sexta-feira, 9 de maio de 2014

RAFAEL E LYOHANA RECEBEM MEDALHA DE OURO DA OBMEP 2013 DAS MÃOS DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF.

                         
           A presidenta Dilma Rousseff participou, nesta quarta-feira (7), da premiação da 9º Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas (Obmep), no Rio de Janeiro (RJ). A Obmep 2013 envolveu 18,7 milhões de alunos de mais de 47 mil escolas de todo Brasil. Mais de 99,35% dos municípios foram representados.
                  Os alunos Rafael Evaristo e Liohana Maria, do 8º ano, viajaram ao Rio de Janeiro, acompanhados de seus pais para participarem da premiação da OBMEP 2013, pois foram contemplados com medalha de ouro nesta competição. Na sexta-feira, 09 de abril, o gestor Ivan recebeu no pátio o aluno Rafael que mostrou com orgulho a sua medalha para os colegas. Ivan enfatizou o trabalho da escola e dos professores, lembrando que um bom professor faz a diferença na vida dos seus alunos. Jaciara Pedro e Ângela Oliveira foram as professoras desses alunos no Ensino Fundamental I e Aparecida Medeiros e Iranete Andrade são as atuais professoras do Ensino Fundamental II (do 6º ao 8º ano).
                   Dilma Rousseff reconheceu a importância do ensino da matemática, o esforço de cada um dos medalhistas, ao obter essa capacidade de ter expertise, experiência, de serem bons, falando de forma simples, em matemática. “Tenho certeza que a maior riqueza do Brasil, e o Brasil é rico, que tem riqueza ou petróleo, mineiro, agricultura, industrial. A maior riqueza é o conhecimento de brasileiros e brasileiras", afirmou a presidenta.
          Ivan reafirmou na escola as palavras da presidenta enfatizando que esse é um momento especial para os estudantes, suas famílias e para a escola que reafirma o seu compromisso de promover educação pública de qualidade social para todos. O exemplo de Rafael e Liohana deve ser seguido pelos demais alunos, pois todos têm a capacidade de aprender.

         Rafael disse em depoimento que sentiu uma emoção muito grande, pois é um momento muito especial para os que conquistam medalha de ouro. Agradeço a escola por ter feita a sua parte em me preparar bem para participar dessa competição. Especialmente ofereço essa medalha aos meus pais por terem me apoiado em todos os momentos.  Deus, obrigado pela saúde e minha vida. Em 2014, estou comprometido em me esforçar para continuar sendo premiado em outras edições da OBMEP.

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO RECEBE PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA COMPANHIA VIAS DAS ARTES - SESC DE TRIUNFO.

        A Semana de 12 a 16 de maio estará recheada de novidades para os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Escola Tomé Francisco. Na programação, contação de estórias, encontro com escritores, teatro, mesa de glosa, repentista, aboiador e embolador e apresentações de Reisado dos Vieiras, Caretas de Triunfo, teatro de bonecos, além de ações formativas para estudantes e professores. A equipe gestora realizou uma reunião para dividir responsabilidades e apoiar os profissionais de Triunfo, dando o suporte necessário para realização do evento. A divulgação será feita para os alunos, pais e comunidade.

  
PROGRAMAÇÃO – VIAS DAS ARTES NA TOMÉ.
ENSINO FUNDAMENTAL I – TURNO – MANHÃ.

DATA- 12/05
DATA- 13/05
DATA – 14/05
DATA – 15/05
DATA-16/05
Turmas -1º e 2º ano
Turmas – 3º/ 4º/5º ano.
Turmas – 1º e 2º ano.
Turmas – 3º/ 4º/ 5º ano.
Todas as turmas da manhã.
Horário –
A partir das 8 horas
Horário –
A partir das 8 horas
Horário –
A partir das 8 horas
Horário –
A partir das 8 horas
10 horas
Contação de Estória e encontro com o escritor Alexandre Moraes.
Contação de Estória e encontro com o escritor Alexandre Moraes.
Contação de Estória e encontro com a escritora Joana Darc.
Contação de Estória e encontro com a escritora Joana Darc.
Teatro de bonecos.

