Evento reuniu educadores de todas as esferas educacionais de Pernambuco para discutir e validar o documento que contém parâmetros curriculares para a educação infantil e ensino fundamental
Cerca
de 450 professores, gestores e coordenadores de escolas da rede pública
municipal, estadual e privada participaram do Seminário Estadual Currículo
Pernambuco, realizado nos dias 6 e 7 de novembro, em Gravatá. O seminário é a
última etapa antes da validação do documento Currículo Pernambuco, que foi
elaborado com base em mais de oito mil contribuições de educadores e membros da
sociedade civil. Ele irá nortear todo os segmentos envolvidos na educação
infantil e ensino fundamental do estado de Pernambuco.
O documento é composto por quatro fascículos, sendo um
volume para educação infantil e três para o ensino fundamental anos iniciais.
Neles, estão orientações para guiar o processo de ensino e aprendizagem e as
práticas pedagógicas em sala de aula. Até chegar na versão final do texto,
foram realizados vários seminários e encontros para debates sobre os parâmetros
curriculares. Dentre esses encontros, seis seminários regionais foram
realizados entre fevereiro e setembro deste ano para discutir as versões
preliminares do documento.
Com a validação, o documento será encaminhado para o
Conselho Estadual de Educação de Pernambuco, que é responsável pelo
encaminhamento do currículo para as escolas. Os professores e educadores irão
receber formações com base neste documento.
Participaram
do evento representantes do Ministério da Educação, União Nacional dos
Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-PE), União Nacional dos Conselhos
Municipais de Educação (UNCME-PE), do Conselho Estadual de Educação (CEE-PE) e
da Secretaria de Educação do Estado, na figura do secretário estadual Fred
Amancio, e secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva. Esta
última é responsável pela coordenação estadual do Currículo Pernambuco, em
parceria com Sônia Diórgenes, da UNDIME-PEfonte: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=37&art=4477