sábado, 13 de maio de 2017

HORÁRIO DO PROJETO DE LEITURA "O PRAZER DE LER" E "LITERATE"




Uma homenagem da Escola Tomé Francisco às Mães


POLÍCIA MILITAR MINISTRA PALESTRA SOBRE EDUCAÇÃO FAMILIAR NA REUNIÃO DE PAIS DA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA

Transformar a reunião de pais em um momento produtivo é sempre um desafio para a equipe da Escola Tomé Francisco da Silva que conta sempre com a participação da família na instituição. Dessa forma, sempre que possível, a escola deve ser uma referência para as famílias, ajudando-as a compreender melhor os filhos e a realidade.   
Na reunião do dia 09 de maio, com os pais dos estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, no turno tarde, na quadra poliesportiva, a ideia foi de  levantar o debate sobre as questões sociais e culturais mais presentes no cotidiano da comunidade por meio da promoção da palestra “ A importância da educação familiar para a sociedade”, ministrada pelo sargento Miguel.A palestra faz parte de uma série de atividades de conscientização da população, desenvolvida Polícia Militar. Uma forma de, por meio da informação e da análise, favorecer a transformação do entorno. 
Com uma metodologia dinâmica de interação o sargento Miguel trabalhou a temática das causas de acidentes envolvendo jovens. Além de conscientizar para os riscos da soma de consumo de bebida alcoólica e direção.
No segundo momento, ainda na quadra, o gestor Ivan apresentou resultados de concursos e do SAEPE, divulgou algumas ações previstas para o II Bimestre e reforçou a importância do acompanhamento dos pais na vida escolar dos seus filhos.
O ultimo momento aconteceu nas salas de aula com os professores que analisaram com os pais o resultado da avaliação diagnóstica de cada turma, conversaram sobre o ensino e aprendizagem e entregaram o boletim com as notas do I bimestre.

Escola foi criada para servir à sociedade. Por isso, ela tem a obrigação de prestar contas do seu trabalho, explicar o que faz e como conduz a aprendizagem das crianças e jovens, criando mecanismos para que a família acompanhe a vida escolar dos filhos. A reunião contou com mais de 95% de participação dos pais.





terça-feira, 9 de maio de 2017

Grêmio Estudantil escola Tomé Francisco



A interdisciplinaridade via intertextualidade foi tema da reunião de professores da Escola Tomé Francisco

No dia 02 de maio, os gestores e coordenadores da Escola Tomé Francisco da Silva realizaram uma reunião com os professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, envolvendo todas as disciplinas, com os seguintes objetivos:
·         Analisar o desempenho geral da escola na Avaliação diagnóstica proposta pela GRE e planejar intervenções em todas as disciplinas;
·         Reconhecer a importância do projeto de leitura como uma proposta escolar que se situe além das preocupações alienantes e individualistas do currículo tradicional, mostrando a importância de se articular as diferentes áreas do conhecimento por meio da leitura.
          Trabalhar coletivamente exige uma mudança de mentalidade que supere o individualismo tão peculiar à nossa cultura ocidental e tão arraigada no currículo tradicional. Para a coordenadora Josilene Quidute, o trabalho coletivo que é proposto nos Projetos de Leitura visa incentivar a leitura dos estudantes na interface de múltiplos conhecimentos.

Durante a manhã, o grupo refletiu sobre a importância do trabalho coletivo a partir da interpretação do poema de João Cabral de Melo Neto “Tecendo a Manhã”. Em seguida houve a leitura detalhada dos gráficos que apresentavam os resultados da avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e matemática de cada turma. E por fim, coletivamente, após identificar as habilidades críticas, os professores se reuniram em grupo, de acordo comas disciplinas, para planejar as oficinas do Projeto O Prazer de Ler e o Projeto LITERART.





SEE divulga resultado final do Concurso Água: Juntos vamos Preservar – ano 3.

Escola Tomé Francisco conquista 04 premiações.


            A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) acaba de divulgar o resultado final da terceira edição do Concurso Água: Juntos vamos Preservar. O certame, realizado em parceria com a Compesa e o Shopping RioMar, é voltado para estudantes dos ensinos fundamental e médio e tem o objetivo de estimular as boas práticas e apresentar as propostas dos estudantes sobre o uso sustentável e racional da água em Pernambuco.


            Os trabalhos vencedores serão expostos no Shopping RioMar, entre os dias 06 e 11 de junho, e integrarão a programação da Semana do Meio Ambiente. A cerimônia de entrega da premiação será realizada no centro de compras, no dia 06 de junho.





sexta-feira, 5 de maio de 2017

Publicado o Edital do Enem 2017

O Edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 10, e traz todas as regras e as novidades que marcam esta edição. O Exame passa a ser realizado em dois domingos consecutivos, 5 e 12 de novembro, de acordo com a vontade da maioria dos participantes da Consulta Pública realizada entre janeiro e fevereiro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estima a participação de 7,5 milhões de participantes. O Enem deixa de certificar o Ensino Médio, tarefa que volta a ser cumprida pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), próprio para essa finalidade.

