quarta-feira, 28 de agosto de 2019

VAI CARTINHA FECHADA, NÃO DEIXA NINGUÉM TE ABRIR


Uma viagem da carta pessoal ao instagran.

Foi em clima de música dos saudosos Luiz Gonzaga e Zé Dantas, “A letra I”, que a oficina de leitura sobre o gênero textual CARTA PESSOAL foi introduzida pelas professoras Juliette Henrique, Daniela Justino e Cristiane Patrícia, com os alunos e alunas do 6º e 7º anos do ensino fundamental.
A carta, um gênero textual pouco utilizado atualmente, possui uma longa história: selaram amores, enviaram boas e más notícias, fortaleceram amizades, registraram fatos históricos, a exemplo da Carta de Pero Vaz de Caminha, numa época onde não existiam as tão famosas e dinâmicas redes sociais atuais. Portanto, levar ao conhecimento dos estudantes a importância deste gênero textual para a história da comunicação da humanidade torna-se relevante e instigante para a formação d conhecimento em Língua portuguesa.
Com o objetivo de refletir  sobre as práticas de correspondências escritas através dos tempos, destacando a carta pessoal e os gêneros digitais que substituíram a utilização este tipo de correspondência na atualidade, a oficina “Uma Viagem da Carta Pessoal ao instagran” iniciou na semana anterior ao projeto com uma sessão de cinema (com direito a pipoca) do filme “Central do Brasil”, de Walter Sales.
Na semana do projeto, a oficina  foi iniciada com tempestade de ideias para avaliação do conhecimento prévio do aluno, com a utilização de cartaz com alguns questionamentos.
Em seguida, os alunos assistiram ao vídeo “História de uma carta” (do canal Vila Sésamo); fizeram a  leitura de uma carta extraída do livro “Ana e Pedro”, de Vivina de Assis Viana e Claver Ronald, devidamente explorada oralmente.  O resumo do livro “Ana e Pedro”, foi  lido pela professora, que explicou que o referido livro é todo escrito com troca de cartas entre os dois protagonistas. O vídeo “História das cartas até o surgimento da internet” foi bastante apreciado pelos alunos, fazendo uma análise crítica sobre as vantagens e desvantagens da internet.
Após exposição dialogada sobre a estrutura dos gêneros textuais Carta pessoal e E-mail, os alunos cantaram a música “A Carta”, de Renato russo e Erasmo Carlos. Em seguida, os alunos iniciaram a oficina de produção com várias opções de escolha para os grupos: responder a carta de Ana; criar um perfil de Facebook ou Instagran para Ana e Pedro, com troca de mensagens;  transformar uma mensagem de e-mail em carta; a partir do resumo da história de Ana e Pedro, criar um capítulo sobre o encontro dos 2; produzir uma paródia, contando a história das cartas no Brasil até o advento das redes sociais; transformar mensagens de e-mail em mensagens de whatsapp; confeccionar cartaz de propaganda do livro “Ana e Pedro”





terça-feira, 27 de agosto de 2019

SALA TEMÁTICA: RADIOATIVIDADE: MOCINHA OU VILÃ

O tema está sendo desenvolvido nas turmas do Ensino Médio sob a responsabilidade dos professores Edinete Cipriano, Iranete Lúcio e o professor José Neto.
A  oficina acontece numa sala temática devidamente decorada e aborda desde o conceito de radioatividade como um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos são capazes de emitir radiações, através de partículas alfa, partículas beta e raios gama. Através da realização desta oficina de leitura, o professor  expôs para a turma que a humanidade convive no seu dia a dia com a radioatividade, seja através de fontes naturais de radiação (os elementos radioativos que existem na superfície da Terra ou os raios cósmicos que vêm do espaço), seja pelas fontes artificiais, criadas pelo próprio homem. Ou seja, uniu a teoria à prática.
Suas aplicações que podem ser benéficas ou bastante prejudiciais, expondo que o uso pacífico está presente em muitas áreas: na  Medicina é usada nos diagnósticos através de exames de imagem, como o raio X,  no tratamento do câncer,  na Agricultura, para se evitar o desperdício e a infestação por micro-organismos, utiliza-se a Radiação para a conservação dos alimentos. Numa provável situação de racionamento de energia, em virtude do esgotamento de suas fontes, a utilização da energia nuclear pode ser de grande utilidade.
São consideradas  prejudiciais os efeitos do uso excessivo pode provocar lesões no sistema nervoso, no aparelho gastrintestinal, na medula óssea, etc., ocasionando por vezes a morte (em poucos dias ou num espaço de dez a quarenta anos, através de leucemia ou outro tipo de câncer), o risco de acidentes radioativos e também a produção de bombas atômicas ou armas nucleares.
Também está sendo discutido nas oficinas  sobre as causas e possíveis consequências do enriquecimento de urânio e o agravamento do confronto entre Estados Unidos e Irã .
Desenvolvida de forma dinâmica e atraente com uso de vídeos, textos, relatos, painéis, slides, atividade de passa ou repassa e gameficação, a oficina tem agradado os estudantes e causado bem estar aos profissionais, que fugiram de estratégias  rotineiras e imprimiram ainda mais em seu trabalho criatividade, competência, comprometimento, perseverança, atitude e responsabilidade.









