sábado, 8 de novembro de 2014

ALUNOS DA TOMÉ: DO ENEM PARA A UNIVERSIDADE




Aos alunos e alunas que estão fazendo o ENEM      hoje e amanhã:






     Votos da equipe gestora,               coordenação pedagógica e           professores!

III AULÃO ENEM/SAEPE 2014: UMA AÇÃO BEM SUCEDIDA

A maratona rumo ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e ao SAEPE (Sistema de avaliação de PE) entra em sua reta final. Os alunos e alunas do 9º ano e 3º ano do Ensino Médio se preparam para enfrentar os exames com competência.







Hoje, o ENEM, dia 26 será a vez do SAEPE. Não foi fácil promover os aulões: fruto do esforço da gestão, dos professores, da equipe pedagógica, com o apoio de todos os funcionários da escola. E, como sempre acontece numa ação engajada, onde a força do coletivo supera as individualidades, os aulões foram um sucesso, na voz dos próprios alunos. Adjetivos como “maravilhoso”, “surpreendente”, “interessante”, “proveitoso” foram repetidos na avaliação feita por eles.

No aulão do último dia 06, quinta-feira, as professoras Jaciara Pedro e Juliette Henrique, de Língua Portuguesa e Josefa Aparecida e Caíque Figueiredo, de Matemática, trabalharam com a turma do 9º ano revisando os descritores mais críticos constatados no último teste feito pela turma. As professoras Socorro Souza e Rosineide Alves, de Língua Portuguesa e Josineide Quidute e Iranete Andrade, de Matemática reforçaram competências e habilidades do ENEM consideradas mais complexas e descritores do SAEPE em que foram constatadas mais dificuldade. Alguns lembretes quanto à redação do ENEM foram também postos em pauta.








Como motivação inicial foi exibido o vídeo: “A porquinha que não desiste de seus sonhos e objetivos”, disponível em  https://www.youtube.com/watch?v=MSry7-d2FAY  para deixar os alunos mais à vontade nesse momento em que estão de certa forma ansiosos por conta do ENEM. O vídeo gerou um debate saudável sobre o valor da persistência em busca dos sonhos. Levantar a autoestima em um momento como esse é fundamental.
Nossos PARABÉNS a todos que contribuíram para esta ação. E não ficamos por aqui: dia 20 teremos o último aulão para os alunos do 9º ano.
 Aos alunos fica a mensagem de Paulo Coelho: Ninguém gosta de pedir muito da vida porque tem medo da derrota. Mas quem deseja realizar um sonho, tem que olhar o mundo como se fosse um tesouro imenso que está ali à espera que seja descoberto e conquistado. O sucesso de vocês é também o nosso sucesso e da escola. 






quinta-feira, 6 de novembro de 2014

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA - A LÍNGUA EM MOVIMENTO

Estudantes do 5º ano aprendem a identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

                      Nas duas semanas finais de outubro, a professora Mônica e coordenadora Josilene, planejaram uma sequencia didática para trabalhar a habilidade de desenvolver nos alunos a habilidade de identificar quem fala no texto e a quem ele se destina, essencialmente, pela presença de marcas linguísticas. Para isso, foram selecionados textos que evidenciam eventos de letramento com larga utilização das variantes linguísticas, como exemplo, letras de música onde aparecem variantes de pronomes de tratamento, tirinhas, especialmente as de Chico Bento, revistas em quadrinhos, trechos de diário, narrativas, vídeos e slides com questões de múltipla escolha.

                   Como produto final, no dia 04/11, os alunos fizeram um trabalho em grupo sobre variação linguística. Um fenômeno que acontece com a língua e pode ser compreendida através das variações históricas e regionais. Em um mesmo país, com um único idioma oficial, a língua pode sofrer diversas alterações feitas por seus falantes. O português que é falado no Nordeste do Brasil pode ser diferente do português falado no Sul do país. Cada grupo ficou responsável em pesquisar sobre as variantes linguísticas de uma região do Brasil. Claro que um idioma nos une, mas as variações podem ser consideráveis e justificadas de acordo com a comunidade na qual se manifesta.

















segunda-feira, 3 de novembro de 2014

SARAU LITERARTE: SOCIALIZAÇÃO DE SABERES ATRAVÉS DA LITERATURA, DA ARTE E DA MÚSICA

“A poesia é a música da alma, e, sobretudo, de almas grandes e sentimentais.”
                                                                                                                                          Voltaire

