quarta-feira, 23 de abril de 2014

CRIANÇAS APRENDEM O SIGNIFICADO DA PÁSCOA

A Páscoa é um evento religioso, considerado o mais importante entre as igrejas ligadas ao cristianismo e nesse dia a ressurreição de Cristo é celebrada. Hoje em dia a troca de ovos de chocolate nesta época faz parte das muitas tradições que acontecem nessa época do ano.
          Na Escola Tomé Francisco as crianças aprendem o significado da Páscoa. Aqui não é só o ovo ou presente de páscoa que interessa. A mensagem de amor e fé transcende as embalagens muito vendidas no mês de abril. Não foi necessário entrar em detalhes, mas os professores ensinaram que Jesus mudou muitas coisas em sua época e com isso conseguiu alguns inimigos. Esses inimigos fizeram de tudo para atrapalhar os planos de Deus e mataram Cristo. Mas, depois de uns dias, Jesus voltou de seu sepulcro e essa ressurreição é comemorada no dia da páscoa. Os símbolos da Páscoa também foram estudados pela criançada.

       Na terça-feira, dia 22 de abril. As professoras Adriana ( 1º ano), Ângela ( 3º ano) e Mônica ( 5º ano) fizeram a culminância da data com a distribuição de lembrancinhas e chocolates. A criança além de aprenderem o significado dessa data tão importante, alegraram-se com o presente, afinal, que criança não gosta de chocolate?








PAINEL ANUAL DE ATESTADO MÉDICO AJUDA NO ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA FREQUÊNCIA ESCOLAR.

Ao valorizar a participação dos pais, conscientizá-los sobre a importância da assiduidade de seus filhos às aulas e consultá-los sobre a escola e os projetos desenvolvidos, a equipe gestora encontrou uma estratégia diferenciada de controle de faltas justificadas para conseguiu melhorar a frequência de seus alunos.           Com índices altos de faltas e dificuldade de comunicação diária com os professores sobre os atestados médicos, a escola adotou uma ação de melhoria que tem apresentado resultados positivos: um painel afixado na sala dos professores, atualizado diariamente pelas técnicas educacionais, informa o mês e as datas em que os estudantes de todas as turmas apresentam atestado médico, ou de alguma forma, uma justificativa para as suas faltas. Os professores consultam o painel, justificam as faltas e ainda podem conferir durante todo o ano em que data os estudantes faltaram. A medida, além de diminuir a ausência dos alunos, facilitou  para o professor a análise dos casos em que os estudantes têm direto de repor atividades avaliativas, devido problemas de saúde, devidamente justificados com atestados médicos. "Quando um aluno falta, tem sempre um adulto por trás que é conivente com isso", explica Ivan José, diretor da escola. "Tivemos de começar a ensinar aos pais a importância da escola", completa.

sábado, 19 de abril de 2014

TRÁFICO HUMANO EM DEBATE NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO


“O tráfico humano é grande, é presente, mas é pouco visível. Sempre pensamos que está longe de nós”.

                                                           (Jornal Mundo Jovem, fevereiro de 2014).

Essa é uma grande verdade, o tráfico humano existe e vem sendo alvo de debate nas instituições sociais e religiosas. Acontece de diferentes formas: extermínio de vítimas para retirada de órgãos, tráfico para o trabalho escravo, para exploração sexual, etc.

É tanto que a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) este ano adotou a temática na Campanha da Fraternidade. A campanha teve como lema “É PARA A LIBERDADE QUE CRISTO NOS LIBERTOU”, abrindo um debate nacional em todo o país.