segunda-feira, 26 de agosto de 2019

PROJETO O PRAZER DE LER E LITERARTE

SALA TEMÁTICA: O VALOR IMENSURÁVEL DA BIODIVERSIDADE BRASILEIRA
SALA  1: DIRLANDE  MEDEIROS
SALA 2: DANÚBIA E EDINETE
Como o próprio nome indica, biodiversidade trata da diversidade de vida em todos os ecossistemas existentes, seja no mais profundo oceano, seja no topo das mais altas montanhas. Ela é usada em referência não apenas ao número de organismos existentes, como também à variedade genética e de funções ecológicas desempenhadas pelas diferentes espécies.
Infelizmente a perda da biodiversidade é um problema que vem ocorrendo em todo o mundo, em especial nas regiões tropicais do globo. A diminuição da variedade de vida no planeta pode trazer consequências graves, uma vez que uma espécie que entra em extinção coloca em risco várias outras, uma vez que um organismo não vive isoladamente.
Um dos maiores responsáveis pela perda da biodiversidade é o próprio homem, que, em sua procura incessante por desenvolvimento e expansão de territórios, afeta negativamente o meio ambiente.
Entre os principais processos responsáveis pela perda de diversidade biológica, podemos citar a destruição de habitat, exploração exagerada de espécies animais e vegetais, introdução de espécies exóticas, ampliação da agropecuária, poluição e mudanças climáticas.
Diante da necessidade da necessidade de desenvolver nos alunos a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade do planeta, a sala temática “O valor imensurável da biodiversidade brasileira” delineou alguns objetivos, entre eles:
-Refletir sobre a importância da biodiversidade para a sustentabilidade do planeta
- Reconhecer os argumentos apresentados na defesa de uma posição, avaliando a pertinência das informações para a preservação do meio ambiente.
           
 A METODOLOGIA FOI DIVIDIA EM  TRÊS MOMENTOS A SABER:
1º MOMENTO
I-             Apresentando a oficina
·         Apresentação da temática aos alunos, explicação dos objetivos, critérios de avaliação e contrato didático oral.

·         Sensibilização por meio das músicas: Planeta azul - Chitãozinho e Xororó  e Sementes- Armandinho.

 II-  Lendo, problematizando e se posicionando:
·         Criando expectativas por meio de brainstorming
·         Utilização de slides sobre a biodiversidade do Brasil.

·         Apreciação e discussão do vídeo: Estamos criando um oceano de plástico?

·         Leitura imagética de degradação ambiental.

·         Análise de gráficos e tabelas sobre a perda da biodiversidade no Brasil.

·         Roda de leitura: Leitura e discussão de textos inerentes à temática.

2º MOMENTO: MÃO NA MASSA:
III- Organização para os trabalhos em grupo:
·         Como preservar a biodiversidade marinha? Produção de painel temático.
·         Mosaico da biodiversidade brasileira.
·         Mural do rank das espécies ameaçadas de extinção no Brasil.
·         Produção de um cartão postal com imagens da fauna e flora brasileira.
·         Produção de um cartaz publicitário: Preservação da fauna ou da flora do Brasil.
·         Realização da atividade: Pegada ecológica:

3º MOMENTO-Socialização das atividades e avaliação da oficina















VENCEDORES DA ETAPA ESCOLAR DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA


           A participação da Escola Tomé Francisco na Olimpíada de Língua Portuguesa vem desde que a OLP não existia, mas o Prêmio Escrevendo o Futuro. Em 2008, o referido Prêmio de redação transformou-se em olimpíada, um projeto grandioso desenvolvido pelo CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), com o patrocínio do MEC (Ministério da Educação), Fundação Itaú social, UDIME (União Nacional de Secretários de Educação) E CONSED (Conselho Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e o Canal Futura.



       Durante quatro meses, os professores desenvolveram a sequência didática da Olimpíada de Língua Portuguesa, reservando para essas atividades duas aulas semanais. A escola foi inscrita em 04 gêneros textuais: Memórias Literárias, Crônica, Artigo de Opinião e Documentário (novo gênero acrescentado este ano). Foi uma verdadeira maratona o trabalho dos professores de Língua Portuguesa com os alunos: mais de 700 alunos da escola participaram.  Os alunos escreveram e reescreveram seus textos até aperfeiçoá-los ao máximo. Essa é a melhor parte da olimpíada, pois todos adquirem habilidades de leitura e produção escrita.         As oficinas da Olimpíada de Língua Portuguesa foram encerradas e procedeu-se a seleção dos melhores textos pela Comissão Escolar.         A comissão escolar foi composta pelos seguintes professores:Ivan José Nunes da Silva – gestor da escola; Josilene Quidute da Silva Nunes, gestora adjunta; Maria Auxiliadora da Silva Sousa, professora de Língua Portuguesa e amiga da escola;  Silene Carlos de Oliveira Paiva, professora de Língua Portuguesa e Maria do Bom Conselho Fernandes, Educadora de apoio.

