segunda-feira, 11 de março de 2013

ALUNOS DA TOMÉ CONCORREM A INTERCÂMBIO NO EXTERIOR




     26 alunos da Escola Tomé Francisco submeteram-se, nesta manhã, a uma avaliação de Inglês, valendo a classificação para cursos de inglês no exterior. Esta é uma ação do Programa Ganhe o Mundo, da Secretaria de Educação que tem proporcionado a muitos alunos da rede estadual cursos de línguas e intercâmbio em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, entre outros.

     A escola funcionou como pólo, recebendo 28 alunos da sede do município, Quixaba, da escola Solidônio Pereira de Carvalho. “A prova foi ótima, pois pediu apenas o básico, conteúdos que já vimos em séries anteriores, disse o aluno Brenno, do 2º ano A, da Escola Tomé Francisco. O aluno está confiante em um bom resultado no teste.
     “Acredito que vou me sair bem, pois já tinha visto os conteúdos em sala de aula, aliás creio que todos que fizeram a prova já haviam estudado aqueles conteúdos”,comentou animada, a aluna Eduarda Gecina, da Escola Solidônio Pereira de Carvalho.
     
     São 1.275 vagas em todo estado para o intercâmbio. No dia 28 sai a relação dos classificados. Os alunos participarão de um curso intensivo de línguas e no final do curso haverá outra avaliação para um resultado definitivo.

     Os selecionados para o intercâmbio cursarão o correspondente a um semestre letivo (aproximadamente cinco meses), em um dos países oferecidos como destino. Os embarques para o Canadá, Estados Unidos, Espanha, Chile e Argentina, estão previstos para os meses de agosto e setembro de 2013, e para Nova Zelândia, em janeiro de 2014.

     Quatro alunos da Escola Tomé Francisco já foram contemplados com intercâmbio anteriormente  nos Estados Unidos,  Canadá, Austrália e Nova Zelândia. São motivo de orgulho e satisfação para a equipe da escola e para seus pais.





domingo, 3 de março de 2013

PROGRAMA GANHE O MUNDO: DIÁRIO DE MATHEUS NA NOVA ZELÃNDIA



 Marcos Mateus (Marcos Gomes) é mais um aluno da Escola Tomé Francisco da Silva contemplado com um intercâmbio pelo programa Ganhe o mundo do governo de Pernambuco, Eduardo Campos. O destino de Matheus foi para Nova Zelândia, onde o mesmo já está realizando o sonho de conhecer outro país, como bem explica em suas palavras  “ Daqui a alguns dias fará um mês que estou aqui , a cada dia aprendo com este amigável país, que me acolheu com braços abertos, tanto a escola como minha Família anfitriã, no decorrer desta nova caminhada existiu vários momentos, dos mais tristes aos alegres que me ensinaram a lidar com dias difíceis e com barreiras que aparecem, posso dizer que este sonho realizado e estou disposto a enfrentar qualquer obstáculo para fazer dessa oportunidade uma experiência de sucesso”.

CONFIRA UMA PÁGINA DO SEU DIÁRIO:
Em poucos dias já aprendi muito e até coisas que eu pensei que levaria anos para aprender, levarei muitas coisas daqui e compartilharei com todos aqueles que se interessarem.  A cada noite, tarde, manhã que passa a saudade do Brasil aumenta e tem ocasiões que não consigo conter as lágrimas, mas como minha família me disse daqui sairei diferente e toda mudança acarreta dores, mas a dor se transforma em felicidade quando a missão é finalmente cumprida, eu não deixei meu país em vão, eu vim para cá para aprender, adquirir conhecimentos e depois transmiti-los, nada que é colocado na sua vida é em vão, e nada você deve deixar  passar em branco, o bom de enfrentar as coisas com dificuldade é que vamos levar para toda nossa vida a lição deixada, eu luto para que meu intercâmbio seja uma maravilha, mas antes que eu lute, eu planejo, e depois do planejamento vem a prática e que eu possa sempre ter a oportunidade de aprender com a vida, porque não existe professora melhor que a vida e diretor mais eficiente que Deus e que eu consiga sucesso e não fama, e nunca tente adivinhar o que vai acontecer daqui para frente !
Postado por Marcos Gomes 