A Escola Tomé Francisco também abraçou a causa e as professoras de Ensino Religioso transformaram em conteúdo no Seminário de Ensino Religioso, do 6º ao 9º ano. O tema foi amplamente discutido, através da exibição de vídeos, contextualização bíblica, leituras informativas, oficinas de arte e produção de texto, sensibilizando os alunos e levando-os a ter uma visão crítica frente a essa dura realidade. Os seminários foram animados com as canções do CD da Campanha da Fraternidade, onde palavras como exploração, liberdade, fraternidade estão bem presentes. “Foi muito gratificante trabalhar o tema “Tráfico humano”,  também aprendi muito; realmente pensamos que o tráfico é coisa do passado, mas  está bem perto de nós. Os alunos participaram bem dos debates e perceberam que temos que lutar contra esta dura realidade e também nos prevenir, pois também podemos chegar a ser vítimas”, afirma a professora de Ensino Religioso, Kênia Giséli. 

Todos os anos a Escola insere nos seminários de Ensino Religioso o tema da Campanha da Fraternidade, pela natureza e abrangência dos temas, que extrapolam qualquer visão particular de Religião, mas dialoga com a vida, a fraternidade e o verdadeiro espírito da Quaresma e da Páscoa.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

IVAN PARTICIPA DE REUNIÃO DE GESTORES PROMOVIDA PELA GRE DO SERTÃO DO ALTO PAJEÚ.



      A Gre do Sertão do Alto Pajeú realizou na última sexta-feira, 11 de abril de 2014, uma reunião com gestores das Escolas Estaduais desta jurisdicionada na sala de reunião da instituição com os objetivos de refletir sobre as práticas das escolas eficazes, analisar os resultados obtidos no SAEPE 2013 e traçar ações estratégicas para alcançar as metas de resultados satisfatórios em 2014, como também informar sobre PDEInterativo e Projeto Aluno Conectado. Na ocasião duas Escolas da Regional apresentaram experiências exitosas: Pedro Pires e EREM Teresa Torres. As duas elevaram suas metas de proficiência em 2013.
       O gestor Ivan José Nunes Francisco participou desta reunião, coordenada pela Gerente Regional Cecília Maria Peçanha Patriota, Mônica Marques e ainda a participação de técnicos da GRE. O resultado de 2013 (Proficiência) da Escola Tomé Francisco da Silva correspondeu as expectativas do colegiado escolar e será divulgado logo que a secretaria de Educação de Pernambuco calcular e sintetizar a nota, incluindo os dados do senso Escolar(fluxo). A análise da proficiência da escola começará a ser analisada em reuniões por setor com o objetivo de revisar o Projeto Político Pedagógico, incluindo ações e estratégicas voltadas para elevação dos resultados dos alunos. Como cita Mônica Gather Thurler, Universidade de Genebra e de Fribourg, “A eficácia das escolas não se mede: ela se constrói , negocia-se, pratica-se e se vive”.



PERNAMBUCO BEM REPRESENTADO NO WORKSHOP COM DIRETORES DE ESCOLAS COM MELHOR IDEB DO NORDESTE: QUIXABA, TUPARETAMA E VERTENTES.



         A Fundação Joaquim Nabuco realizou nos dias 08, 09 e 10 de abril de 2014, o WORKSHOP COM DIRETORES DE ESCOLAS DO NORDESTE, como programação do Projeto de Pesquisa e Formação; “Qualidade Educacional e Gestão Escolar” na sede da Funjai em Recife – Derby ( Rua Henrique Dias). Participaram desse evento, gestores de Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Sergipe, Alagoas. O único estado sem representação foi o da Paraíba.
      Quatro gestores da rede estadual, sendo 03 da GRE DO SERTÂO DO ALTO PAJEÚ e 01 da GRE DE LIMOEIRO, representaram Pernambuco e divulgaram experiências bem sucedidas para melhoria contínua dos resultados da Prova Brasil, IDEB: Ivan José Nunes Francisco e Josilene Quidute da Silva Nunes da Escola Tomé Francisco da Silva, Lagoa da Cruz- Quixaba, Maria Lúcia Pessoa Rafael Teles da Escola Ernesto de Sousa Leite-Tuparetama e Maria Salomé Bezerra da Escola Gil Rodrigues, Soarez-Vertentes.
     O Workshop contou com a participação de 38 gestores dos estados do Nordeste participantes e foi coordenado e mediado por Doutores pesquisadores da Fundação Joaquim Nabuco, que fizeram bom uso da metodologia de grupo focal, palestras e encerramento em plenária. Os gestores divulgaram suas experiências bem sucedidas, apresentaram suas dificuldades na gestão das escolas públicas e sugeriram mudanças nas Políticas Públicas Educacionais Brasileiras. Como parte da programação cultural foi possível visitar o MUSEU DO HOMEM NORDESTINO e ainda compartilhar sentimentos e saberes sobre o Nordeste.







