segunda-feira, 26 de novembro de 2018

30 alunos da Escola Tomé Francisco premiados na edição 2018 da OBMEP.

Alunos, professores e gestores escolares da Escola Tomé Francisco da Silva estão de parabéns. A escola obteve um excelente resultado de suas participações na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que há alguns anos vem incluindo também as escolas privadas.
A 14ª edição da OBMEP registrou um novo recorde de escolas inscritas: 54.498 instituições, abrangendo 99,44% dos municípios de todo o país. Este ano, o número total de inscritos foi de 18.237.996 estudantes do ensino fundamental e médio, oriundos de 48.970 escolas públicas e 5.528 escolas particulares.
O anúncio dos vencedores foi feito na tarde desta quarta (21), pelos seus organizadores, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Na segunda e última fase da olimpíada, ocorrida em Setembro, concorreram mais de 900 mil alunos de todo o Brasil.
30 alunos da Escola Tomé Francisco foram premiados: 01 medalha de ouro, 01 medalha de prata, 04 medalhas de bronze e 24 menções honrosas. “ Estamos muito felizes, todos os anos temos conseguido conquistar o pódio na OBMEP” disse o gestor Ivan que parabenizou a todos os estudantes e professores premiados.



PARTICIPE DE UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO!

NA RETA FINAL DO SAEPE


                Ainda não é tempo para relaxar, por isso os alunos concluintes do Ensino Fundamental (5º e 9º ano) e do Ensino Médio (3º ano) estão em ritmo acelerado de estudos, com intensificação do reforço para os  que estão com dificuldades de aprendizagem e com mais um aulão de preparação para o SAEPE e provas finais.
           Foram muitas as atividades realizadas no decorrer do ano visando bons resultados no SAEPE 2018. É a equipe da Tomé sempre buscando melhorar a qualidade do ensino da escola a cada dia. Nas primeiras semanas de novembro, os coordenadores e professores realizaram uma revisão geral de todos os descritores da Matriz de Competências e Habilidades do SAEPE, em Língua Portuguesa e Matemática, contemplando todas as turmas de concluintes de 2018.
                No cronograma, aplicação de um simulado, correção pelo professor, levantamento das principais dificuldades, realização de revisão em aulão com a participação de todos os professores de Língua Portuguesa e Matemática da escola.
                No dia 28 de novembro, será o grande dia. Estamos confiantes no resultado positivo, o reconhecimento do esforço de todos.  Aos professores que se empenharam, à gestão e coordenação que estiveram sempre liderando as ações de preparação para avaliação do SAEPE.

TÉCNICA DA SEPLAG CONHECE A EXPERIÊNCIA DE SUCESSO DA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO


A SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO - SEPLAG tem por finalidade a competência de  planejar, desenvolver e acompanhar ações que visem ao desenvolvimento territorial, econômico e social do Estado de Pernambuco. Para tal, foram estabelecidas diretrizes que privilegiam o equilíbrio fiscal dinâmico e a democratização e interiorização do desenvolvimento estadual.
Na área da Educação, a SEPLAG monitora os índices educacionais (aprovação/ reprovação/ evasão/ qualidade do ensino mensurada nas avaliações externas); acompanha o Pacto pela Educação do estado de Pernambuco. Em novembro, a técnica Flávia Antunes, responsável pela GRE do Sertão do alto Pajeú, visitou a Escola Tomé Francisco da Silva para conhecer as ações desenvolvidas em do ensino de qualidade, apresentado no resultado das avaliações externas, como SAEPE e Prova Brasil. Na programação, conversa com alunos e professores, análise de evidências das ações apresentadas pela equipe gestora. A técnica estava acompanhada de Miriam Nogueira da GRE do Sertão do Alto Pajeú.

CURRÍCULO PERNAMBUCO É VALIDADO

Evento reuniu educadores de todas as esferas educacionais de Pernambuco para discutir e validar o documento que contém parâmetros curriculares para a educação infantil e ensino fundamental


             Cerca de 450 professores, gestores e coordenadores de escolas da rede pública municipal, estadual e privada participaram do Seminário Estadual Currículo Pernambuco, realizado nos dias 6 e 7 de novembro, em Gravatá. O seminário é a última etapa antes da validação do documento Currículo Pernambuco, que foi elaborado com base em mais de oito mil contribuições de educadores e membros da sociedade civil. Ele irá nortear todo os segmentos envolvidos na educação infantil e ensino fundamental do estado de Pernambuco.

