do certificado. Todos os professores envolvidos no processo e
também os diretores escolares recebem os seus certificados.
FERAS – OBA 2018
Ouro
1.
Heloise
Martins Barros Medalha
2.
Anna
Lívia Bezerra de Sousa
3.
Carlos
Ruan Marcelino Diniz
4.
Ézio
Gabriel Severo Bezerra
5.
Gabriel
Arruda Campos Amaral
6.
Jose
Ayron Marcal Medeiros de Sousa
7.
Rafael
Magno Evaristo Ferraz
PRATA
1.
Humberto
Cordeiro Lopes Filho
2.
Pedro
Ícaro Cordeiro
3.
Sarah
Joyce Almeida da Silva
BRONZE
1.
Igor Ramon de Carvalho Ferraz
2.
Leandro
Ferreira da Luz Medalha
EQUIPE DA TOMÉ CONQUISTA O 1º LUGAR NO 5º DESAFIO DO TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS
Que tal usar a robótica para
ajudar na limpeza da escola, na inclusão de portadores de necessidades
especiais ou em atividades pedagógicas? Estes foram alguns dos experimentos
propostos pelos participantes do Torneio Virtual de Ciência no 5º desafio. A
ideia foi apontar um problema existente na escola e criar uma solução usando a
Robótica.
O Torneio Virtual De Ciência é
uma competição que dura o ano inteiro e, a cada mês, apresenta um
desafio por meio do site do Espaço Ciência, nas diversas áreas do
conhecimento: Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica,
Astronomia. Estamos na torcida pelo próximo desafio. Parabéns!
ALUNOS DO 9º ANO PARTICIPAM DE OFICINA DE ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO TCF
Na quarta-feira, 19 de setembro, no horário noturno, os
alunos do 9º ano, coordenados pelas professoras Juliette, Jaciara, Daniela e
Kássia, participaram de uma oficina de orientação do TCF – Trabalho de
Conclusão do Fundamental, visando capacitá-la no que diz respeito a elaboração de
pesquisa científica.
A oficina abordou a estrutura do
projeto de pesquisa, algumas regras da ABNT 2018, a orientação sobre o conceito
de introdução, objetivos, metodologia, considerações finais, bibliografia,
citação direta e indireta, normas de formatação do trabalho, entre outras.
O objetivo foi o de apresentar noções
básicas do conhecimento científico dentro das normas
técnicas, visando instrumentar os estudantes que estão iniciando com o trabalho
de pesquisa por meio do TCF. A oficina ajudou a esclarecer que as normas também
ajudam a organizar as informações e estruturá-las dentro de um trabalho.
As recomendações da ABNT são
importantes nos trabalhos de pesquisa porque criam uma uniformidade, ou seja,
um padrão que é facilmente compreendido por pesquisadores de todo o mundo.
Os alunos ainda
conheceram os trabalhos científicos produzidos nos anos anteriores e tiveram
acesso alguns dos produtos finas apresentado no ano anterior.
43 ALUNOS DA TOMÉ PARTICIPAM DA 2º FASE DA OBMEP EM 2018
As provas da 2º fase da
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2018) serão
aplicadas para estudantes das redes públicas e privadas de todo Brasil, no
próximo sábado (15 de setembro) às 14h30.

Os estudantes participaram no mês
de setembro de um cursinho preparatório para a II fase da OBMEP com as
professoras Iranete e Josefa aparecida. Uma iniciativa da escola em promover
ações de melhoria da aprendizagem de matemática.
PAIS DO 5º ANO CONHECEM A AGENDA DE AÇÕES PARA O IV BIMESTRE
Na tarde de terça-feira, 14/09, os familiares das crianças do 5º ano do ensino Fundamental participaram de um encontro com os gestores Ivan e Josilene e as professoras Adriana e Mõnica. O principal objetivo foi de apresentar o cronograma de ações previstas para o IV bimestre e discutir encaminhamentos para a solenidade e festa de formatura.
