quinta-feira, 29 de novembro de 2012
DA TERRA DO MARACATU PARA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO.
SECRETÁRIO DE DUCAÇÃO E GESTORES ESCOLARES DE NAZARÉ DA MATA APRECIAM O NOSSO TRABALHO
Nazaré da Mata é um município brasileiro da zona da mata do estado de Pernambuco. Conhecida como a Capital Estadual dos Maracatus. Não é apenas uma dança, uma brincadeira das camadas menos favorecidas, mas uma tradição passada de pai para filho em que os passos, as cores perpassam uma aculturação milenar da história da região. Durante o Carnaval, é a vez do povo de Nazaré da Mata mostrar o que tem de melhor: o colorido, a animação, o brilho e toda a beleza de seus maracatus como o Piaba Dourado, Estrela de Ouro e, o mais antigo de Pernambuco, o Cambinda Brasileira.
. O povo que preserva suas raízes e cultura também se preocupa com a educação e valoriza práticas inovadoras. Para exemplificar podemos citar a iniciativa do secretário de educação Aderito Hilton do Nascimento que reuniu um grupo de gestores escolares e planejou uma visita a Escola Tomé Francisco da Silva devido à conquista do Prêmio Referência Brasil 2012. No dia 27 de novembro, às dez horas da manhã, o gestor Ivan Nunes teve a alegria de recepcionar os educadores e fazer as honras da casa. Um dia recheado de novidades, pois a REDE GLOBO, neste mesmo dia, estava transmitindo links ao vivo da escola para o BOM DIA PERNAMBUCO E O NETV.
A escola preparou uma programação diversificada para os visitantes. Exposição de projetos e trabalhos dos alunos, apresentação do teatro “As Contadoras de Histórias e os mistérios da floresta”, oficinas em sala de aula e uma apresentação dos resultados e projetos da instituição feita pelo gestor com auxílio de slides.
Certamente, os visitantes que chegaram de tão longe, trouxeram a vontade e a garra dos pernambucanos que, como nós, acreditam no potencial dos seres humanos na construção de uma escola de qualidade social. Para Aderito, secretário municipal de educação de Nazaré da Mata, a bagagem de volta para casa levará um bom exemplo: “Espero que a minha equipe de gestores tenha compreendido e identificado na prática dessa escola a importância do trabalho coletivo e da mobilização das pessoas em torno de objetivos comuns”.