sexta-feira, 4 de abril de 2014

PGM : 10 novos estudantes da escola Tomé Francisco rumo ao Canadá.

              A Secretaria de Educação e Esportes (SEE), por meio do Programa Ganhe o Mundo (PGM), divulgou nesta quinta-feira (03), a listagem com o nome dos 1.124 estudantes da rede classificados para o intercâmbio. O primeiro embarque acontecerá no dia 15 de julho com destino à Nova Zelândia.
        Na lista, mais 10 estudantes do Ensino Médio da Escola Tomé Francisco foram classificados para o intercâmbio internacional. Todos viajarão para o Canadá.

           “Cada resultado positivo da Escola Tomé Francisco comprova o nosso esforço em oferecer a melhor educação pública para nossa clientela. Estou muito feliz em compartilhar uma lista considerável dos nossos mais novos intercambistas. Parabéns!” , palavras de Ivan Nunes, gestor da escola.

CONFIRA A LISTA:



1.      IAGO ROBINSON ALVES LIRA
2.      JOAO ELIAS BARBOSA ALEXANDRE
3.       JOAO MARCAL MEDEIROS DE SOUSA
4.      JULIANA SOUSA SILVA
5.      MARCOS RAMON BEZERRA DOS SANTOS
6.      LAIS BATISTA MENDES
7.      PETTERSON CASCIMIRO DA SILVA
8.      RICARDO EMANOEL GALDINO CARLOS BARBOSA
9.      SUELLEN MARIA DE MEDEIROS
10.  WILLIENE MARQUES OLIVEIRA

quarta-feira, 2 de abril de 2014

QUATRO PROFISSIONAIS DA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO APROVADOS NO MESTRADO DA UNIDERC E FACULDADE ANCHIETA DO RECIFE.

          No dia 23 de março, na Região de Ensino de Princesa Isabel, houve a seleção de mestrado em psicanálise da educação. A avaliação foi coordenada pela equipe da Consultoria JAKELINE CURSOS, ofertada pela UNIDERC conveniada a FACULDADE ANCHIETA DO RECIFE. Os candidatos a mestrandos foram avaliados em três etapas: apresentação de projeto de pesquisa, questionário e entrevista. A mesa redonda contou com a presença do Doutor Martuzalém que dirigiu várias perguntas aos profissionais da educação e saúde interessados em cursar o mestrado.
        A escola Tomé Francisco da Silva foi muito bem representada nesta seleção. Os quatro profissionais da instituição que se submeteram a avaliação, todos foram aprovados: Maria do Socorro Nunes Francisco e Maria do Bom Conselho Nunes Fernandes, professoras. Josilene Quidute da Silva Nunes, educadora de apoio, e Jakeline Fernandes, analista educacional. A instituição computa 06 profissionais cursando esse nível de ensino. A formação continuada valoriza a carreira acadêmica desses profissionais, mas também melhora a aprendizagem dos alunos que terão educadores bem mais preparados na escola.
         “Fico emocionada em saber que poderei cursar em Princesa Isabel um curso como MESTRADO. Tenho orgulho em ser mestranda junto com minhas colegas de trabalho, sei que vamos crescer muito pessoalmente e profissionalmente com a conclusão desse curso”, disse Jakeline ao falar da nova  conquista.
 