Os pais ficaram cientes das seguintes ações e projetos:
· CAFÉ COM SAÚDE: JORNADA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL (EAN)
· CLUBINHO DA MATEMÁTICA
· PLANTÃO DA MATEMÁTICA
· DIA DA CRIANÇA: PASSEIO EM TRIUNFO.
· AVALIAÇÃO DO SAEPE
· ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO
· SOLENIDADE E FESTA DE FORMATURA.
A participação dos pais na vida escolar dos filhos é cada vez mais importante para alcançar bons resultados. Por isso, é essencial dar atenção a momentos como esses em que os docentes compartilham com as famílias todo o processo desenvolvido na sala de aula e na escola.
FAMILIARES DOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO PARTICIPAM DE REUNIÃO NA ESCOLA
No dia 14 de setembro, pela manhã, os pais dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio participaram de uma reunião com a presença da equipe gestora e todos os professores, tendo como objetivos:
· Reafirmar a importância do cumprimento das regras (Direitos e Deveres dos estudantes, incluso no Regimento Escolar da Instituição).
· Compartilhar com os pais a avaliação de alguns aspectos atitudinais das turmas, enfatizando a necessidade de mudança de comportamento, visando à melhoria da aprendizagem.
· Entregar o boletim escolar com o desempenho dos alunos nas avaliações de preparação para o SAEPE.
· Informar sobre as datas das avaliações e encerramento do ano letivo.
O primeiro momento foi coordenado pelo gestor Ivan Nunes, a gestora adjunta Josilene Quidute, o secretário Diego, a analista Jakeline Fernandes. Na pauta a leitura e discussão do texto “A mãe desnecessária” (autor desconhecido), orientação sobre alguns pontos da Instrução de avaliação, a importância do cumprimento do Regimento Escolar, avaliação do SAEPE, e calendário final do ano letivo informando as datas do ENEM, SAEPE, encerramento do ano letivo, recuperação final, avaliação especial e data da formatura.
O segundo momento aconteceu na sala de aula com os professores. Houve a exibição e reflexão a partir do vídeo de Mário Sérgio Cortella – fala sobre educação e limites. Na ocasião, os professores esclareceram a importância dos pais em estabelecer limites. O encontro também foi oportuno para apresentar o desempenho dos alunos nos simulados do SAEPE e conversar sobre os aspectos atitudinais das turmas, bem como a necessidade de intensificar os estudos na reta final do ano letivo.
GESTÃO ESCOLAR: REUNIÃO DE ALINHAMENTO DA EQUIPE
Na pauta, o uso de
dados sobre a aprendizagem para auxiliar o trabalho dos docentes e o
planejamento das intervenções pedagógicas, as ações de preparação para o SAEPE,
a análise das sugestões e considerações dos alunos, o agendamento de ações e a
divisão de responsabilidades. A reunião proporciona o engajamento de todos
com o que está sendo feito na sala de aula e faz a equipe ter clareza das ações
que precisam ser colocadas em prática.
GESTÃO DEMOCRÁTICA: EXPLORANDO AS OPINIÕES DOS ALUNOS.
Participação resgata valor que alunos dão à educação
Para envolver adolescentes e jovens nas decisões da escola e promover uma cultura de participação capaz de ampliar o engajamento, promover a aprendizagem, melhorar a educação e contribuir para a democracia, a escola Tomé Francisco da Silva adotou a caixa de elogios, críticas e sugestões que fica exposta na secretaria, onde os alunos podem colocar suas considerações sobre o trabalho da instituição.
Para envolver adolescentes e jovens nas decisões da escola e promover uma cultura de participação capaz de ampliar o engajamento, promover a aprendizagem, melhorar a educação e contribuir para a democracia, a escola Tomé Francisco da Silva adotou a caixa de elogios, críticas e sugestões que fica exposta na secretaria, onde os alunos podem colocar suas considerações sobre o trabalho da instituição.
