Na terça-feira, 14 de abril, pela manhã, os
pais dos estudantes das turmas do Ensino Fundamental I ( 2º ao 4º ano) participaram
da reunião nas turmas dos seus filhos para debaterem assuntos pertinentes ao
processo ensino e aprendizagem. Com os objetivos de envolver os pais no processo
ensino aprendizagem, socializando e analisando dados do acompanhamento
bimestral dos alunos; divulgar ações do PPP da escola e principalmente visando
sensibilizar os pais para a importância do cumprimento da rotina diária dos
estudantes e do acompanhamento sistemático nesse processo; os professores
conduziram a reunião e as discussões em cada sala de aula.
O encontro proporcionou o
fortalecimento dos vínculos entre educadores e familiares. O bom planejamento
da pauta ajudou a estabelecer um diálogo produtivo e o levantamento de
informações pertinentes ao desenvolvimento das crianças. Essa troca de ideias também faz bem aos familiares, pois
eles conseguem entender como as propostas de trabalho desenvolvem as
habilidades dos seus filhos e ampliam as experiências deles. "Quando os
responsáveis pela Educação da criança em casa e na escola conversam, têm mais
elementos para entendê-la e apoiá-la", diz Josilene Quidute, coordenadora
das séries iniciais da Escola Tomé Francisco.
Para Ivan, a frequências de mais de 95% na reunião demonstra a
credibilidade da instituição, bem como a qualidade dos encontros ofertados pela
equipe. Na ocasião, os professores entregaram o BOLETIM DE ACOMPANHAMENTO
MENSAL de cada aluno adotado pela escola para informar bimestralmente a
quantidade de faltas, para casa não feito, livros, e desempenho nos conteúdos
atitudinais e conceituais.