segunda-feira, 6 de abril de 2015

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO ELEVA PROFICIÊNCIA NO SAEPE.

                 O Sistema de avaliação Educacional de Pernambuco existe desde 2000, em uma série intermitente, mas consolidado em uma série anual mantida desde 2008, com a finalidade de identificar a qualidade do ensino do Estado, e subsidiar iniciativas de promoção de igualdade de oportunidades educacionais. Através do SAEPE, a Secretaria de Educação criou o IDEPE – Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco, um indicador anual de evolução da qualidade de cada escola a cada ano. O cálculo do IDEPE considera tanto uma medida do fluxo escolar quanto uma medida do desempenho dos estudantes. À semelhança do IDEB, que estabelece metas de melhoria para cada escola, a intenção é que o Brasil, bem como o Estado de Pernambuco, atinja, em 2021, os níveis de aprendizagem e fluxo escolar dos países mais desenvolvidos do mundo.
        Neste cenário, a Escola Tomé Francisco da Silva, localizada no distrito de Lagoa da Cruz, Quixaba-PE, com uma clientela de 800 alunos, ensino regular, ofertando os três níveis de ensino ( Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio) tem merecido destaque na avaliação do SAEPE, desde 2008, quando essa avaliação ganhou mais visibilidade devido o IDEPE e a implantação do BDE ( Bônus de Desempenho Educacional).
      Em 2014, a surpresa é que mesmo com desempenho considerado alto, a Escola Tomé Francisco da Silva mais uma vez surpreende com a elevação da proficiência dos seus alunos em todos os níveis e disciplinas avaliadas, conseguindo outra vez, lugar de destaque no cenário educacional pernambucano.

LÍNGUA PORTUGUESA
PROFICIÊNCIA – 5º ANO
PROFICIÊNCIA – 9º ANO
PROFICIÊNCIA – 3º MÉDIO
276
282,6
295,5

MATEMÁTICA
PROFICIÊNCIA – 5º ANO
PROFICIÊNCIA – 9º ANO
PROFICIÊNCIA – 3º MÉDIO
300,4
286,5
318


        O bom desempenho dos nossos estudantes é fruto de um trabalho em equipe. O empenho, a competência, a capacitação, o interesse, a dedicação e a abertura para criar, inventar atividades e estimular os alunos estão presentes na prática pedagógica de todos os seus profissionais, comprometidos em melhorar ano a ano os resultados e elevar suas metas, conforme apresentado na tabela acima. A participação da comunidade e dos pais é outro ponto forte da escola e a busca de parceiros na realização de projetos garante a implantação de várias outras atividades para melhoria dos índices educacionais.