SALA
1: DIRLANDE MEDEIROS
SALA 2: DANÚBIA E EDINETE
Como o próprio nome indica,
biodiversidade trata da diversidade de vida em todos os ecossistemas
existentes, seja no mais profundo oceano, seja no topo das mais altas
montanhas. Ela é usada em referência não apenas ao número de organismos existentes, como
também à variedade genética e de funções ecológicas desempenhadas pelas
diferentes espécies.
Infelizmente a
perda da biodiversidade é um problema que vem ocorrendo em todo o mundo, em
especial nas regiões tropicais do globo. A diminuição da variedade de vida no
planeta pode trazer consequências graves, uma vez que uma espécie que entra em
extinção coloca em risco várias outras, uma vez que um organismo não vive
isoladamente.
Um dos maiores
responsáveis pela perda da biodiversidade é o próprio homem, que, em sua
procura incessante por desenvolvimento e expansão de territórios, afeta
negativamente o meio ambiente.
Entre os principais processos responsáveis pela
perda de diversidade biológica, podemos citar a destruição de
habitat, exploração exagerada de espécies animais e vegetais, introdução de
espécies exóticas, ampliação da agropecuária, poluição e mudanças climáticas.
Diante da
necessidade da necessidade de desenvolver nos alunos a preocupação com o meio
ambiente e a sustentabilidade do planeta, a sala temática “O valor imensurável da biodiversidade brasileira” delineou alguns
objetivos, entre eles:
-Refletir
sobre a importância da biodiversidade para a sustentabilidade do planeta
- Reconhecer
os argumentos apresentados na defesa de uma posição, avaliando a pertinência das
informações para a preservação do meio ambiente.
A METODOLOGIA FOI DIVIDIA EM TRÊS MOMENTOS A SABER:
1º
MOMENTO
I-
Apresentando
a oficina
·
Apresentação da temática aos alunos,
explicação dos objetivos, critérios de avaliação e contrato didático oral.
·
Sensibilização por meio das músicas: Planeta
azul - Chitãozinho e Xororó e Sementes-
Armandinho.
II-
Lendo, problematizando e se posicionando:
·
Criando expectativas por meio de
brainstorming
·
Utilização de slides sobre a biodiversidade
do Brasil.
·
Apreciação e discussão do vídeo: Estamos
criando um oceano de plástico?
·
Leitura imagética de degradação ambiental.
·
Análise de gráficos e tabelas sobre a perda da
biodiversidade no Brasil.
·
Roda de leitura: Leitura e discussão de
textos inerentes à temática.
2º MOMENTO: MÃO NA MASSA:
III-
Organização para os trabalhos em grupo:
·
Como
preservar a biodiversidade marinha? Produção de painel temático.
·
Mosaico da
biodiversidade brasileira.
·
Mural do
rank das espécies ameaçadas de extinção no Brasil.
·
Produção de
um cartão postal com imagens da fauna e flora brasileira.
·
Produção de um
cartaz publicitário: Preservação da fauna ou da flora do Brasil.
·
Realização
da atividade: Pegada ecológica:
3º
MOMENTO-Socialização das atividades e avaliação da oficina