Na última sexta-feira (31/10), a Escola Tomé Francisco vivenciou o 1º Sarau Literarte do Ensino Médio, na quadra de esporte da escola, que estava ornamentada de acordo com o momento. O evento faz parte do Projeto Literarte, projeto de leitura existente na escola desde 2002; este ano inovando com a realização do sarau. A proposta era unir diversão, fruição literária e socialização de conteúdos de Literatura do currículo do Ensino Médio. O Projeto Literarte surgiu da necessidade de preparar melhor os alunos para o enfrentamento do ENEM e dos vestibulares, através da abordagem dos conteúdos de Literatura numa perspectiva de formação de leitores proficientes, que buscam o conhecimento de mundo além da realidade, por meio dos clássicos literários brasileiros.
O sarau teve início às 13 horas, com a participação de 310 alunos. Cada turma teve a responsabilidade de preparar previamente uma exposição oral sobre um movimento literário, uma declamação em homenagem a um poeta do período contemplado e, o grupo musical, formado por alunos da escola ficou responsável por cantar músicas que dialogassem com o tema da exposição oral.
 A primeira turma a se presentar foi o 1º ano C, com o Estilo Barroco no Brasil, homenageando o poeta Gregório de Matos. Poemas do autor como “A mesma Dona Ângela” e “A Jesus Cristo Nosso Senhor” foram declamadas pelos alunos Kledson e Klécya. A exposição oral ficou por conta        de Geovana, Keldna, Aryele. A professora da turma é Juliette Henriques.
Em seguida foi a vez dos 1º anos A e B, da professora Jaciara.  Os alunos falaram sobre o Arcadismo, seu contexto histórico e características; homenagearam os poetas Cláudio Manoel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga, com os poemas Soneto e Lira XXI, respectivamente.  Os poemas foram declamados na voz de Rarycles e Érica Michelle e a exposição oral por Lílian, Lídhia, Pablo, Elvis, Sara, Ana Carolina, bianca e Letícia.          
O 2º ano A, da professora Silene, prestou homenagem ao poeta Álvares de Azevedo, com a declamação de seu poema “Lembrança de morrer”, pelos alunos Vinícius Miguel, Matheus e Ester. A exposição oral contemplou aspectos do estilo Arcadismo,           seu contexto histórico, artístico e cultural.  Os alunos Wedson, Francilene, Amanda, Viviane, alexia e Monize forma os expositores.  
O estilo Simbolismo foi tema da exposição do 2º ano B, da professora Socorro Souza. As alunas Yonara, Alane e Thaís  declamaram o poema “Violões que choram, de Cruz e Souza. Os alunos Sandriel, Fernanda e Valéria ficaram responsáveis por deixar os ouvintes a par das principais características e autores desse período da Literatura brasileira.
Em seguida, foi a vez do 2º ano C, também turma da professora Socorro Souza, que expôs para os presentes o Estilo de época Parnasianismo, movimento que se contrapôs ao Romantismo. As alunas Cecília e Isla declamaram o poema “Via Láctea, de Olavo Bilac, um retrato fiel do que foi o Arcadismo       . As alunas Josile, Sandy e Daniela fizeram a exposição oral.
Finalmente, as turmas do 3º ano A e B apresentaram para os ouvintes o Modernismo Brasileiro, focalizando a poesia de 30. Uma homenagem aos 50 anos da morte de Cecília Meirelles foi feita pelas alunas Natália, Mirelle, Whitney e Isabela (do 3º A) ao declamarem os poemas “Motivo”, “Retrato” e “Marcha”. As alunas Júlia, Karolayne, Martana e o aluno Tiago fizeram a exposição oral sobre a poesia modernista e seu caráter inquietante, do ponto de vista social, filosófico e romântico.
O 3º ano A contemplou a vida e obra dos poetas Vinícius de Morais, Carlos Drummond  de Andrade e Cecília Meirelles na exposição oral pelos alunos Brenno, João Paulo Rodrigues, Maírla e Lídia. As alunas Larissa Cristina, Sabrina e Éricka declamaram os poemas Soneto de Amor Total, soneto de Fidelidade e soneto de Separação, numa homenagem ao poeta Vinícius de Morais.
Nas exposições foram utilizados banners com textos e imagens sobre os estilos literários. Todas exposições e declamações do sarau foram seguidas da apresentação musical pelo grupo de alunos e alunas: no violão, Kleyton e Ítalo (do 1º ano), Wellington (do 3º ano), no vocal, Karol e Bianca (do 1º ano), Emilly (do 2º ano) e a convidada especial Cláudia Sandocléia (analista da escola). Músicas como Canteiros, de Fagner (inspirada no poema Marcha, de Cecília Meirelles), Casinha Branca, de José Augusto, Ouvir Estrelas, de Kid Abelha (música inspirada no poema Via Láctea, de Olavo Bilac), Umas e Outras, de Chico Buarque, Proibida pra mim, de Zeca Baleiro, entre outras.
PARABÉNS aos professores de Língua Portuguesa: Silene, Jaciara, Socorro Souza, Juliette; à coordenação pedagógica e à equipe gestora pela iniciativa. Agradecimentos especiais ao pessoal de apoio, da Biblioteca, Secretaria, cozinha, enfim todos que auxiliaram na realização do evento.

