A
disciplina de Ciências necessita ultrapassar os muros da escola e as aulas de
campo são uma excelente pedida para que os alunos fixem os conteúdos estudados
A
professora Danúbia lecionando a disciplina de Ciências resolveu fazer um
trabalho riquíssimo com seus alunos do 6º Ano, no início do mês de abril, na
exploração do conteúdo “solo”, tendo como principais objetivos: Demonstrar a
permeabilidade e porosidade de cada tipo de solo preparado pelo estudante; além
de observar o comportamento da água nos diferentes tipos de solo e conhecer os
métodos naturais de adubação e melhoramento do solo.
Desenvolvendo
a metodologia para este trabalho, em primeiro lugar ela fez a explanação do
conteúdo em sala de aula, proporcionando o embasamento teórico dos estudantes.
Em seguida, a professora junto com os alunos desenvolveram a experiência da
filtração e infiltração utilizando garrafas pet, papel filtro, amostra de solos
e jornal.
Posteriormente,
no parquinho da escola, foi feita um revisão do conteúdo e a exposição do
minhocário produzido pelos alunos do Ensino Médio, onde os mesmos explanaram
para os alunos do 6º ano.
Para
aprofundar ainda mais os conhecimentos, a professora levou os alunos para uma
aula de campo onde eles puderam ter contato com a técnica da aração e
conheceram de perto a curva de nível, entre outras coisas.
Esta
iniciativa foi muito produtiva, pois os nossos arredores são muito ricos e
relacionados com vários conteúdos que são explorados em sala de aula. É de suma
importância que os professores aproveitem este material natural e sem custos
para aprofundar os conteúdos vistos.
Parabéns professora!!