MATEMÁTICA COM PRAZER


Na Escola Tomé Francisco a matemática vem progressivamente deixando de ser o “ bicho papão” e conquistando muitos adeptos por causa da especial atenção que os professores dão a esta disciplina.
No trabalho com polígonos no 7º ano as professores Cida e Iranete envolveram os alunos em oficinas para compor, classificar, descrever e construir figuras geométricas. Tais quais:
Ø  Construção de polígonos em papel quadriculado e outras malhas;
Ø  Construção de polígonos com uso de compasso, esquadros, e transferidor;
Ø  Confecção de mosaicos  com variados polígonos.
O trabalho foi um sucesso e os alunos aprenderam de forma prazerosa e as professoras demostraram que é possível superar os mitos do ensino da matemática por meio de uma aprendizagem significativa.






sexta-feira, 1 de março de 2013

DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E PROFESSORES FAZEM O DIAGNÓSTICO DO QUE OS ALUNOS JÁ SABEM E O QUE PRECISAM APRENDER


Início do ano é tempo de diagnosticar os saberes dos estudantes para então planejar as situações didáticas dos diferentes conteúdos de aprendizagem.   Sim, o professor só poderá efetuar seu planejamento a partir do momento que conhecer os saberes e as necessidades de aprendizagem da sua turma e cabe ao coordenador pedagógico e a equipe gestora auxiliar nesse processo.
 A avaliação diagnóstica possibilita o planejamento de atividades mais adequadas para ter clareza dos saberes de cada aluno. Com esse objetivo, coordenadores, professores e gestores aplicaram testes de Língua Portuguesa e Matemática nas turmas de 5º ano e 8º séries do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio para detectar quais dos descritores do SAEPE/ IDEB os alunos já dominam e quais precisam ser mais explorados, ou ainda, observar quais os estudantes que necessitam de reforço e intervenção pedagógica.
 
Tanto nas atividades que tem um registro, como nas que serão observadas, os professores mapeiam os saberes utilizando uma pauta em formato de tabela. O coordenador pedagógico, os diretores, técnicos educacionais e professores utilizam o registro dessa avaliação inicial para planejar projetos e ações voltadas para melhoria do ensino e aprendizagem, o que requer um acompanhamento sistemático de cada aluno, da turma e do resultado das ações executadas ao longo do ano letivo. 

SITE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DESTACA VISITA DA EQUIPE DA GRE MATA CENTRO


Gestores da GRE Mata Centro visitam Escola Tomé Francisco da Silva

Unidade localizada no Sertão do Estado é destaque em gestão no Brasil



Assessoria de Comunicação - 27/02/2013 15:25h


Créditos: Divulgação
A Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, do município de Quixaba, no Sertão, permanece sendo um exemplo de gestão para outras unidades de ensino após ter conquistado o título de Destaque Brasil, em 2012, do Prêmio Gestão Escolar, e ter alcançados as melhores classificações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Prova disso é que na última semana 40 gestores da Gerência Regional de Educação Mata Centro (Vitória de Santo Antão) visitaram a escola para conhecer o cotidiano de trabalho e estudo.
“Com as mudanças exigidas no mundo contemporâneo, temos que investir na formação dos nossos profissionais. Sempre é necessário aprender com bons exemplos. Competência não é só exigida para os estudantes, mas também aos que fazem a educação”, explicou a gestora da GRE, Ana Maria Xavier.
Durante a atividade de planejamento e formação continuada, denominada “Conhecendo, interagindo e reconstruindo nossa Escola através do exemplo”, foi entregue um ‘Diário de Bordo’ para que cada gestor pudesse registrar suas impressões e comparar com sua prática gestora, em prol de experiências exitosas que pudessem ser replicadas em suas escolas. “Com esse empreendimento, acreditamos fortalecer as práticas pedagógicas e de gestão escolar das escolas jurisdicionadas através de observações e registros in loco”, destacou.
Em anos anteriores, os gestores da GRE Mata Centro visitaram as escolas Professora Jandira de Andrade Lima e Ginásio de Limoeiro Arthur Correia de Oliveira, ambas Referência em Gestão Escolar e jurisdicionadas à GRE Vale do Capibaribe (Limoeiro).

