terça-feira, 25 de agosto de 2015

Escola e família: um espaço para a participação dos pais no processo educativo.

“ Criar uma criança é fácil, basta satisfazer-lhe as vontades. Educar é trabalhoso”
 Içami Tiba
                   É fato que a influência familiar no desempenho dos estudantes é grande. Há que se refletir, então, sobre qual é a função dos pais e responsáveis no processo educativo da escola. Na terça-feira, 25 de agosto, foi realizada, das 8h às 10 horas, uma reunião com as famílias das crianças do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, agendada com os seguintes objetivos:
1.    Apresentar os resultados do IDEPE 2014 e discutir as várias ações de fortalecimento da aprendizagem, alinhando-as para os bimestres seguintes;
2.    Compartilhar com os pais os resultados da escola no Ensino Fundamental – anos iniciais: 8.47.
3.    Mostrar as intenções educativos da escola, a evolução da aprendizagem  dos estudantes e discutir com os pais estratégias conjuntas para melhorá-las;
4.    Aproximar os pais do trabalho pedagógico desenvolvido na escola;
5.    Informar sobre a programação da culminância do Projeto Sabedoria Popular.
Algumas crianças do 4º ano recepcionaram os familiares, distribuindo um cartão como reconhecimento e agradecimento da participação dos pais no processo educativo, que contribuiu para o excelente resultado no SAEPE 2014. O gestor Ivan conversou com os pais sobre a importância do envolvimento no Projeto político Pedagógico da escola.
No segundo momento, cada professor recebeu os pais dos seus alunos na sala para trabalhar com uma pauta previamente definida com a coordenação pedagógica. Desempenho/ disciplina/ acompanhamento diário/ projetos didáticos e outros foram contemplados nas discussões. 95% dos pais compareceram ao encontro, um dado positivo e fundamental que ajuda a fortalecer os laços com da família com a escola.