Em
respeito às opiniões e propostas dos alunos, visando engajá-los em atividades
de discussão e busca de solução que os façam se sentir seguros, confortáveis e
motivados, a equipe da Tomé fez uma coleta de informações na caixa, consolidou
as opiniões e planejou uma devolutiva nas turmas, refletindo sobre os pontos
levantados pelos alunos, explicando, inclusive, o que não pode ser modificado.
Vários assuntos foram discutidos, como: cardápio e qualidade da merenda
escolar, metodologia dos professores, regimento interno, infraestrutura da
escola, melhoria no PROEMI e reforço escolar. Alguns pontos polêmicos também
foram dialogados, como o uso de celular na sala de aula.
Para
Ivan Nunes promover a participação dos estudantes requer a disposição de
gestores e professores para compartilhar informações e poder. Abertura,
diálogo, entendimento e cooperação são palavras chave para qualificar o
processo, que deve buscar equilibrar as responsabilidades que serão sempre dos
educadores com as contribuições que podem vir dos alunos. Uma equipe está
fazendo a visita nas turmas: Josineide Quidute, Jakeline Fernandes, Ivan Nunes
e Josilene estão com a tarefa de dialogar com os estudantes.
SAEPE: EQUIPE GESTORA REFLETE COM OS ALUNOS CONCLUINTES (9º E 3º) OS RESULTADOS DOS SIMULADOS
A equipe da escola Tomé Francisco da Silva (gestão, coordenação, analistas educacionais e professores de Língua Portuguesa e Matemática das turmas concluintes) elaboraram um plano de ação com atividades de preparação para dos alunos para avaliação do SAEPE: Sistema de Avaliação da educação de Pernambuco que contempla aplicação de simulados, realização de aulões, planejamento de exercícios complementares dos conteúdos com maior número de erros, e devolutiva aos alunos do seu resultado individual, como também o resultado geral da turma. Os gestores Ivan Nunes e Josilene Quidute, após a aplicação do II Simulado, visitaram as turmas para fazer uma reflexão com os alunos sobre o desempenho deles e a importância deles assumirem o compromisso de fazerem a prova com responsabilidade. Na ocasião, os estudantes conheceram os padrões de desempenho ( Elementar, Básico e Desejável) e puderam analisar o seu resultado em comparação com a nota obtida na prova. Cantaram e comentaram a música de Jota Quest O Sol para discutir conceitos de superação de resiliência “A música diz que não devemos escutar a dor e o medo, pois eles não levam a nada. Ao invés disso, se deve seguir o caminho do sol, da luz, pois é ele que irá te levar para um lugar que realmente vale a pena estar” explicou a diretora adjunta Josilene Quidute. Ainda comentaram os versos da poesia de Brúlio Bessa – Acreditar! A conversa motivou os estudantes a melhorar o resultado do terceiro simulado, aplicado em setembro.
ENSINO MÉDIO REALIZA CULMINÂNCIA DO PROJETO LITERARTE
A Escola Tomé Francisco da Silva realizou, no dia 12 de setembro, a
culminância do Projeto de Leitura “ LITERARTE”, desenvolvida AS OFICINAS
TEMÁTICAS E INTERDISCIPLINAR no mês de
agosto. O evento, que contou com a
participação de todos os professores, coordenadores, alunos e pais, foi uma
oportunidade para que todos pudessem ver e aplaudir o que as turmas prepararam
para apresentar em público, abordando os temas trabalhados: INTELIGÊNCIA
ARTIFICIAL, IMIGRAÇÃO NO BRASIL E NO MUNDO, O SORO E A VACINA COMO TECNOLOGIAS
PARA O TRATAMENTO OU PREVENÇÃO DE DOENÇAS, MÚSICA BRITÂNICA E SEUS
ENSINAMENTOS, E OS GÊNEROS DA LITERATURA PROSA NATURALISTA E REALISMO DE
MACHADO DE ASSIS E DE ALUÍSIO DE AZEVEDO, MODERNISMO DE RAQUEL DE QUEIRÓS, JOSÉ
LINS DO RÊGO, GRACILIANO RAMOS E JORGE AMADO E A POESIA NAS SUAS MÚLTIPLAS
FACES: CECÍLIA MEIRELES, CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE E VINÍCIUS DE MORAES.
