A SECRETARIA DE PLANEJAMENTO
E GESTÃO - SEPLAG tem por finalidade a competência de planejar, desenvolver e acompanhar ações que
visem ao desenvolvimento territorial, econômico e social do Estado de
Pernambuco. Para tal, foram estabelecidas diretrizes que privilegiam o
equilíbrio fiscal dinâmico e a democratização e interiorização do
desenvolvimento estadual.
Na área da Educação, a SEPLAG
monitora os índices educacionais (aprovação/ reprovação/ evasão/ qualidade do
ensino mensurada nas avaliações externas); acompanha o Pacto pela Educação do
estado de Pernambuco. Em novembro, a técnica Flávia Antunes, responsável pela
GRE do Sertão do alto Pajeú, visitou a Escola Tomé Francisco da Silva para
conhecer as ações desenvolvidas em do ensino de qualidade, apresentado no
resultado das avaliações externas, como SAEPE e Prova Brasil. Na programação,
conversa com alunos e professores, análise de evidências das ações apresentadas
pela equipe gestora. A técnica estava acompanhada de Miriam Nogueira da GRE do
Sertão do Alto Pajeú.