Escola Tomé Francisco é agraciada com Medalha do Mérito Nilo Coelho.
Quinta-feira, 29 de Novembro de 2012.
A cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Nilo Coelho, oferecida pelo Tribunal de Contas de Pernambuco, aconteceu nesta quarta-feira (28) e proporcionou grande satisfação e felicidade a todos que fazem a educação pública pernambucana. Isso porque uma das agraciados com a honraria foi a Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, situado no município de Quixaba, sertão do estado.
A homenagem é mais um reconhecimento do bom desempenho que unidade vem
demonstrando nos últimos anos. “Todos nós que fazemos a Tomé Francisco
estamos muito felizes e satisfeitos por esse momento que estamos
vivendo, porque na verdade é a aprovação do trabalho e do esforço que
fazemos para garantir a educação de qualidade”, ressalta o diretor da
unidade, Ivan Nunes.
A Medalha do Mérito Nilo Coelho foi criada no ano de 1986, mas em 2011 foi reformulada, tornando-se mais abrangente e podendo ser conferida a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham se distinguido de forma notável ou relevante, e contribuído, direta ou indiretamente, para a criação, o desenvolvimento e o aprimoramento da instituição Tribunal de Contas, ou ainda que pelos seus serviços ou méritos excepcionais, tenham se tornado merecedoras da distinção.
Segundo o conselheiro e vice-presidente do TCE, Valdecir Pascoal, que indicou a Tomé Francisco para agraciamento, essa escola representa a esperança. “Escolhê-la não foi difícil, pois o êxito dessa escola é notável. Os seus indicadores estaduais e nacionais comprovam isso.
A Tomé Francisco é um exemplo para todos seguirem. É através da educação que vamos conseguir revolucionar o mundo, afinal, todos que estão no poder, passaram pela escola primeiro. Em condições atípicas, essa unidade atingiu o sucesso e isso faz aumentar a nossa esperança”, destaca.
Juntamente com a Escola Tomé Francisco da Silva, mais nove personalidades ou instituições receberam a Medalha do Mérito Nilo Coelho. São elas: Abrigo Cristo Redentor, o desembargador Jovaldo Nunes, o advogado José Souto Maior Borges, o jornalista Ivanildo Sampaio, os procuradores Márcio José Alves de Souza e Antônio Edílio, o Tribunal Solidário, a TV Tribuna e atleta Yane Marques.
Escola Estadual Tomé Francisco da Silva –
Fundada em 1962, menos de dez anos após a criação do Distrito de Quixaba, em 1953, a escola atende atualmente a cerca de 800 estudantes do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Situada no sertão do Pajeú, no distrito de Lagoa da Cruz, município de Quixaba, a unidade se destaca pelos satisfatórios indicadores educacionais manifestos em resultados positivos de diversas avaliações externas. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), aferido pelo MEC, ficou entre as 10 melhores do Brasil, com média 7 nos anos iniciais do ensino fundamental. Já no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), que usa critérios similares à avaliação nacional, a escola foi a mais bem colocada do Estado, também nos anos iniciais, com média 7,42. Neste ano, ganhou o Prêmio Nacional de Gestão Escolar, promovido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), adquirindo o posto de Referência Brasil 2012. Além desta honraria, a Escola Tomé Francisco também recebeu das mãos do governador Eduardo Campos, a Medalha Ordem do Mérito Guararapes - Graduados Especiais, considerada a mais alta comenda do Estado.
FONTE: http://www.siepe.educacao.pe.gov.br