ENSINO FUNDAMENTAL II – TURNO MANHÃ.

DATA- 12/05
DATA- 13/05
DATA – 14/05
DATA – 15/05
DATA-16/05
Turmas – 6º A/ 6º B/ 7º A/ 7º B/ 8º ANO A.
Turmas – 6º A/ 6º B/ 7º A/ 7º B/ 8º ANO A.

____________

___________
Turmas – 6º A/ 6º B/ 7º A/ 7º B/ 8º ANO A.
Horário –
A partir das 8 horas
Horário –
A partir das 8 horas

___________

____________
10 horas
Intervenção Poética com Poetiza Jéssica Caitano.
Intervenção Teatral com Matheus e Catirina.

____________

____________
Teatro de bonecos.

ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO – TARDE.
       
DATA- 12/05
DATA- 13/05
DATA – 14/05
DATA – 15/05
DATA-16/05
Turmas – 8º B/ 9º/ 1º A/ 1º B/ 1º C/ 2º A/ 2º B/ 2º C/ 3ºA/ 3º B.
Turmas – 8º B/ 9º/ 1º A/ 1º B/ 1º C/ 2º A/ 2º B/ 2º C/ 3ºA/ 3º B.
GRUPO 1- 8º B/ 9º/ 1º A/ 1º B/ 1º C
GRUPO 2- 2º A/ 2º B/ 2º C/ 3ºA/ 3º B.
GRUPO 1- 8º B/ 9º/ 1º A/ 1º B/ 1º C
GRUPO 2- 2º A/ 2º B/ 2º C/ 3ºA/ 3º B.
GRUPO 1- 8º B/ 9º/ 1º A/ 1º B/ 1º C
GRUPO 2- 2º A/ 2º B/ 2º C/ 3ºA/ 3º B.
Horário –
A partir das 14 horas
Horário –
A partir das 14 horas
GRUPO 1 – 13H
GRUPO 2 – 16H
GRUPO 1 – 13H
GRUPO 2 – 16H
GRUPO 1 – 13H
GRUPO 2 – 16H
Intervenção Poética com Poetiza Jéssica Caitano.
Intervenção Teatral com Matheus e Catirina.
REISADO DOS VIEIRAS E CARETAS DE TRIUNFO.
Tadeu Lino em seu tempo – exibição de curta e encontro com artesão.

Mesa de Glosa com Dedé Monteiro.

Repentista, aboiador e embolador com Maria Alice Amorim.


AÇÕES FORMATIVAS – CONTRATURNO- MANHÃ.

DATA – 12/05
DATA – 13/ 05
DATA – 12 a 16/05
DATA – 14 A 16/05
PÚBLICO – Ensino Médio, estudantes de Literatura e professores.
PÚBLICO – Ensino Médio, estudantes de Literatura e professores.
PÚBLICO - seleção de 15 alunos a partir de 14 anos.
PÚBLICO - seleção de 30 alunos a partir de 14 anos.
Turmas – 1º A/ 1º b/ 1º C /2º A.
A partir das 8 h.
Turmas – 2 B/ 2º C/ 3º A/ 3º B.
A partir das 8 h.
Horário – 8 às 12h.
Horário – 8 às 12h.
Palestra: Pelejas em Rede – oral, impresso, digital na poética da oralidade.

MARIA ALICE AMORIM.
Palestra: Pelejas em Rede – oral, impresso, digital na poética da oralidade.

MARIA ALICE AMORIM.
 OFICINA DE EMBOLADA COM CLÉSSIO RIMAS.
OFICINA DE MOTES COM DEDÉ MONTEIRO.

FAMÍLIA AVALIA E PARTICIPA DO PROCESSO DE GESTÃO DA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO.