domingo, 24 de fevereiro de 2013

GESTORES DA GRE MATA CENTRO VISITAM A TOMÉ



Na última quarta-feira, 20 de fevereiro, a escola Tomé Francisco recebeu a visita da gestora da GRE Mata Centro, Ana Maria Xavier de Melo Santos, e da chefe da Unidade de Ensino (UDE), Edvânia Arcanjo do Nascimento Barros, acompanhadas de 42 diretores de escolas da rede estadual de ensino. No grupo também estava o Prefeito, Marcos Gomes do Amaral e o Secretário de Educação, Antônio Mendes da Silva, ambos  do município de Chã de Alegria – PE, que também trouxeram alguns gestores de escolas municipais para conhecerem o trabalho da Escola Referência Brasil 2012.
A equipe da Escola Tomé Francisco preparou uma programação especial para receber a honrosa visita: peça teatral pelas turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; almoço e lanche; visitas às salas de aula de todos os níveis de ensino( que mantiveram sua rotina normal de estudos); palestra com o gestor Ivan Nunes e troca de experiências com professores e todos os funcionários dos demais setores  da escola.
Os blogueiros da Tomé entrevistaram alguns dos visitantes que deixaram suas impressões sobre a visita:
 “Nós viemos conhecer, outras realidades, viver o sucesso de vocês, que já se tornou internacional. Viemos ver como funciona de verdade a escola e o que nós podemos copiar, já que o que é bom tem que ser copiado! Nosso propósito é conhecer como e por que esta escola faz a diferença.”, disse Ana Maria Xavier, gestora da GRE Mata Centro.
Edvânia Arcanjo destacou a gestão descentralizada da escola: “Pude perceber que cada setor tem autonomia suficiente para resolver seus problemas.”
O secretário de educação de Chã de Alegria elogiou: “A escola Tomé Francisco possui qualificações que servem como modelo para outras instituições.”
“Vocês realmente estão fazendo a diferença na educação do estado de Pernambuco. Nós sabemos que isso não é fácil, mas vocês conseguiram superar desafios, vencer barreiras no ensino. Vocês já podem dizer: nós fazemos uma educação de qualidade.”, é a opinião de Tereza Mônica Borba, gestora da EREM Professor Barros Guimarães, de Glória do Goitá.
            Ana Maria concluiu dizendo que se sente privilegiada por ter conhecido pessoalmente o trabalho da nossa escola.
            Todos nós da escola Tomé Francisco ficamos lisonjeados com a visita dos gestores da GRE Mata Centro – Vitória de Santo Antão e acreditamos ter contribuído com a nossa experiência de gestão para as escolas geridas pelos visitantes.








segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

IVAN E JOSILENE MINISTRAM PALESTRA PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO EGITO.


            Um encontro organizado pela secretaria de Educação Municipal de São José do Egito, na sexta-feira, 08 de fevereiro, reuniu cerca de 350 profissionais – professores e gestores da rede. A escola Tomé Francisco, referência Brasil 2012, teve dois dos seus gestores convidados para ministrarem o encontro. O gestor Ivan José e a educadora de apoio Josilene Quidute.
          A secretária de educação, Acidália Pessoa fez a abertura, recepcionou os palestrantes e amigos e explicou que o objetivo maior é replicar experiências bem-sucedidas para acrescentar na bagagem dos educadores do município alternativa de melhoria na prática e nos resultados. Ressaltou ainda que São José do Egito tem ótimos profissionais de educação e boas experiências e assim como Quixaba pode ultrapassar seus limites e chegar a ser referência Nacional.
       A primeira palestra foi ministrada pelo gestor Ivan que apresentou o trabalho da escola nas cinco dimensões: gestão de resultados, gestão pedagógica, gestão participativa, gestão de pessoas, gestão de recursos e serviços. Na sua exposição, abriu o debate e discutiu a importância da liderança dos gestores na construção de uma escola de qualidade social.
     Em seguida, Josilene Quidute, educadora de apoio, apresentou o trabalho realizado nas turmas do Ensino fundamental I, cujo tema foi - A construção de Um sistema Virtuoso, devido a Tomé Francisco ter alcançado em 04 anos consecutivos, nesta modalidade de ensino, o 1º lugar na avaliação do IDEPE.