SOBRE A UNIDERC:

            O mestrado da UNIDERC na área específica de psicanálise é um curso de natureza livre, conveniado por instituições credenciadas pelo MEC, sendo o programa conhecido também como intra-corpus, aceito no âmbito das instituições conveniadas e o diploma apostilado pela FAR – FACULDADE ANCHIETA DO RECIFE – Portaria do MEC de nº 23 de janeiro de 2008, bem como pela ABEPE- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS PSICANALÍLICOS DO ESTADO DE PERNAMBUCO. A referida instituição está devidamente conveniada com instituições do MERCOSUL, podendo todos os alunos matriculados no curso pleitear a internacionalização da Carreira acadêmica conforme legislação em vigor através do decreto governamental assinado pelo Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva – DECRETO Nº 5.518 DE 23 DE AGOSTO DE 2005.

terça-feira, 1 de abril de 2014

PAIS SÃO CONVOCADOS A PARTICIPAR DE ENCONTRO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA

Gestão, Coordenação, professores e pais de alunos do 9º Ano e 3ºs Anos do Ensino Médio reuniram-se na última terça-feira, dia 25 de março, para mais um momento de reflexão e muita discussão sobre o cotidiano escolar. Na oportunidade foram tratados vários assuntos de interesse dos pais e dos alunos das turmas concluintes. Entre eles destacaram-se: a necessidade de intervenção para melhores resultados, compromisso com os estudos, desempenho escolar, sobre hábitos e atitudes que favoreçam a aprendizagem e formação para a cidadania.
Iniciou-se o encontro com as boas vindas do Gestor Ivan José Nunes Francisco que conversou francamente com os pais sobre o Regimento Escolar, sobre as Ações de Fortalecimento da aprendizagem (Reforço Escolar), progressão parcial e ENEM, argumentando sobre a necessidade de traçar metas em conjunto, visando à divisão de responsabilidades entre Gestão, Coordenação, professores e família para a continuação de um trabalho que produza bons resultados internamente e externamente.
O Gestor Ivan ainda falou sobre as solenidades de formatura e sobre algumas providências que precisam ser tomadas desde já para o sucesso deste evento, aproveitando para acertar alguns pontos sobre a Aula da Saudade (Festa de despedida), inclusive formando, neste momento, uma comissão de pais para este fim.
Em seguida os pais dirigiram-se para as salas onde participaram através de leitura e comentários de textos, além de um estudo de casos, onde eles analisavam e comentavam sobre situações corriqueiras da sala de aula, dando sua opinião de como resolver alguns problemas. Estes tiveram, como sempre, a oportunidade de falar e expressar as suas opiniões sobre vários assuntos abordados no momento.

O encontro foi bastante proveitoso, pois família e escola efetivaram mais uma vez a sua parceria indispensável e o vínculo foi fortalecido, todos convergindo para um mesmo ponto: o ensino e a educação de qualidade social.



PROGRAMA GANHE O MUNDO: JÚLIA RELATA SUA EXPERIÊNCIA NA NOVA ZELÂNDIA.

Meus dias na Nova Zelândia.
No dia 27/01/14 comecei a realizar um sonho, embarquei rumo à Nova Zelândia, estava tão nervosa, feliz, ansiosa, tudo ao mesmo tempo. Primeira viagem de avião, primeira viagem sem a presença da família, eu jamais vou esquecer-me desse dia. Cheguei dia 30/01/14 e minha host family foi ao meu encontro, o nervosismo estava tomando conta de mim. O que me vinha à cabeça era: "O que eu vou falar pra eles?" "Será que eu vou entender?", mas eu sabia que Deus estava ali comigo e não era naquela hora que Ele iria me deixar na mão... Foi uma alegria imensa! Começamos a conversar e quando me dei conta já estava acostumada com eles.                   Eu moro com meus host parents - Leon and Leanne e outra intercambista do Japão - Misa. A nossa convivência é maravilhosa e eu estou muito feliz com eles. Fiz muitos amigos aqui além dos brasileiros.Eles nos ajudam quando não entendemos ou precisamos de algo.

