Na quarta-feira,
dia 23 de abril, a equipe gestora e coordenadoras promoveram um encontro com os
objetivos de:
ü
Conhecer os Padrões de Desempenho Estudantil
entendendo a sua composição e definição, percebendo que os mesmos dão indicação do caminho para o
êxito e a qualidade da aprendizagem do estudante.
ü
Analisar os resultados obtidos no SAEPE 2013 e
traçar ações estratégicas para alcançar as metas de resultados satisfatórios
para 2014.
ü
Refletir com base no diagnóstico da escola,
mapeando necessidades para estabelecer prioridades e determinar que tipo de
ações devem ser implementadas para que em 2014 o estudante atinja o potencial
que dele se espera.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7nQcactaPbPv4DGb9t-oVfzvq-3FS-ueqOVJ75-XCqsomV3JedV50xEe1_xC26vN1MDMRfEp6CSVpPZ_NxHtXc2pW-mOEZ3udExdlapEEpOezQNkDBhRN214FJVOhprJP418z1BwiV5Mp/s1600/DSC00693.JPG)
O encontro foi muito
dinâmico. Na acolhida, um cartão desejando FELIZ PÁSCOA e claro, chocolate para
adoçar o dia. A metodologia incluiu cartazes, textos, slides, trabalho em grupo e muita reflexão. A equipe
de professores, de todas as áreas e modalidades de ensino, compreendeu que
Os Padrões de Desempenho são categorias
definidas a partir de cortes numéricos que agrupam os níveis da Escala de
Proficiência, com base nas metas educacionais estabelecidas pelo SAEPE. Esses
cortes dão origem a quatro Padrões de Desempenho
– ELEMENTAR I, ELEMENTAR II, BÁSICO E DESEJÁVEL -, os quais
apresentam o perfil de desempenho dos estudantes. Com esse conhecimento, os
professores entenderam a importância de planejar ações pedagógicas considerando
o nível de desempenho de cada estudante.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsscQEj2gYdCFXohIEOBAc6mswOdqRGnEzqSePnkFJps8ropbPAv3vNwTHrfmivRDQh0mf7eG6p6eCWBG5EbznrxUx9Kdp4QmbCEm1SPH3hBIyk2RWw76CeHXkSzkMIKS5j3USo2TvVnXe/s1600/DSC00696.JPG)
“Ler em todas as
disciplinas- os desafios de ler e compreender”. Um tema bastante discutido no
encontro, o qual convidou os professores de todas as áreas a explorar
diferentes gêneros e procedimentos de estudo, incluindo na sua prática o
trabalho com os descritores de leitura das avaliações externas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgK1TIrb_96RqESQk-9z1A-flNpRBrhzJ2GooqEBcpYXxAZbwW_fop2hi0aKDWO0xPaiXkCBBkMzfHeY81yxKq7OxEyPGZ3D6Edof7YyKNwYOEJjHn-V2NGLXJ7v1wqDzhuuRGtvRGwkcnV/s1600/DSC00703.JPG)
Comemorar os resultados
do SAEPE 2013 também fez parte da programação do encontro. O gestor Ivan fez
uma apresentação dos resultados de desempenho e participação dos estudantes,
comparou os avanços e retrocessos da Escola Tomé Francisco em relação a outras
escolas. O grupo demonstrou motivação para elaborar o Plano de Intervenção para
2014, principalmente em focar esforços maiores para superar os entraves do
Ensino Médio.
Assuntos da agenda
bimestral também fizeram parte da pauta. Planejamento da reunião de pais,
agendamento do Projeto de Leitura, programação para a COPA, comemoração do dia
das mães e ainda regras do regimento interno que precisam do envolvimento de
todos.
“ A escola ideal, que
atenda à formação de cada um individualmente, não existirá nunca. Mas
estabelecer que esse é o horizonte aumenta as chances de acertar o caminho”.
(Antoni Zabala) Coletivamente, temos planejado estratégias para encontrar o
caminho de promover educação de qualidade, palavras do gestor Ivan.