             As expectativas do público foram atendidas, pois houve uma grande aceitação e participação dos professores e gestores, os quais demonstraram em palavras e comportamento a aprovação da discussão e exposição dos palestrantes. Assim como encerrou a palestra a educadora de apoio Josilene, também encerro esse texto com as palavras de Fernando Pessoa Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousamos fazê la, teremos ficado para sempre, à margem de nós mesmos

ALEGRIA NA FESTA DE CARNAVAL DA CRIANÇADA.


O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
No Brasil a festa de carnaval já é considerada uma tradição, sendo no Rio de Janeiro a maior atração do mundo. Pernambuco também tem tradição, O Galo da madrugada em Olinda atrai milhares de pessoas e o frevo, patrimônio pernambucano faz a animação de todos os foliões.

Na Escola Tomé Francisco a comemoração contagiou a criançada. Música, frevo, animação, brincadeiras e muita interação marcaram a manhã de sexta-feira, dia 08 de fevereiro, na quadra poliesportiva, com encontro dos alunos do ensino Fundamental I, organizado pelas professoras e equipe gestora visando proporcionar a comemoração dessa festa. Mais uma ação que torna a escola um ambiente acolhedor. As crianças ficam felizes e agradecem.

PROGRAMA GANHE O MUNDO: THAIS CHEGA À AUSTRÁLIA.


          O programa ganhe o mundo do governo de Pernambuco proporcionou a mais um estudante da Escola Tomé Francisco uma viagem de intercâmbio. Dessa vez a estudante Thaís realizou o sonho de ser uma intercambista e já se encontra na Austrália.
               Conhecida como a terra dos cangurus e dos coalas, a Austrália é praticamente uma ilha-continente do outro lado do mundo, sendo o maior país da Oceania. A ex-colônia dos ingleses é hoje umas das nações mais ricas do mundo, bem como um dos destinos preferidos de mochileiros e estudantes, pois oferece tudo do bom e do melhor: clima abrasileirado, centenas de praias bonitas e surfáveis, paisagens maravilhosas, hospitalidade, liberdade, multiculturalismo, diversão e agito.
            O secretário de Educação assegurou que os intercambistas serão bons representantes de Pernambuco. “Queremos mostrar que o aluno de escola pública daqui tem muita qualidade. Então, esses jovens são mais do que estudantes, são embaixadores pernambucanos lá fora”, destacou Dantas.
         “Sabemos que Thaís representará a Escola Tomé Francisco com grande competência e dedicação, comprovando a educação de qualidade que aqui ofertamos”, destacou o gestor Ivan.


        Familiares, amigos, professores e gestores desejam muito sucesso a nova intercambista e os blogueiros da Tomé darão toda cobertura, divulgando as notícias e o sucesso de mais uma estudante que GANHOU O MUNDO.

TRABALHO DE FÉRIAS: UMA INICIATIVA QUE DEU CERTO.


                        A educadora de apoio Josilene Quidute e os professores das turmas do Ensino Fundamental I, do 2º ao 5º ano, estão radiantes. O motivo? 100% dos alunos apresentaram as atividades de férias devidamente resolvidas, um compromisso assumido na final do ano letivo quando cada estudante recebe seu trabalho para ser feito no período de férias e devolvido no primeiro dia de aula do próximo ano letivo.
                     Segundo a Educadora de apoio, essa iniciativa surgiu da necessidade de ajudar os pais incentivar seus filhos a realizarem atividades escolares também no período de férias, um caminho para melhorar a aprendizagem e exercitar a mente. Uma experiência vivida por muitos estudantes quando voltam das férias é a sensação de que se esqueceram de tudo que foi aprendido. Pesquisas mostram que isso é realmente verdade. Os resultados revelam que, pessoas que costumam manter o hábito de exercitar seus cérebros continuamente, possuem mais conexões e variedades neurais. A neurociência explica.
                O trabalho de férias é uma boa alternativa para que os alunos reduzam o tempo que passam fora da escola e não prejudiquem sua memória e rendimento. Outro ponto importante é que ao realizar essas atividades de leitura, escrita e matemática sem o auxílio do professor, as crianças estão aprendendo a aprender e realizando estudo individual, consequentemente, construindo sua própria autonomia. O impacto dessa inovação na aprendizagem só poderá ser avaliado no final do ano letivo, analisando se houve avanços significativos na proficiência de cada estudante, mas a boa aceitação já pode ser comemorada. Parabéns!