Inscrições e taxa - As inscrições para o Enem 2017 devem ser feitas entre 8 e 19 de maio pela Página do Participante. Já o pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até 24 de maio. O valor da inscrição passa a ser de R$ 82. O aumento corrige o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) não aplicado nos últimos anos. Estão isentos do pagamento da taxa: estudantes de escolas públicas concluintes do ensino médio em 2017; participantes carentes, de acordo com o CadÚnico (Dec. nº 6.135/2007); estudantes que se enquadrarem às exigências da Lei nº 12.799/2013.

Provas - A redação passa a ser aplicada no primeiro dia de provas, 5 de novembro, juntamente com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências da Humanas e suas Tecnologias. Com isso, o primeiro dia passa ter a maior duração: 5 horas e 30 minutos. No segundo dia, 12 de novembro, com 4 horas e 30 minutos de duração, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Segurança - Além de todos os instrumentos já adotados, o Inep estreia mais um item de segurança nesta edição: Cadernos de Questões personalizados com nome e número de inscrição do participante, o que facilitará a identificação de possíveis fraudadores. Os Cadernos de Questões seguem tendo cores diferentes, mas não será mais necessário assinalar a cor correspondente no Cartão Resposta. O participante segue tendo que transcrever a frase de segurança do Caderno de Questão para o Cartão Resposta. O Cartão Resposta vira encartado no Caderno de Questões.
Atendimento Especializado - Um novo recurso de acessibilidade começa a ser oferecido, em caráter experimental, no Enem 2017. Os participantes surdos ou deficientes auditivos poderão participar de aplicação experimental de um dispositivo em vídeo contendo questões traduzidas em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Outra novidade é em relação ao tempo adicional, que não poderá mais ser solicitado na hora da prova, mas apenas no ato da inscrição. O recurso é uma exclusividade de participantes deficientes ou com outra condição especial.

Atendimento Específico - A inclusão da opção Outra Condição Específica é outra novidade e contemplará participantes que não se enquadram nos requisitos necessários ao  atendimento especializado, mas precisam de algum recurso para a prova, considerando um rol de CID´s. Com provas apenas nos domingos, deixa de ser oferecido o atendimento específico para sabatistas, participantes que guardam o sábado por questões religiosas.

Laudos - A inserção de laudo comprobatório que motivou a solicitação de atendimento especializado deverá ser feita no ato da inscrição. O resultado da análise do laudo deverá ser consultado na Página do Participante. Em caso de indeferimento, o Inep comunicará ao participante para o envio de um novo documento. O participante terá três dias para inclusão de um novo documento (recurso) para análise. Em caso de indeferimento, será retirada a solicitação de tempo adicional.
O participante com transtorno global do desenvolvimento (dislexia, discalculia e déficit de atenção) que não tiver laudo médico comprobatório poderá apresentar declaração ou parecer com o nome completo do participante, emitida por entidade ou profissional habilitado na área da saúde, com a descrição do transtorno, bem como a identificação da entidade ou profissional declarante, com assinatura e carimbo. Em caso de indeferimento de solicitações exclusivas de atendimento para dislexia, interprete de libras e discalculia, que não inclua solicitação de tempo adicional, será retirado todo o atendimento solicitado, devido à correção diferenciada da redação.

Ausência – O participante que obtiver a isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2017 e não comparecer para a realização das provas nos dois dias de aplicação, e desejar solicitar nova isenção do pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2018, deverá justificar sua ausência no sistema de inscrição de 2018. A justificativa deverá ser realizada, obrigatoriamente, mediante a inserção de atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência que comprove e justifique a ausência no Exame. Não será aceita declaração emitida pelo próprio participante.


Entenda os critérios para isenção
O participante que estiver concluindo o Ensino Médio na rede pública de ensino em 2017 terá isenção automática da taxa de inscrição. Outros dois critérios de isenção, e que devem ser solicitados, são baseados no Decreto  6.135/2007, sobre o cadastro de famílias de baixa renda junto ao CadÚnico, e a Lei 12.799/2013, sobre a isenção da taxa de inscrição em processos seletivos de instituições federais de ensino superior.
No caso de opção pelo Decreto, o participante deverá indicar se está ou não inscrito no CadÚnico. Se está no cadastro, deverá inserir seu NIS ou declarar que está cadastrado.
Caso ainda não possua o número do NIS, o sistema disponibilizará uma declaração. Para quem informar o NIS o sistema fará as seguintes validações: se o NIS for encontrado a carência será deferida. Se o NIS for encontrado, mas é de outra pessoa ou já tiver sido utilizado, o sistema apresentará a mensagem “NIS cadastrado para outra pessoa no CadÚnico”.
Se o NIS não for encontrado ou for inválido, o participante receberá a mensagem “NIS não localizado”. Se o NIS for encontrado, mas for de pessoa não carente de acordo com o decreto, aparecerá a opção “Gerar GRU”. Para quem informar não ter o cadastro no CadÚnico o sistema gerará a GRU para o pagamento. A validação do NIS deverá ser feita de acordo com os dados da Receita Federal e os dados do CadÚnico.
No caso de opção pela Lei, a carência será concedida a partir da validação das informações prestadas pelo participante no questionário socioeconômico.




Destaque no site da SEDUC para o Novo Mais Educação da Tomé


fonte:http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=18&art=3488