SALA 1: CASSANDRA LOPES
SALA 2: KÊNIA, E IRANETE
TARDE: ENSINO MÉDIO
SALA 1: SOCORRO FRANCISCO
SALA 2: ADRIANA MEDEIROS
A ideia de trabalhar com temas cotidianos e atuais, atende às exigências da LDB nº9394/96 e do currículo de Pernambuco alinhado a BNCC (Base Nacional Curricular comum).
Ao discutir temas atuais, o aluno deixa de ser mero expectador, e passa a ter um papel fundamental como agente que pode sugerir e resolver problemas que impactarão sua vida e a sociedade na qual está inserido. Ao Aproximar o dia da dia do aluno ao conhecimento científico a escola e seus atores favorecem uma aprendizagem significativa e protagonista.
Quando se trata de alunos do Ensino Médio, aspectos sobre atualidades têm sido uma constante em questões das provas dos últimos anos do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), de outros vestibulares e também concursos públicos.
“Tendo em vista a formação de cidadãos críticos reflexivos e atuantes, a sala temática: “ATUALIDADES:OLHOS NO PRESENTE E FOCO NO FUTURO” preparou uma metodologia recheada de estratégias que favorecem a leitura sob diversas óticas e a análise de conteúdos que permeiam o cotidiano dos estudantes. Entre os objetivos desta proposta estão:
-Favorecer a compreensão e fruição leitora por meio de temas atuais;
-Discutir temas polêmicos do cotidiano, posicionando – se com argumentos plausíveis.
- Reconhecer os argumentos apresentados na defesa de uma posição, avaliando a pertinência das informações que os fundamentam.
As estratégicas metodológicas estão descritas a seguir:
1º momento: 1º DIA - Lendo, problematizando e se posicionando:
I-Apresentação da oficina temática ( objetivos,avaliação, contrato didático).
-Apreciação e contextualização das músicas: Como uma onda de Lulu Santos; e Metamorfose ambulante de Raul Seixas;
-Leitura e discussão de textos;
-Debate regrado acerca dos temas abordados (Cada equipe sinaliza com uma placa se curte ou não curte o tema de cada texto, apresentando argumentos);
II- Apreciação e discussão de vídeos sobre a crise da Venezuela e os avanços da neurociência, Os benefícios da conquista da lua no cotidiano das pessoas.
· Questionamentos sobre os vídeos.
2º momento: Contextualizando e produzindo ( 2º dia)
· Organização para os trabalhos em grupo
-Produção de uma página de rede social ( Facebook , instagran).
-Cada equipe produzirá uma página de facebook ou instagran abordando os temas discutidos.
-Produção de um infográfico sobre a crise da Venezuela.
-Produção de notícias sobre os temas abordados.
-Produção e releitura de charges
-Socialização dos trabalhos e avaliação das oficinas.