quinta-feira, 9 de agosto de 2018
I PRÉVIA SAEPE: UM CAMINHO PARA CONSTANTE REFLEXÃO DA PRÁTICA.
A
equipe gestora e pedagógica da escola Tomé Francisco da Silva planejou e
colocou em prática a I PRÉVIA SAEPE: uma série de ações realizadas no mês de julho,
nas turmas do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, com o
objetivo de colher dados sobre o desempenho dos alunos concluintes para refletir sobre as práticas pedagógicas da
escola e aprimorar o ensino e a aprendizagem.
No
dia 13 de julho, avaliação de Língua Portuguesa e matemática, contendo questões
da Matriz de Referência do SAEPE, foram aplicadas nas turmas do 5º e 9º ano e
3º ano do Ensino Médio. Logo em seguida, com o empenho dos professores,
realizamos as etapas de correção, mapeamento dos dados, leitura e análise de dados, diagnóstico e plano de ação – discussão de
que será possível obter mudanças reais no ensino e na aprendizagem. Conheça O CRONOGRAMA DE AÇÕES DA I PRÉVIA SAEPE.
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DATA  
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AÇÃO 
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12/07 
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O gestor realiza visita nas turmas
  concluintes para conversar com os alunos sobre o que é a avaliação, quais são seus
  objetivos e como a escola pode aproveitar os resultados. Reforçar a
  importância de responder as questões com seriedade. 
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13/07 
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Aplicação da
  prova no mesmo formato do SAEPE, com testes e anotação de respostas em gabarito.
  O objetivo é realizar a avaliação interna, que
  permita saber o desempenho de cada um, e também analisar as práticas
  pedagógicas e as condições gerais da escola. 
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De 16 a 20/07 
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Correção das provas, mapeamento dos dados pelos professores de
  Língua Portuguesa e Matemática. 
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De 24 a 26/ 07 
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Identificação
  dos alunos com base nos Níveis de proficiência: elementar I e II, básico e
  desejável. Comparação
  de dados ao longo do tempo à inclusão de informações para aumentar a
  relevância pedagógica do material fornecido por meio do resultado dos alunos. 
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De 24 a 26/07 
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Encontro com os professores de Língua portuguesa e matemática
  para analisar o resultado de planejar melhoras no processo de ensino que
  garantam o direito à aprendizagem de cada estudante. 
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De 23 a 24/07 
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A equipe gestora visitou as turmas avaliadas para fazer a
  devolutiva do resultado e conversar com os alunos sobre a responsabilidade de
  cada um no desempenho final da escola.  
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23/07 e 30/07 
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Realização de AULÂO de Língua Portuguesa e Matemática, com
  turmas por nível de proficiência, para o 9º ano do Ensino Fundamental e 3º
  ano do Ensino Médio. Seleção dos descritores mais errados na avaliação. 
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TCF 2018: TEMÁTICA JÁ DEFINIDAS PELOS GRUPOS.
O segundo semestre começou recheado de novidades
para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Além das várias atividades de
preparação para avaliação do SAEPE, iniciou-se o cronograma de ações do TCF –
Trabalho de Conclusão do Ensino Fundamental. O gestores Ivan Nunes e Josilene
Quidute apresentaram a proposta educativa que tem
como objetivo oportunizar aprendizagens necessárias à promoção de adolescentes
e/ou jovens pesquisadores, além de desenvolver a AUTORIA, A CRIAÇÃO, O
PROTAGONISMO E A AUTONOMIA.
Os
alunos conheceram as etapas do TCF, refletiram sobre a importância da Iniciação
Científica no final do Ensino Fundamental. Em seguida, cada aluno apresentou
sua curiosidade, já que o trabalho volta-se para as aprendizagens de interesses
e necessidades dos próprios estudantes. Após o agrupamento dos interesses dos
alunos, houve a formação dos grupos, para analisar e definir a temática de
todos os trabalhos. Os jovens pesquisadores escolheram conhecer mais sobre os
seguintes temas:
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Consequências
  da violência contra a mulher para os filhos 
- Por que a
  mulher agredida demora tanto a denunciar? 
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Depressão: “Mal
  do século” 
O difícil
  diagnóstico da depressão entre adolescentes 
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Viciados em
  celular têm maior chance de sofrer com problemas de depressão, ansiedade,
  insônia e impulsividade 
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- Astronomia e
  astrologia – qual a diferença? 
- Como é
  formado o sistema solar 
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Tipos de
  violência que mais assolam o mundo 
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- História do
  futebol e atletas que se destacaram ao longo da história 
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Prejuízos
  ambientais causados pelo consumismo 
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Diferentes
  concepções sobre a origem do universo 
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Conseqüentes
  discrepâncias do adolescente diante da complexidade na compreensão de si
  mesmo 
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Caatinga: Como
  proteger o único bioma exclusivamente brasileiro? 
