sábado, 8 de novembro de 2014

III AULÃO ENEM/SAEPE 2014: UMA AÇÃO BEM SUCEDIDA

A maratona rumo ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e ao SAEPE (Sistema de avaliação de PE) entra em sua reta final. Os alunos e alunas do 9º ano e 3º ano do Ensino Médio se preparam para enfrentar os exames com competência.







Hoje, o ENEM, dia 26 será a vez do SAEPE. Não foi fácil promover os aulões: fruto do esforço da gestão, dos professores, da equipe pedagógica, com o apoio de todos os funcionários da escola. E, como sempre acontece numa ação engajada, onde a força do coletivo supera as individualidades, os aulões foram um sucesso, na voz dos próprios alunos. Adjetivos como “maravilhoso”, “surpreendente”, “interessante”, “proveitoso” foram repetidos na avaliação feita por eles.

No aulão do último dia 06, quinta-feira, as professoras Jaciara Pedro e Juliette Henrique, de Língua Portuguesa e Josefa Aparecida e Caíque Figueiredo, de Matemática, trabalharam com a turma do 9º ano revisando os descritores mais críticos constatados no último teste feito pela turma. As professoras Socorro Souza e Rosineide Alves, de Língua Portuguesa e Josineide Quidute e Iranete Andrade, de Matemática reforçaram competências e habilidades do ENEM consideradas mais complexas e descritores do SAEPE em que foram constatadas mais dificuldade. Alguns lembretes quanto à redação do ENEM foram também postos em pauta.








Como motivação inicial foi exibido o vídeo: “A porquinha que não desiste de seus sonhos e objetivos”, disponível em  https://www.youtube.com/watch?v=MSry7-d2FAY  para deixar os alunos mais à vontade nesse momento em que estão de certa forma ansiosos por conta do ENEM. O vídeo gerou um debate saudável sobre o valor da persistência em busca dos sonhos. Levantar a autoestima em um momento como esse é fundamental.
Nossos PARABÉNS a todos que contribuíram para esta ação. E não ficamos por aqui: dia 20 teremos o último aulão para os alunos do 9º ano.
 Aos alunos fica a mensagem de Paulo Coelho: Ninguém gosta de pedir muito da vida porque tem medo da derrota. Mas quem deseja realizar um sonho, tem que olhar o mundo como se fosse um tesouro imenso que está ali à espera que seja descoberto e conquistado. O sucesso de vocês é também o nosso sucesso e da escola.