sexta-feira, 27 de março de 2015

Ampliação da Jornada de aulas para turmas concluintes do Ensino Fundamental e Médio acontece com sucesso.


                         Na escola Tomé Francisco da Silva, os alunos concluintes do Ensino Fundamental ( 5º e 9º ) e do 3º ano do Ensino Médio foram contemplados com a jornada ampliada em Língua Portuguesa e Matemática que acontece semanalmente no contra turno. O objetivo é ampliar o período na escola para garantir o aumento das oportunidades de aprendizado e a melhoria da qualidade do ensino. Para um resultado positivo, as novas atividades foram planejadas em conexão com o projeto pedagógico da escola e são oferecidas por profissionais afinados com os objetivos da instituição. "Ficar mais na escola só é bom para o estudante quando as atividades são planejadas e têm objetivos claros e há um maior contato dele com o conhecimento", afirma Sergio Martinic, professor da Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC-Chile) e pesquisador da relação entre tempo e aprendizagem.
                     Daí a importância de investir na decisão sobre o currículo. A equipe de gestão pedagógica da escola elaborou apostilas, acompanha o planejamento, a freqüência dos estudantes e a integração do professor da jornada ampliada com o professor do ensino regular. “Este ano,a freqüência está surpreendendo e poucos problemas estão acontecendo na jornada ampliada”, disse o gestor Ivan.
                 Para o sucesso dessa ação, a escola contou com o investimento da Secretaria Estadual de Educação na contratação de professor, organizou os espaços, fez parcerias e redistribuiu horários e funções para garantir o bom funcionamento da jornada ampliada.