Escola Tomé Francisco utiliza questionário de avaliação para promover a participação dos pais no processo de gestão democrática, fortalecendo sua autonomia.
                   A autonomia da escola se amplia com ações de incentivo à participação e, também, com a criação de mecanismos de construção coletiva do Projeto Político Pedagógico. Ter autonomia implica conhecer diferentes pontos de vista e argumentar a respeito de idéias e decisões. O diálogo entre docentes, equipe gestora e família favorece a melhor qualidade da educação na escola e o sucesso do aluno.
                Para favorecer a participação dos pais de forma transparente e espontânea, superando o entrave da “ pseudoparticipação”, o gestor Ivan organizou um questionário para que a família, na reunião realizada no dia 29 de abril, tivesse a oportunidade de opinar sobre o trabalho da equipe em 10 itens: recepção e atendimento pelos profissionais , qualidade da educação ofertada, comunicação escola/ comunidade, planejamento do PPP, projetos didáticos e pedagógicos ,participação em reuniões e eventos, atividades complementares no contraturno, regimento interno, ambiente escolar, aplicação dos recursos financeiros. No verso do questionário, os pais ainda poderiam escrever algum comentário ou fazer por escrito perguntas e ou reclamações e reivindicações.
            A participação foi voluntária.  186 pais responderam ao questionário. A consolidação do resultado comprovou o empenho da instituição em promover a gestão democrática, computando grande aceitação do trabalho realizado.  Na Tomé há presença forte de liderança. As ações são coordenadas, integradas e planejadas coletivamente e todos os segmentos têm o direito de se posicionar.  “Fiquei muito feliz com o resultado da consolidação da avaliação feita pelos pais. A escola Tomé Francisco tem focado seu trabalho no sucesso e bem-estar do aluno e na realização dos sonhos, objetivos e metas coletivas. Faço questão de responder aos pais algumas questões postas nos comentários que, aliás, apresentaram poucas dúvidas e ou críticas”. Disse o gestor Ivan.

           Conheça os resultados consolidados em gráfico.  (os questionários estão arquivados na escola).



sexta-feira, 2 de maio de 2014

ESTA INSTITUIÇÃO DE ENSINO EXERCENDO A SUA FUNÇÃO SOCIAL CONVOCA MAIS UMA VEZ A FAMÍLIA PARA A ESCOLA

Como sempre, pudemos comprovar com propriedade a participação e o envolvimento dos pais com nossa escola

Na última quarta-feira, dia 29 de maio do ano em curso, esta escola recebeu as famílias dos alunos, representadas por pais, mães ou responsáveis para tratar de assuntos referentes ao cotidiano escolar, colocando-os a par de vários acontecimentos que irão ocorrer em breve na escola.
Este encontro teve como principais objetivos, promover o diálogo entre pais e escola sobre as necessidades de intervenção em algumas turmas em relação ao desempenho escolar, compromisso com os estudos e disciplina; traçar metas em conjunto visando a divisão de responsabilidades entre gestão, professores e família em busca de uma educação que produza bons resultados para todos os alunos; informar o resultado bimestral, através da entrega de boletins e inteirá-los sobre o calendário e suas alterações por causa da copa do mundo no Brasil.
Iniciou-se a reunião na quadra onde o Gestor Ivan desejou as boas vindas e expôs o objetivo da mesma, discorrendo sobre vários assuntos entre eles, Regimento escolar – Importância do cumprimento da s regras; Comissão de formatura do 3º Ensino Médio; Frequência e participação no reforço escolar; Progressão parcial.
Dando continuidade, os pais dirigiram-se para a sala para o encontro com os professores. Em primeiro lugar foi entregue uma mensagem de Páscoa que foi comentada por todos. Em seguida foi realizada uma atividade reflexiva de avaliação intitulada: Que tipo de pai/mãe estou sendo na escola? Depois houve uma conversa franca entre pais e professores e foram atendidos os casos particulares.
Ficamos muito satisfeitos com a participação dos pais nesta reunião e lamentamos por aqueles que não compareceram. Mais uma vez percebemos que a parceria entre escola e família funciona de maneira eficaz nesta escola.























Parabéns pais e mães da nossa clientela, continuem nesta linha que o nosso sucesso permanecerá.