Na
programação da culminância, as turmas apresentaram dramatização de cenas do
cotidiano, recitação de poesias, teatro com cenas de livros, coreografias: um
show de criatividade, encanto, emoção e conhecimento.
PROGRAMAÇÃO – TARDE
TURMA
|
PROFESSOR
|
APRESENTAÇÃO
|
1º A
|
Adriana Medeiros
|
Recital: Imigrantes
|
1º B
|
Edinete Cipriano
|
Coreografia da música: O pulso
|
1º C
|
Daniela Justino
|
A poesia de 30: “O encontro dos poetas: Carlos Drummond, Cecília Meireles
e Vinícius de Morais”.
|
2º A
|
Antônia
|
Música inglesa: o mundo ama essa cultura.
|
2º B
|
Samille
|
O Alienista – encenação com musical
|
2º C
|
José Neto
|
Saúde é o que interessa
|
3º A
|
Jaciara
|
O romance de 30; Vidas Secas de Graciliano Ramos.
|
3º B
|
Bom Conselho Fernandes
|
Somos todos um: não à xenofobia.
|
3º C
|
Bom Conselho Silva
|
Inteligência artificial: um futuro inevitável.
|
PROJETO O PRAZER DE LER: COM OS GÊNEROS POESIA E MEMÓRIA, AS TURMAS DO 9º ANO FAZEM A ABERTURA DAS OFICINAS NO TURNO DA TARDE.
A turma do 9º ano A, orientada pela professora Juliette,
apresentou um lindo recital temático “Poesias musicadas, geração de 30:
Carlos Drummond, Cecília Meireles e Vinícius de Morais”.
A
turma do 9º ano B, sob a coordenação da professora Ana Paula, trouxe para o
público “As Memórias de dois viajantes nordestinos de ontem e hoje”.
As duas turmas fizeram a
abertura da culminância do turno da tarde, encerrando as apresentações do
Projeto “O Prazer de Ler”, no dia 12 de setembro.
PROJETO O PRAZER DE LER: CRIATIVIDADE E EXPRESSÃO CORPORAL MARCAM A CULMINÂNCIA DAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (6º ao 8º ano)
A culminância do
Projeto O prazer de Ler com a participação das turmas do 6º ao 8º ano aconteceu
na manhã do dia 12 de setembro, na quadra da Escola Tomé Francisco. Esse
projeto possibilita as crianças e adolescentes o
acesso aos conhecimentos que permitam a compreensão das diferentes formas de
explicar o mundo. Os alunos e seus professores trouxeram para o público o uso
da linguagem com uma visão integradora que compreende: oralidades, escritas,
sons, imagens e movimentos corporais como expressões de sentidos. A
criatividade esteve presente na dança, no teatro, no recital, nas cenas do
cotidiano, na dramatização de telejornais.
Programação:
TURMA
|
PROFESSOR
|
APRESENTAÇÃO
|
6º A
|
Silene Oliveira
|
Contos: Do mundo imaginário para o mundo real.
|
6º B
|
Cida Medeiros
|
Inteligência artificial: um futuro inevitável – coreografia e
exposição oral.
|
6º C
|
Cassandra Lopes
|
As descobertas que salvam vidas.
|
6º A e 6 º C
|
Dirlande Medeiros
|
Poemas cantados de Cecília Meireles
|
7º A
|
Sammily Martins
|
Contos: além da imaginação.
|
7º B
|
Kenya Giseli
|
Somos todos um: não a xenofobia.
|
8º A
|
Danúbia Rêgo
|
As descobertas que salvam vidas – musical e exposição.
|
8º B
|
Gleydson e kássia
|
Terapias alternativas – Biodança.
|
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