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Que
  etapas devem ser seguidas na construção de uma casa 
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Partes
  básicas do computador 
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Tipos
  de bullying 
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Órgãos
  que podem ser doados em vida e após a morte 
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Por
  que doenças que afetam o sistema respiratório são tão comuns? 
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SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROMOVE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PELA MIRA EDUCAÇÃO.
Nesta  quarta-feira, 08 de agosto, os alunos do 8º e
9º ano do Ensino Fundamental e 2º e 3º ano do Ensino Médio participam de uma  Avaliação
Diagnóstica a qual terá o objetivo de contribuir para que o professor tenha um diagnóstico de seus estudantes já no
início do segundo semestre do ano letivo/2018. Esta avaliação terá apenas
caráter diagnóstico e será organizada em dois cadernos, um de Língua Portuguesa
e outro de Matemática, contendo 20 questões cada um e com seus respectivos
gabaritos. 
A novidade é que ação será desenvolvida pela Mira Educação onde
através de um aplicativo o professor poderá corrigir a avaliação de cada
estudante e o resultado será apresentado imediatamente. Além disso, cada
escola receberá um relatório de cada turma avaliada e tudo isso poderá ser
feito direto da sala de aula, sem precisar de internet. 
Os professores de Língua portuguesa e
matemática baixaram o aplicativo no celular e vai utilizar essa super novidade
que facilitará muito a correção e analise do resultado da avaliação.
GESTORA DA GRE DO SERTÃO DO ALTO PAJEÚ HOMENAGEIA ESCOLAS ESTADUAIS PELO RESULTADO NO SAEPE
           A equipe da GRE do Sertão do Pajeú
promoveu uma homenagem a todas as escolas jurisdicionadas a regional pelo
resultado do SAEPE. Uma forma de reconhecimento pela evolução do desempenho de
cada instituição, o que coloca a GRE nos primeiros lugares na educação de
Pernambuco.
A premiação regional aconteceu no
dia 01 de agosto, no auditório da EREM professora Ione Góes em Afogados da
Ingazeira. A gestora Cecília Patriota parabenizou cada uma das suas escolas. A
escola Tomé Francisco recebeu um diploma referente ao destaque no Ensino
Fundamental e Ensino Médio. Os gestores Ivan Nunes e Josilene Quidute
participaram da premiação.
JORNADA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: ESCOLA TOMÉ FRANCISCO VISITA A UFRPE
No dia 02 de agosto, as crianças do 5º ano do
Ensino Fundamental participaram de aula na UFRPE ministrada pelos estudantes do
6º período de Agronomia. A ação faz parte das atividades da Jornada de Educação
Alimentar e Nutricional nas escolas atendidas pelo Programa Nacional de
Alimentação Escolar. O tema da atividade foi o de Horta escolar pedagógica
e Agricultura familiar na escola. 
As crianças participaram de aulas teóricas e
práticas sobre como fazer uma horta. Na ocasião, aprenderam que o consumo de
hortaliças cultivadas em pequenas hortas auxilia na promoção da saúde. A
formação e a adoção dos hábitos saudáveis deve ser estimulada em crianças, pois
é durante os primeiros anos de vida que ela estará formando seus hábitos, por
exemplo, alimentares e atividade física. Dessa forma, a promoção da saúde
assume um papel de educação para a saúde. 
As 70 crianças participaram da ação, acompanhadas
das professoras Adriana Medeiros, Mônica Lima, do gestor Ivan Nunes, da
bibliotecária Ana e das nutricionistas da GRE Luciana e Geane. 
PLANTÃO PEDAGÓGICO: UMA MANHÃ PARA ATENDER OS PAIS
Na terça-feira, 24 de julho, os familiares dos
estudantes puderam comparecer à escola para receberem o BOLETIM com o resultado
do I Semestre. Uma oportunidade de se comunicar com os professores e gestores
sobre a progressão dos estudantes. 
A
coordenação da ação foi de responsabilidade do secretário Diego Kennedy e das
analistas de gestão Jakeline Fernandes e Cláudia Sandocléia. Alguns alunos
protagonistas ajudaram na recepção e atendimento aos familiares. O encontro faz
parte do plano de utilizar  formas de
comunicação de ações que estejam relacionadas com toda a escola, como informes
gerais sobre o andamento da instituição, a divulgação do calendário escolar e
de projetos desenvolvidos, mas também é igualmente fundamental manter os
adultos por perto no dia a dia da vida escolar dos estudantes.
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