Blog da Sabrina participa de oficina sobre Fato e Opinião



Nesta quarta-feira (30) a Escola premiada Tomé Francisco da Silva, situada no Distrito Lagoa da Cruz, Quixaba PE, realizou a primeira etapa do Projeto Fato e Opinião onde discute com os alunos do 5º Ano sobre atualidades, informações e mídias. O tema foi debatido com a presença da Jornalista Sabrina Barbosa (que escreve este blog), onde participou de uma mesa redonda, respondendo as indagações da turma sobre as diferenças entre fatos e opiniões. Os alunos, que são leitores do BLOG perguntaram sobre vários assuntos entre eles sobre a responsabilidade que o blog tem no processo de formar opiniões.
" Existem vários blogs de notícias que não tem a produção de um profissional da área, portanto sem credibilidade ao meu ver. No meu caso, sou jornalista por formação, e de fato e de direito sou formadora de opinião. O jornalista que escreve blogs deve estar mais atento às suas responsabilidades, pois não está em uma conversa coloquial.No caso do blog tenho total responsabilidade e assumo o que divulgo, pois tenho uma formação técnica, teórica e ética para exercer esta profissão. Portanto, sei bem qual é o meu papel social enquanto profissional do jornalismo." Destacou Sabrina.
A jornalista e blogueira ainda frisou aos alunos que não é a dona da verdade, mas "precisa provocar o debate e fazer a sociedade repensar sobre alguns assuntos."
Sabrina Barbosa é ex aluna da escola Tomé Francisco da Silva, e segundo a jornalista, a ETFS foi a porta de entrada para a profissão que exerce hoje. " Foi aqui nesta escola que usei o microfone pela primeira vez e desde então não mais o larguei. Minha desenvoltura com o microfone e postura pública foi aperfeiçoada nesta escola". Destacou.

Retirado de:http://www.blogdasabrinabarbosa.com.br/2014/05/blog-da-sabrina-participa-de-oficina.html

MAIS FOTOS









quarta-feira, 30 de abril de 2014

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALUNOS E PROFESSORES DA TOMÉ ESCREVENDO O FUTURO




As oficinas da Olimpíada de Língua Portuguesa já começaram na Tomé Francisco. Como ação inicial foi realizada uma formação com os professores de Língua Portuguesa, sob a coordenação da educadora de apoio Prof. Socorro Santos e da Diretora adjunta Rosineide Alves. Para motivar os professores foram exibidos vídeos da semifinal de olimpíadas anteriores e a professora Cristiane Patrícia deu um depoimento sobre sua participação em 2012,  como professora semifinalista com duas alunas, uma no gênero Memórias Literárias, e outra no gênero poema.

Em seguida, foi feita uma análise do material de apoio da Olimpíada, dos manuais digitais, vídeos e textos de apoio. Foi discutida a importância da realização da sequência didática proposta, da situação de comunicação e da reescrita dos textos em busca do aprimoramento da escrita final. Os professores receberam o diário de Bordo, para registro dos melhores momentos e dos desafios enfrentados durante o percurso.
Nesta semana iniciaram-se os trabalhos em sala de aula com os alunos, onde os professores apresentaram a Olimpíada, seus objetivos, o regulamento, o percurso que todos irão percorrer. Alunos e professores demonstram estarem animados para enfrentar mais uma disputa em busca da premiação final.

A redação tem como tema O LUGAR ONDE VIVO, portanto, além de promover a aprendizagem do aluno em leitura e escrita, propiciará a integração dos mesmos com o meio em que vivem colaborando na construção da identidade e da história de sua comunidade.

VAMOS ENFRENTAR COM GARRA ESTE DESAFIO!!!

