terça-feira, 6 de agosto de 2019

I PRÉVIA SAEPE/ SAEB 2019



Em 2019, os concluintes do Ensino Fundamental (9º ano) e do Ensino Médio (3º ano) vão passar por duas avaliações externas, uma conduzida pelo governo federal, por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), e a outra pelo sistema próprio criado pelo Estado de Pernambuco (SAEPE). O desafio para a equipe da Escola Tomé Francisco é elevar suas metas ou manter-se no mesmo patamar de excelência que alcançou nos últimos anos.
Na volta às aulas, logo na primeira semana de julho, a equipe pedagógica aplicou a primeira prévia SAEPE/ SAEB, uma avaliação com os descritores em Língua Portuguesa e Matemática. A intenção é aproveitar o diagnóstico para analisar os processos de ensino e aprendizagem. Quando bem utilizados, os resultados dessas provas permitem reflexões importantes sobre as práticas pedagógicas da instituição e o aprendizado dos alunos.
O caminho para conseguir essa análise detalhada passa por diversas etapas:
·         O gestor realiza visita nas turmas concluintes para conversar com os alunos sobre o que é a avaliação, quais são seus objetivos e como a escola pode aproveitar os resultados. Reforçar a importância de responder as questões com seriedade.
·         Aplicação da prova no mesmo formato do SAEPE/SAEB, com testes e anotação de respostas em gabarito. O objetivo é realizar a avaliação interna, que permita saber o desempenho de cada um, e também analisar as práticas pedagógicas e as condições gerais da escola.
·         Correção das provas, mapeamento dos dados pelos professores de Língua Portuguesa e Matemática.
·         Identificação dos alunos com base nos Níveis de proficiência: elementar I e II, básico e desejável. Comparação de dados ao longo do tempo à inclusão de informações para aumentar a relevância pedagógica do material fornecido por meio do resultado dos alunos.
·         Encontro com os professores de Língua portuguesa e matemática para analisar o resultado de planejar melhoras no processo de ensino que garantam o direito à aprendizagem de cada estudante.
·         Visita às turmas avaliadas para fazer a devolutiva do resultado e conversar com os alunos sobre a responsabilidade de cada um no desempenho final da escola.

·        
Realização de AULÂO de Língua Portuguesa e Matemática, com turmas por nível de proficiência, para o 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. Seleção dos descritores mais errados na avaliação.