Na escola Tomé
Francisco da Silva, os alunos concluintes do Ensino Fundamental ( 5º e 9º ) e
do 3º ano do Ensino Médio foram contemplados com a jornada ampliada em Língua
Portuguesa e Matemática que acontece semanalmente no contra turno. O objetivo é
ampliar o período na escola para garantir o
aumento das oportunidades de aprendizado e a melhoria da qualidade do ensino.
Para um resultado positivo, as novas atividades foram planejadas em conexão com
o projeto pedagógico da escola e são oferecidas por profissionais afinados com
os objetivos da instituição. "Ficar
mais na escola só é bom para o estudante quando as atividades são planejadas e
têm objetivos claros e há um maior contato dele com o conhecimento",
afirma Sergio Martinic, professor da Pontifícia Universidade Católica do Chile
(PUC-Chile) e pesquisador da relação entre tempo e aprendizagem.
Daí a importância de
investir na decisão sobre o currículo. A
equipe de gestão pedagógica da escola elaborou apostilas, acompanha o
planejamento, a freqüência dos estudantes e a integração do professor da
jornada ampliada com o professor do ensino regular. “Este ano,a freqüência está
surpreendendo e poucos problemas estão acontecendo na jornada ampliada”, disse
o gestor Ivan.
Para o sucesso
dessa ação, a escola contou com o investimento da Secretaria Estadual de
Educação na contratação de professor, organizou os espaços, fez parcerias e redistribuiu
horários e funções para garantir o bom funcionamento da jornada ampliada.