A educadora de apoio
Josilene Quidute e os professores das turmas do Ensino Fundamental I, do 2º ao
5º ano, estão radiantes. O motivo? 100% dos alunos apresentaram as atividades
de férias devidamente resolvidas, um compromisso assumido na final do ano
letivo quando cada estudante recebe seu trabalho para ser feito no período de
férias e devolvido no primeiro dia de aula do próximo ano letivo.
Segundo a Educadora de
apoio, essa iniciativa surgiu da necessidade de ajudar os pais incentivar seus
filhos a realizarem atividades escolares também no período de férias, um
caminho para melhorar a aprendizagem e exercitar a mente. Uma experiência
vivida por muitos estudantes quando voltam das férias é a sensação de que se
esqueceram de tudo que foi aprendido. Pesquisas mostram que isso é realmente
verdade. Os resultados revelam que, pessoas que costumam manter o hábito de
exercitar seus cérebros continuamente, possuem mais conexões e variedades
neurais. A neurociência explica.
O trabalho de férias é uma boa
alternativa para que os alunos reduzam o tempo que passam fora da escola e não
prejudiquem sua memória e rendimento. Outro ponto importante é que ao realizar
essas atividades de leitura, escrita e matemática sem o auxílio do professor,
as crianças estão aprendendo a aprender e realizando estudo individual,
consequentemente, construindo sua própria autonomia. O impacto dessa inovação
na aprendizagem só poderá ser avaliado no final do ano letivo, analisando se
houve avanços significativos na proficiência de cada estudante, mas a boa
aceitação já pode ser comemorada. Parabéns!