Início do ano é tempo de diagnosticar os
saberes dos estudantes para então planejar as situações didáticas dos
diferentes conteúdos de aprendizagem. Sim, o professor só poderá
efetuar seu planejamento a partir do momento que conhecer os saberes e as
necessidades de aprendizagem da sua turma e cabe ao coordenador pedagógico e a
equipe gestora auxiliar nesse processo.
A avaliação diagnóstica possibilita o
planejamento de atividades mais adequadas para ter clareza dos saberes de cada
aluno. Com esse objetivo, coordenadores, professores e gestores aplicaram
testes de Língua Portuguesa e Matemática nas turmas de 5º ano e 8º séries do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio para detectar quais dos descritores
do SAEPE/ IDEB os alunos já dominam e quais precisam ser mais explorados, ou
ainda, observar quais os estudantes que necessitam de reforço e intervenção
pedagógica.
Tanto
nas atividades que tem um registro, como nas que serão observadas, os professores
mapeiam os saberes utilizando uma pauta em formato de tabela. O coordenador
pedagógico, os diretores, técnicos educacionais e professores utilizam o
registro dessa avaliação inicial para planejar projetos e ações voltadas para
melhoria do ensino e aprendizagem, o que requer um acompanhamento sistemático
de cada aluno, da turma e do resultado das ações executadas ao longo do ano
letivo.