      Estou numa cidade chamada Motueka e estudo na Motueka High School, no ano 12, aqui é muito divertido, os professores são muito legais, mas algumas vezes enfrentamos dificuldade por causa da língua, mas isso faz parte da experiência. Ás vezes tenho saudades da minha escola, dos meus professores e dos colegas do Brasil. 
     O lazer também faz parte da minha rotina. Um dia, na aula de  esportes e eu fiz parte da casa vermelha, fomos campeões uma vez, nesse dia foi incrível. Já fomos à igreja e nos divertimos bastante, exercito meu inglês conversando com minha host Family, eles estão sempre à disposição para nos ajudar e nos ensinar no que puderem..
           A saudade é enorme, minha família brasileira, meus amigos, minha igreja, minha escola, minha cidade... sinto falta de tudo, mas tenho em mente que preciso aproveitar todos os dias que eu tiver aqui, pois uma oportunidade como essa é difícil de ter. Desde já agradeço primeiramente a Deus, segundo ao PGM que nos proporcionou essa viagem, a equipe da Granvia, a Escola Tomé Francisco da Silva, a base de sustentação da minha conquista, a minha familia que me apoiou desde o inicio de tudo e aos meus amigos que torceram e torcem por mim. Obrigada por tudo!





Júlia Yone.



sexta-feira, 28 de março de 2014

Avaliação diagnóstica: gestão, coordenação e professores analisam os dados enviados pela GRE do Sertão do Alto Pajeú.

Planejar levando em conta os conhecimentos prévios dos estudantes. Envolver as famílias nas atividades escolares. Conhecer as necessidades da comunidade. Expressões como essas são comuns no dia a dia da escola. Porém muitas vezes elas são ditas sem um complemento ou uma tentativa de explicar como fazer isso. É o caso da avaliação inicial. Todo mundo sabe da importância de fazê-la no início do ano, mas nem sempre aparecem bons exemplos para colocá-las em prática.
         A GRE do Sertão do Alto Pajeú, preocupada com as boas práticas das escolas a ela jurisdicionadas, propôs a realização de uma avaliação diagnóstica em Língua Portuguesa e Matemática em todas as turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, inclusive com um programa de apoio para facilitar a coleta de dados. Toda a equipe da escola se envolveu nesta proposta. O gestor Ivan garantiu a reprodução das provas, as coordenadoras Socorro Santos, Josineide Quidute e a diretora adjunta Rosineide Alves organizaram o cronograma de aplicação nas salas de aula e junto com a técnica Claúdia e o secretário Diego, coordenaram a correção dos gabaritos pelos professores, bem como o envio dos resultados para a equipe na Gerência Regional. O objetivo, tanto da regional como da escola, é descobrir o que os alunos sabem sobre determinados conteúdos para planejar as intervenções necessárias no ano de 2014.
        Ao receber a devolutiva, com os dados transformados em gráficos, o próximo passo foi refletir com os professores. “Considero muito importante que os professores reflitam sobre a prática pedagógica que desenvolvem no dia a dia da sala de aula, de pensar como ele está fazendo e o que pode mudar. As aulas atividades, comandadas, pelo coordenador pedagógico, são momentos privilegiados para isso. Aqui na Escola Tomé Francisco o currículo está sendo revisto e ampliado considerando esses resultados, no período da aula atividade por área do conhecimento”. Disse a diretora adjunta Rosineide Alves.

         Entretanto, o trabalho não se esgota nesta etapa! A gestão e a coordenação assumem o compromisso de acompanhar as propostas e auxiliar os professores no desenvolvimento do plano de ação. Ao final do semestre, está prevista outra avaliação para comparação dos resultados e pontuação dos avanços na melhoria do ensino aprendizagem.