No dia 02 de maio, os gestores e coordenadores da
Escola Tomé Francisco da Silva realizaram uma reunião com os professores do
Ensino Fundamental II e Ensino Médio, envolvendo todas as disciplinas, com os
seguintes objetivos:
·
Analisar o desempenho geral da escola na
Avaliação diagnóstica proposta pela GRE e planejar intervenções em todas as
disciplinas;
·
Reconhecer a importância do projeto de leitura
como uma proposta escolar que se situe além das preocupações alienantes e
individualistas do currículo tradicional, mostrando a importância de se
articular as diferentes áreas do conhecimento por meio da leitura.
Trabalhar
coletivamente exige uma mudança de mentalidade que supere o individualismo tão
peculiar à nossa cultura ocidental e tão arraigada no currículo tradicional.
Para a coordenadora Josilene Quidute, o trabalho coletivo que é proposto nos
Projetos de Leitura visa incentivar a leitura dos estudantes na interface de
múltiplos conhecimentos.
Durante a manhã, o grupo refletiu sobre a
importância do trabalho coletivo a partir da interpretação do poema de João
Cabral de Melo Neto “Tecendo a Manhã”. Em seguida houve a leitura detalhada dos
gráficos que apresentavam os resultados da avaliação diagnóstica de Língua
Portuguesa e matemática de cada turma. E por fim, coletivamente, após
identificar as habilidades críticas, os professores se reuniram em grupo, de
acordo comas disciplinas, para planejar as oficinas do Projeto O Prazer de Ler
e o Projeto LITERART.