            O documento é composto por quatro fascículos, sendo um volume para educação infantil e três para o ensino fundamental anos iniciais. Neles, estão orientações para guiar o processo de ensino e aprendizagem e as práticas pedagógicas em sala de aula. Até chegar na versão final do texto, foram realizados vários seminários e encontros para debates sobre os parâmetros curriculares. Dentre esses encontros, seis seminários regionais foram realizados entre fevereiro e setembro deste ano para discutir as versões preliminares do documento. 
            Com a validação, o documento será encaminhado para o Conselho Estadual de Educação de Pernambuco, que é responsável pelo encaminhamento do currículo para as escolas. Os professores e educadores irão receber formações com base neste documento.
            Participaram do evento representantes do Ministério da Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-PE), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-PE), do Conselho Estadual de Educação (CEE-PE) e da Secretaria de Educação do Estado, na figura do secretário estadual Fred Amancio, e secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva. Esta última é responsável pela coordenação estadual do Currículo Pernambuco, em parceria com  Sônia Diórgenes, da UNDIME-PE

fonte: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=37&art=4477



EQUIPE DO PROGRAMA ALFABETIZAR COM SUCESSO CERTIFICA A ESCOLA TOMÉ FRANCISCO PELO RESULTADO NO IDEPE/IDEB


Na tarde do dia 12 de novembro, o gestor Ivan Nunes recebeu a equipe estadual e Regional do Programa Alfabetizar com Sucesso: Cláudia Roberta Gomes - Gerente Geral da Educação Infantil, Anos Iniciais e Correção de Fluxo Escolar/ Ana Maria Morais Rosa - Gestora dos Anos Iniciais /Maria das Dores Marcolino - Técnica Estadual do Gerência dos Anos Iniciais (responsável pela GRE Sertão do Pajeú) Mirian Nogueira e Patrícia Roberta, gerentes da GRE do Sertão do alto Pajeú. O objetivo principal da visita foi o de realizar a Certificação da Escola Tomé Francisco por ter O MELHOR IDEPE E IDEB DO ESTADO NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS.
Há mais de uma década, a Escola Tomé Francisco conquista o topo na Avaliação do SAEPE e na avaliação da Prova Brasil no Estado de Pernambuco, atingindo nota acima das escolas privadas e federais, ficando também em destaque no cenário Nacional.  Com nota 8,7 no IDEPE – Índice de Desenvolvimento Educacional de Pernambuco e 8,8 no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Brasileira, “a instituição merece toda nossa  homenagem  e reconhecimento “ palavras de Ana Moraes, responsável pelo Ensino Fundamental – anos iniciais na rede estadual de ensino.
As professoras Silene Oliveira, Cassandra Lopes e Mônica Lima, como também a coordenadora Josilene Quidute receberam as devidas homenagens da equipe estadual.  Parabéns!





HOMENAGEM: DIA DO DIRETOR ESCOLAR

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

DE OLHO NA AGENDA FESTIVA


REUNIÃO DE PAIS PARA FINALIZAR O ANO LETIVO


Na ultima reunião de pais que aconteceu na Escola Tomé Francisco da Silva, no dia 01 de novembro, à tarde, foram priorizados os seguintes assuntos: resultado do III Bimestre referente à aprendizagem dos alunos, as datas finais do calendário letivo ( semana de provas, período de recuperação, agendamento das conclusões, festas, passeios, conselho de classe e confraternização.
Reunir-se com os responsáveis do aluno é sempre uma oportunidade para estreitar uma relação de parceria. Esse encontro assume importância de acordo com o projeto político pedagógico (PPP) da escola, que define o papel da instituição e da família na Educação das crianças e jovens do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.





REUNIÃO PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA: INFORMAÇÕES PARA CONDUZIR O FIM DO ANO LETIVO


Final de ano é o momento de repensar o que fizemos e traçar novos planos. E isso não é diferente nas escolas: com a aproximação do fim das aulas, o diretor precisa se organizar para conciliar as tarefas burocráticas com o acompanhamento da agenda final dos trabalhos pedagógicos. Neste momento, é muito importante que toda a comunidade escolar seja ouvida, participe das discussões e seja corresponsável pelas ações de fim de ano. É importante também que todos tenham conhecimento dos prazos finais para concluírem os trabalhos em tempo hábil.
No dia 01 de novembro, pela manhã, a equipe administrativa e pedagógica da escola Tomé Francisco participaram de uma reunião com os seguintes objetivos:
·         Analisar o resultado de aprendizagem do III Bimestre de todas as turmas e disciplinas, e propor, coletivamente, boas intervenções com os alunos que estão com dificuldades de aprendizagem, visando o cumprimento de metas previstas para o ano letivo.
·         Construir a AGENDA final e compartilhar responsabilidades para a execução da agenda bimestral do Projeto político pedagógico.
A reunião proporcionou um alerta para organização da agenda individual de cada profissional. A ideia é intensificar o preparo das avaliações finais,  colocar os documentos em dia, começar a pensar na logística do fechamento de notas e planejar a recuperação final.
Para Ivan, a reunião foi muito proveitosa porque  o clima começa a mudar em novembro e o tempo parece curto para organizar todos os detalhes necessários para conduzir o final do ano letivo sem dor de cabeça e sem deixar pendências para trás. Todos receberam boas dicas para facilitar os últimos meses de aula.