Escola Tomé Francisco utiliza questionário de avaliação para promover a
participação dos pais no processo de gestão democrática, fortalecendo sua
autonomia.
A autonomia da escola se
amplia com ações de incentivo à participação e, também, com a criação de
mecanismos de construção coletiva do Projeto Político Pedagógico. Ter autonomia
implica conhecer diferentes pontos de vista e argumentar a respeito de idéias e
decisões. O diálogo entre docentes, equipe gestora e família favorece a melhor
qualidade da educação na escola e o sucesso do aluno.

Para favorecer a participação
dos pais de forma transparente e espontânea, superando o entrave da “
pseudoparticipação”, o gestor Ivan organizou um questionário para que a
família, na reunião realizada no dia 29 de abril, tivesse a oportunidade de
opinar sobre o trabalho da equipe em 10 itens: recepção e atendimento pelos
profissionais , qualidade da educação ofertada, comunicação escola/ comunidade,
planejamento do PPP, projetos didáticos e pedagógicos ,participação em reuniões
e eventos, atividades complementares no contraturno, regimento interno,
ambiente escolar, aplicação dos recursos financeiros. No verso do questionário,
os pais ainda poderiam escrever algum comentário ou fazer por escrito perguntas
e ou reclamações e reivindicações.
A participação foi voluntária. 186 pais responderam ao questionário. A
consolidação do resultado comprovou o empenho da instituição em promover a
gestão democrática, computando grande aceitação do trabalho realizado. Na Tomé há presença forte de liderança. As
ações são coordenadas, integradas e planejadas coletivamente e todos os
segmentos têm o direito de se posicionar.
“Fiquei muito feliz com o resultado da consolidação da avaliação feita
pelos pais. A escola Tomé Francisco tem focado seu trabalho no sucesso e
bem-estar do aluno e na realização dos sonhos, objetivos e metas coletivas.
Faço questão de responder aos pais algumas questões postas nos comentários que,
aliás, apresentaram poucas dúvidas e ou críticas”. Disse o gestor Ivan.
Conheça os resultados consolidados em
gráfico. (os questionários estão
arquivados na escola).