Em 2019, os concluintes do Ensino Fundamental
(9º ano) e do Ensino Médio (3º ano) vão passar por duas avaliações externas,
uma conduzida pelo governo federal, por meio do Sistema de Avaliação da Educação
Básica (Saeb), e a outra pelo sistema próprio criado pelo Estado de Pernambuco
(SAEPE). O desafio para a equipe da Escola Tomé Francisco é elevar suas metas
ou manter-se no mesmo patamar de excelência que alcançou nos últimos anos.
Na volta às aulas, logo na primeira semana de
julho, a equipe pedagógica aplicou a primeira prévia SAEPE/ SAEB, uma avaliação
com os descritores em Língua Portuguesa e Matemática. A intenção é aproveitar o
diagnóstico para analisar os processos de ensino e aprendizagem. Quando bem
utilizados, os resultados dessas provas permitem reflexões importantes sobre as
práticas pedagógicas da instituição e o aprendizado dos alunos.
O caminho para conseguir essa análise detalhada
passa por diversas etapas:
·
O
gestor realiza visita nas turmas concluintes para
conversar com os alunos sobre o que é a avaliação, quais são seus objetivos e
como a escola pode aproveitar os resultados. Reforçar a importância de
responder as questões com seriedade.
·
Aplicação
da prova no mesmo formato do SAEPE/SAEB, com testes e anotação de respostas em
gabarito. O objetivo é realizar a avaliação
interna, que permita saber o desempenho de cada um, e também analisar as
práticas pedagógicas e as condições gerais da escola.
·
Correção
das provas, mapeamento dos dados pelos professores de Língua Portuguesa e
Matemática.
·
Identificação
dos alunos com base nos Níveis de proficiência: elementar I e II, básico e
desejável. Comparação de dados ao longo do tempo à inclusão de informações para
aumentar a relevância pedagógica do material fornecido por meio do resultado
dos alunos.
·
Encontro
com os professores de Língua portuguesa e matemática para analisar o resultado
de planejar melhoras no processo de ensino que garantam o direito à
aprendizagem de cada estudante.
·
Visita
às turmas avaliadas para fazer a devolutiva do resultado e conversar com os
alunos sobre a responsabilidade de cada um no desempenho final da escola.
· Realização de AULÂO de Língua Portuguesa e Matemática, com turmas por nível de proficiência, para o 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. Seleção dos descritores mais errados na avaliação.