Acesse o regulamento e os materiais da Olimpíada em:  https://www.escrevendoofuturo.org.br/  



A CORRIDA PARA O ENEM JÁ COMEÇOU: ALUNOS DA TOMÉ NO PREVUPE

13 alunos da  ESCOLA TOMÉ FRANCISCO  estão participando, na cidade de Serra Talhada,  do Cursinho  pré-vestiibular da UPE (Universidade de Pernambuco) – o PREVUPE. Eles disputaram vagas com estudantes de todo o estado, através de processo classificatório, que incluiu prova eliminatória e classificatória, abrangendo conteúdos de: Português Matemática, Física, Química, História, Geografia e Biologia.
Prevupe – É um projeto de extensão, criado em 1999 e instituído pela UPE, que oferece cursos preparatórios para o vestibular a alunos matriculados regularmente na rede estadual de ensino.  Este ano, 24 mil estudantes se inscreveram no processo seletivo do programa que dispõe 9.240 vagas distribuídas em 34 municípios do Estado. As aulas começaram no dia 12 e se estenderão até dezembro, sendo aos sábados em horário integral e aos domingos em turno parcial.
O programa objetiva reforçar e ampliar os conhecimentos dos alunos das escolas da rede pública de ensino e egressos que pretendam concorrer às vagas dos programas de graduação, através de vestibulares ou de outros processos seletivos.
 As aulas ocorrerão de abril a dezembro, sendo aos sábados em horário integral e aos domingos em turno parcial.
PARABENIZAMOS a iniciativa desses alunos, vocês estão no caminho certo, em busca de um futuro promissor!


sexta-feira, 25 de abril de 2014

PROFESSORES APROFUNDAM SEUS CONHECIMENTOS SOBRE AVALIAÇÃO DO SAEPE EM ENCONTRO PROMOVIDO PELA EQUIPE DA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO.

             Na quarta-feira, dia 23 de abril, a equipe gestora e coordenadoras promoveram um encontro com os objetivos de:
ü  Conhecer os Padrões de Desempenho Estudantil entendendo a sua composição e definição, percebendo  que os mesmos dão indicação do caminho para o êxito e a qualidade da aprendizagem do estudante.
ü  Analisar os resultados obtidos no SAEPE 2013 e traçar ações estratégicas para alcançar as metas de resultados satisfatórios para 2014.
ü  Refletir com base no diagnóstico da escola, mapeando necessidades para estabelecer prioridades e determinar que tipo de ações devem ser implementadas para que em 2014 o estudante atinja o potencial que dele se espera.
          O encontro foi muito dinâmico. Na acolhida, um cartão desejando FELIZ PÁSCOA e claro, chocolate para adoçar o dia. A metodologia incluiu cartazes, textos, slides,  trabalho em grupo e muita reflexão. A equipe de professores, de todas as áreas e modalidades de ensino, compreendeu que Os Padrões de Desempenho são categorias definidas a partir de cortes numéricos que agrupam os níveis da Escala de Proficiência, com base nas metas educacionais estabelecidas pelo SAEPE. Esses cortes dão origem a quatro Padrões de Desempenho – ELEMENTAR I, ELEMENTAR II, BÁSICO E DESEJÁVEL -, os quais apresentam o perfil de desempenho dos estudantes. Com esse conhecimento, os professores entenderam a importância de planejar ações pedagógicas considerando o nível de desempenho de cada estudante.
         “Ler em todas as disciplinas- os desafios de ler e compreender”. Um tema bastante discutido no encontro, o qual convidou os professores de todas as áreas a explorar diferentes gêneros e procedimentos de estudo, incluindo na sua prática o trabalho com os descritores de leitura das avaliações externas.
        Comemorar os resultados do SAEPE 2013 também fez parte da programação do encontro. O gestor Ivan fez uma apresentação dos resultados de desempenho e participação dos estudantes, comparou os avanços e retrocessos da Escola Tomé Francisco em relação a outras escolas. O grupo demonstrou motivação para elaborar o Plano de Intervenção para 2014, principalmente em focar esforços maiores para superar os entraves do Ensino Médio.
        Assuntos da agenda bimestral também fizeram parte da pauta. Planejamento da reunião de pais, agendamento do Projeto de Leitura, programação para a COPA, comemoração do dia das mães e ainda regras do regimento interno que precisam do envolvimento de todos.

      “ A escola ideal, que atenda à formação de cada um individualmente, não existirá nunca. Mas estabelecer que esse é o horizonte aumenta as chances de acertar o caminho”. (Antoni Zabala) Coletivamente, temos planejado estratégias para encontrar o caminho de promover educação de qualidade, palavras do gestor Ivan.