PARABÉNS aos alunos que participaram do sarau, declamando, expondo, ajudando na ornamentação, vocês  são verdadeiros protagonistas! Esperamos que todos os ouvintes tenham aproveitado bastante e  demonstrem seus conhecimentos nas avaliações que virão.




















quinta-feira, 30 de outubro de 2014

ALUNOS DA TOMÉ RUMO À UNIVERSIDADE: PRIMEIRA ALUNA APROVADA NO VESTIBULAR 2015

    Parabenizamos a aluna JAQUELINE FERREIRA, do 3º ano B, pelo sucesso no Vestibular da UNIPÊ (Centro Universitário de João Pessoa- PB). A aluna concorreu à vaga para o curso de DIREITO e obteve sucesso, por isso compartilhamos de sua alegria.
      Esperamos que este seja apenas o começo da história de sucesso das duas turmas do 3º ano do Ensino Médio. A escola vem desenvolvendo ações para aprimorar os conhecimentos dos alunos, através da oferta de reforço durante todo o ano, da  realização de aulões (dois já realizados), do incentivo diário, do estudo das Atualidade, enfim, juntando-se a eles em busca de bons resultados.
       "Pensei que não iria passar, mas consegui e estou muito feliz e animada para prosseguir em meus estudos", afirmou Jaqueline ao ser cumprimentada pelos professores da escola. Que sirva de exemplo para seus colegas.

NOVO RANKING DO CLUBINHO DA MATEMÁTICA

Na turma do 5º ano do Ensino Fundamental, professora Mônica, já foram propostas 13 atividades, somando 1.300 pontos. Confira a classificação dos estudantes.


Nome
PTS
01
JOSE AYRON MARCAL MEDEIROS DE SOUSA
1256
02
CAIO HENRIQUE QUIDUTE NUNES
1247
03
EWERTON LUCAS DE SOUZA NUNES DA SILVA
1243
04
MARIA VITÓRIA RODRIGUES FLORENTINO
1238
05
CARLA SANDRIELY LEITE DE ANDRADE
1226
06
CARLOS RUAN MARCELINO DINIZ
1214
07
ANATHANY SALVADOR SERAFIM DA SILVA
1210
08
ANNE MICAELLE ANTAS DE LIMA
1190
09
HUMBERTO CORDEIRO LOPES FILHO
1185
10
ANA CAROLINA DE MELO FREITAS NUNES
1177
11
RODRIGO CESAR DOS SANTOS SIQUEIRA
1175
12
MARCOS VINÍCIUS CIPRIANO PEREIRA
1172
13
BRENDA LAUANNE SILVA ROLIM
1171
14
NÉLISON TALES FRAZÃO FERREIRA
1168
15
IRAN JOSE NUNES FRANCISCO SOBRINHO
1167
16
ARTUR ANTAS NUNES DA SILVA
1163
17
PEDRO HENRICCO MORENO MEDEIROS
1160
18
MARIA SALETE FERREIRA DA SILVA    
1159
19
JOSE MICKAEL RODRIGUES DE MORAIS
1156
20
MARIA JÚLIA LOPES BEZERRA MELO
1146
21
PAULO NADSON DE SOUZA SANTOS
1137
22
GABRIEL CARLOS DA SILVA
1136
23
PABLO CHRISTIAN LOPES DE SIQUEIRA
1129
24
JOAQUIM ERASMO RODRIGUES JUNIOR
1102
25
GABRIEL BEZERRA R. DE MELO FREITAS
1087
26
MARIA ISABELA CHAVES S. LOPES FERREIRA
1079
27
LEONARDO DOS SANTOS FERREIRA
1077
JEAN PIERRE BERNARDINO DA SILVA
1077
28
ARIELE EMILY DE MEDEIROS LEITE
1073
29
JOÃO MIGUEL CORDEIRO BEZERRA
1070
30
MARIA CLARA DOMINGOS NUNES
1066
31
ANA ESTER PEREIRA MEDEIROS SANTOS
1064
32
MARIA EMILY DE ANDRADE SILVA
1050
33
WESLEY NOGUEIRA SANTOS
996
34
EVERTON FLORENTINO DE ARAUJO
969
35
EMANUELE BEZERRA DE PAIVA
959
36
VANESSA FERREIRA DA LUZ
921

OBS: os estudantes que não constam na lista estão com pendências de notas.