Planejar levando em conta os conhecimentos
prévios dos estudantes. Envolver as famílias nas atividades escolares. Conhecer
as necessidades da comunidade. Expressões como essas são comuns no dia a dia da
escola. Porém muitas vezes elas são ditas sem um complemento ou uma tentativa
de explicar como fazer isso. É o caso da avaliação inicial. Todo mundo sabe da
importância de fazê-la no início do ano, mas nem sempre aparecem bons exemplos
para colocá-las em prática.
A GRE
do Sertão do Alto Pajeú, preocupada com as boas práticas das escolas a ela
jurisdicionadas, propôs a realização de uma avaliação diagnóstica em Língua
Portuguesa e Matemática em todas as turmas do Ensino Fundamental e Ensino
Médio, inclusive com um programa de apoio para facilitar a coleta de dados.
Toda a equipe da escola se envolveu nesta proposta. O gestor Ivan garantiu a
reprodução das provas, as coordenadoras Socorro Santos, Josineide Quidute e a
diretora adjunta Rosineide Alves organizaram o cronograma de aplicação nas
salas de aula e junto com a técnica Claúdia e o secretário Diego, coordenaram a
correção dos gabaritos pelos professores, bem como o envio dos resultados para
a equipe na Gerência Regional. O objetivo, tanto da regional como da escola, é
descobrir o que os alunos sabem sobre determinados conteúdos para planejar as
intervenções necessárias no ano de 2014.
Ao receber a devolutiva, com os dados transformados em gráficos, o
próximo passo foi refletir com os professores. “Considero muito importante que os
professores reflitam sobre a prática pedagógica que desenvolvem no dia a dia da
sala de aula, de pensar como ele está fazendo e o que pode mudar. As aulas
atividades, comandadas, pelo coordenador pedagógico, são momentos privilegiados
para isso. Aqui na Escola Tomé Francisco o currículo está sendo revisto e
ampliado considerando esses resultados, no período da aula atividade por área
do conhecimento”. Disse a diretora adjunta Rosineide Alves.
Entretanto, o trabalho
não se esgota nesta etapa! A gestão e a coordenação assumem o compromisso de
acompanhar as propostas e auxiliar os professores no desenvolvimento do plano
de ação. Ao final do semestre, está prevista outra avaliação para comparação
dos resultados e pontuação dos avanços na melhoria do ensino aprendizagem.