Veja a seguir os alunos e professores vencedores em cada gênero:


Artigo de opinião
Título: RENASCIMENTO LUXUOSO
Aluno: JOSÉ GABRIEL MARQUES BARBOSA
Professora: Jaciara Pedro dos Santos

Crônica
Título: EUFORIA
Aluno: MARIA LAURA BEATRIZ DE SIQUEIRA FEITOSA VENTURA
Professora: CRISTIANE PATRÍCIA DE LIMA






Documentário

Título: PRINCESA DA PARAÍBA
Alunos (as): BEATRIZ LEILANE FREITAS FIDELIS, CAIO MEDEIROS SALVADOR, RENALE BESERRA DE MELO FREITAS
Professor: MARIA DO SOCORRO DE SOUSA, substituída pela prof. JULIETTE HENRIQUE



Memórias literárias
Título: DAS HISTÓRIAS DO MEU AVÔ: UMA PERSEGUIÇÃO CANGACEIRA
Aluno: MARIA EDUARDA PEREIRA MELO
Professora: JULIETTE HENRIQUE DOS SANTOS









Os textos acima agora seguem para a Comissão Municipal de Quixaba , que selecionará apenas um texto de cada categoria para enviar à Comissão Estadual. Além da Escola Tomé Francisco,  estão concorrendo as escolas municipais e a EREM Solidônio Pereira de Carvalho.

Os textos não selecionados para a etapa municipal serão classificados como 1º lugar de cada turma e serão brevemente divulgados os resultados. Os textos de todos os alunos da turma serão valorizados pelo professor, com a elaboração de coletâneas expostas na escola. Parte inferior do formulário


PARABÉNS AOS PROFESSORES E A TODOS OS ALUNOS PARTICIPANTES!

UM ENCONTRO COM A LEITURA

         Para garantir o acesso a bons livros e criar um ambiente em que a leitura é rotina, a equipe da Escola Tomé Francisco da Silva investe em projetos eficazes de formação de leitores. Toda a instituição se prepara para vivenciar o prazer de ler na  semana de realização dos Projetos de Leitura 2019, última semana de agosto. Os espaços internos da escola são contemplados com murais, faixas e cartazes de incentivo. Quem chega à escola se depara com um ambiente propício a formação de leitores, decorados com poemas, telas, trechos de livros e dados sobre autores. Os corredores, os pátios e as salas de aula são preparados para anunciar a inovação pedagógica











PROJETO DE LEITURA 2019


quinta-feira, 22 de agosto de 2019

O GESTOR IVAN REPRESENTA A TOMÉ NO EVENTO DE PACTUAÇÃO DE METAS 2019


A PACTUAÇÃO DE METAS é um dos eventos mais importantes do calendário anual da Secretaria de Educação e Esportes. Na GRE do Sertão do alto Pajeú aconteceu no dia 14 de agosto em Carnaíba.  A reunião de Pactuação de Metas é um momento para que os gestores das gerências regionais e das unidades de ensino aprimorem as metas que contribuem para o melhoramento dos principais índices e resultados. O encontro é comandado por Amâncio, secretário estadual de educação e pela equipe da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).
Para 2019, o desafio da equipe Tomé Francisco da Silva é o de continuar os avanços que a escola tem registrado nos últimos anos, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Na ocasião, o gestor Ivan Nunes assinou o contrato, reafirmando o compromisso de trabalhar em prol da educação de qualidade social.

QUADRILHA ESTILIZADA TOMÉ FRANCISCO PARTICIPA DA CARAVANA DA EDUCAÇÃO

O Sertão do Alto Pajeú foi a região escolhida para receber a última edição da Caravana da Educação. A Secretaria de Educação e Esportes do Estado encerrou a temporada 2019 da ação no município de Carnaíba, localizado a quase 400 km da capital pernambucana, no dia 14 de agosto.. Por lá, mais de mil e duzentos estudantes da comunidade escolar da Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão do Alto Pajeú participaram da Caravana, que movimentou a Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Paulo Freire e a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Joaquim Mendes da Silva.
A quadrilha estilizada da escola Tomé Francisco da Silva, formada pelos estudantes do 6º ano, fez um abrilhante apresentação no Polo Cultural, concentrado na ETE Professor Paulo Freire.  As crianças foram acompanhadas dos gestores Ivan e Josilene, das professoras Danúbia, Mônica e Dirlande. Como assistentes, Ramon e Júnior Lucena.