segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

TRABALHO DE FÉRIAS: UMA INICIATIVA QUE DEU CERTO.


                        A educadora de apoio Josilene Quidute e os professores das turmas do Ensino Fundamental I, do 2º ao 5º ano, estão radiantes. O motivo? 100% dos alunos apresentaram as atividades de férias devidamente resolvidas, um compromisso assumido na final do ano letivo quando cada estudante recebe seu trabalho para ser feito no período de férias e devolvido no primeiro dia de aula do próximo ano letivo.
                     Segundo a Educadora de apoio, essa iniciativa surgiu da necessidade de ajudar os pais incentivar seus filhos a realizarem atividades escolares também no período de férias, um caminho para melhorar a aprendizagem e exercitar a mente. Uma experiência vivida por muitos estudantes quando voltam das férias é a sensação de que se esqueceram de tudo que foi aprendido. Pesquisas mostram que isso é realmente verdade. Os resultados revelam que, pessoas que costumam manter o hábito de exercitar seus cérebros continuamente, possuem mais conexões e variedades neurais. A neurociência explica.
                O trabalho de férias é uma boa alternativa para que os alunos reduzam o tempo que passam fora da escola e não prejudiquem sua memória e rendimento. Outro ponto importante é que ao realizar essas atividades de leitura, escrita e matemática sem o auxílio do professor, as crianças estão aprendendo a aprender e realizando estudo individual, consequentemente, construindo sua própria autonomia. O impacto dessa inovação na aprendizagem só poderá ser avaliado no final do ano letivo, analisando se houve avanços significativos na proficiência de cada estudante, mas a boa aceitação já pode ser comemorada. Parabéns!