sexta-feira, 30 de agosto de 2019

A MATEMÁTICA DESENVOLVE TRABALHO MERITOSO NO PROJETO DE LEITURA.

O estudo do temas EDUCAÇÃO FINANCEIRA E EDUCAÇÃO FISCAL, propostos pela BNCC em seus Temas Contemporâneos Transversais, e sob a denominação de Tratamento da Informação,  abarca uma gama de conteúdos específicos interligados entre si, de modo a permitir e facilitar o trabalho de Matemática  nesse contexto, em atendimento ao Projeto Político Pedagógico da escola no Projeto de Leitura.

Com salas temáticas que seduziram os olhos pelo ineditismo, o luxo e a beleza, as professoras Mônica Fernandes, Josefa Aparecida, Bom Conselho Silva e o professor Sebastião também de  forma inédita e criativa, favorecendo a construção do conhecimento,  prepararam oficinas condizentes com o nível de aprendizagem dos alunos,  abordaram informações relevantes sobre os temas e realizaram atividades com conteúdos matemáticos  relacionados.

No Ensino Fundamental priorizou-se a educação Financeira com as oficinas:
POUPAR NO PRESENTE PARA NÃO FALTAR NO FUTURO NAS TURMAS DE 6º E 7º ANOS
GESTÃO DE FINANÇAS: NECESSIDADES X DESEJOS NAS TURMAS DE 8º E 9º ANOS
Nestas, foram feitas abordagens sobre a construção da história do dinheiro ao longo do tempo, as mudanças que ocorrem de acordo com os avanços na civilização,  o uso das tecnologias atualmente como as funções das máquinas eletrônicas de auto atendimento e aplicativos bancários e também algumas formas de se organizar financeiramente, conhecer os seus ganhos e os seus gastos, identificar suas prioridades, ter uma relação responsável e inteligente com as finanças. Os gastos foram classificados em Necessários: são os gastos considerados imprescindíveis. Estão ligados às necessidades. Exemplos: alimentação, moradia e vestuário. Supérfluos: são os gastos que geram bem-estar e estão ligados mais aos desejos que às necessidades. Exemplos: restaurantes, TV a cabo e roupas de marca. Desperdícios: são os gastos que não geram bem-estar nem estão ligados às necessidades ou aos desejos. Exemplos: multas, pagar por algo e não usar, esquecer luz acesa ou a torneira aberta.
A educação financeira é uma caminhada que se dá ao longo da vida, os estudantes foram alertados sobre a importância da contribuição de cada membro da família para o equilíbrio do orçamento doméstico e deve encontrar a sua maneira, de uma forma simples, mas que funcione, de educar-se financeiramente.
No Ensino Médio, a abordagem prioritária foi a EDUCAÇÃO TRIBUTÁRIA com a oficina TRIBUTOS NO BRASIL.
Nesta, foram trabalhadas especificidades como a história dos tributos no Brasil, definição e fins de cada tributo no país,  a finalidade e importância da arrecadação de impostos bem como a carga tributária enquanto uma arrecadação obrigatória e impositiva, ainda que sejamos todos chamados de contribuintes e foram mencionados os prejuízos que a corrupção causa aos cofres públicos e consequentemente aos brasileiros.
Com tudo isso espera-se que o estudante compreenda o pagamento do imposto é necessário para a construção de uma sociedade mais justa, que sonegar e malversar recursos públicos , é um crime social que prejudica a sociedade e que  tenha consciência de que todos nós pagamos tributos e temos o direito de participar do processo de alocação do gasto público e temos direito à educação e saúde de qualidade, entre outros direitos sociais e o dever de exigir o atendimento a esses direitos, de fiscalizar e denunciar abusos aos órgãos competentes.