terça-feira, 25 de julho de 2017

PROJETO “CORPO SAUDÁVEL” NA TOMÉ

Aconteceu no último dia 19 (quarta-feira) uma gincana promovida pela equipe de nutrição da GRE do sertão do Alto Pajeú. Além da gincana, foram realizadas atividades de pesagem dos alunos, com medição do IMC (índice de massa corporal), a fim de detectar problemas nutricionais e de obesidade.
O projeto “Corpo saudável” é desenvolvido pelas nutricionistas do programa alimentação nutricional do estado de Pernambuco pertencente a Gerencia Regional de Educação (GRE) Sertão do Alto do Pajeú, com o apoio da Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada (FAFOPST) Direcionando aos alunos do Curso de Licenciatura em Educação Física, regulamente matriculados no referido curso. Este projeto será desenvolvido em todas as escolas da rede estadual pertencente a Gerencia Regional de Educação (GRE) do Alto do Pajeú, voltados para os alunos das referidas escolas, que atende a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino de jovens e adultos (EJA), durante o período de 5 meses. Os alunos do curso de Educação contribuirão nas atividades com voluntários. O trabalho desenvolvido visa promover a educação nutricional, educação corporal buscando a construção de conceitos e hábitos corretos em relação a obtenção de uma vida saudável.
JUSTIFICATIVA
A educação nutricional é notoriamente como um instrumento de promoção da saúde através da construção de bons hábitos alimentares adquiridos principalmente na idade escolar. Neste projeto temos com intuito a conscientização dos alunos de todas rede estadual da Gerencia Regional de Educação (GRE) Sertão do Alto do Pajeú, através de trabalhos voltados para orientação em educação alimentar e educação corporal que apresenta uma forte relação com o desenvolvimento de carências nutricionais ou doenças crônicas não transmissíveis. Essas doenças podem ser ocasionadas pelos maus hábitos alimentares, e falta de atividade física, e que muitas vezes acarretam em problemas de crescimento e desenvolvimento. Essa realidade pode ser modificada através da escola, com ajuda de professores, diretores e familiares, orientados pela equipe de nutricionista da GRE- Sertão Alto Pajeú e alunos do curso de Licenciatura em Educação Física, através orientações estimulante para os alunos a adotarem um estilo de vida e hábitos alimentares mais saudáveis. Assim, o presente projeto busca fornecer orientações nutricionais e corporais a fim de influenciar de forma positiva a escolha alimentar e estilo de vida saudável destes alunos.
OBJETIVOS
 Objetivo Geral:
 Avaliar o perfil nutricional e orientações de estilo de vida saudáveis de alunos matriculados na rede Estadual pertencente da Gerencia Regional de Educação (GRE) Sertão do Alto do Pajeú no interior de Pernambuco.
Objetivos Específicos
· Diagnosticar o estado nutricional;
· Identificar a qualitativamente as preferências alimentares da merenda escola de cada escola. · Aceitação da merenda escolar.
· Identificar a qualidade do merendas, lanches e almoço.
· Aplicar dinâmicas voltada para o bom funcionamento do corpo.
· Palestras nutricionais e físicas.
Os alunos participaram efetivamente de todas as atividades, sob a coordenação das nutricionistas Luciana e Geane e pelos estudantes do curso de Educação de Física da Faculdade de formação de Professores de Serra Talhada (FAFOPST).

A escola agradece o empenho da equipe e se dispõe para apoiar toda e qualquer atividade referente ao bom desenvolvimento do Programa de alimentação Escolar. 






quinta-feira, 20 de julho de 2017

05 Intercambistas da Escola Tomé Francisco participam de reunião de pré-embarque

Na quarta-feira (19), 05 estudantes da Escola Tomé Francisco selecionados para o intercâmbio pelo Programa Ganhe o Mundo participaram da reunião de pré-embarque realizada pelas Secretarias de Educação e Turismo, Esporte e Lazer, no Centro de Convenções de Pernambuco.



 O objetivo da reunião é aprofundar e reforçar as orientações dadas aos intercambistas participantes do PGM, assim esclarecer dúvidas que eles possam ter com relação à experiência de intercâmbio e adaptação aos países de destino.participaram  da reunião representantes da Secretaria de Educação do Estado, Secretaria de Relações Internacionais, Secretaria de Turismo, INFRAERO, Polícia Federal, Receita Federal, COPERGÁS, Shineray, Alpagartas, EMPETUR, além dos consulados do Canadá, da Argentina, Alemanha, Irlanda, e representantes dos Programas Internacionais do Chile e Argentina.

O Programa Ganhe o Mundo (PGM) - Criado em 2011, o PGM já beneficiou mais de 5,4 mil estudantes do ensino médio da rede estadual. Os selecionados têm todas as despesas pagas pelo Governo do Estado, desde passagem aérea, até hospedagem em casa de família, matrícula em escola de ensino médio, seguro de saúde, além de uma bolsa mensal no valor de R$ 719,00. O PGM já embarcou mais de cinco mil estudantes para países como Argentina, EUA, Espanha, Uruguai, Nova Zelândia, Chile, Canadá e Austrália.
Créditos: Gil Menezes


Escola Tomé Francisco participa do Seminário de Boas práticas e compartilha projeto exitoso em Gestão Educacional

O evento aconteceu em Arcoverde e contemplou trabalhos de diferentes temáticas

 

Na quinta-feira (13), o gestor Ivan José Nunes Francisco e a educadora de apoio Josilene Quidute da Silva Nunes participaram do Seminário de Boas Práticas do Pacto Pela Educação de Pernambuco 2017 em Arcoverde, sertão do Estado. No evento estavam os gestores de escolas e demais membros das equipes das unidades de ensino da Rede Estadual de Educação, ligadas às Gerências Regionais de Educação (GRE) do Agreste Centro Norte, Agreste Meridional, Sertão do Alto Pajeú e Sertão do Moxotó-Ipanema.

A educadora de apoio Josilene Quidute da Silva Nunes apresentou na modalidade oral, eixo Gestão Pedagógica e Formação Docente, O PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS EM SALA DE AULA. O objetivo do projeto é de formar professores para o trabalho com a Matriz de Competências e Habilidades da Prova Brasil e SAEPE de Língua Portuguesa, do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, possibilitando-os conhecer, reconhecer e fazer uso de boas práticas de leitura, suas possibilidades e inovações a fim de influenciar positivamente na aprendizagem dos alunos.
O seminário aconteceu na Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Francisco Jonas Feitosa Costae reuniu dezenas de profissionais de educação. Ao todo, foram expostas 106 experiências no dia, divididas em duas modalidades de apresentação: oral e banner. Os trabalhos foram inscritos em um dos cinco eixos previstos no edital do Seminário: Indicadores e Taxas; Qualidade do Ensino e Gestão da Sala de Aula; Disciplina, Interação Escola/Aluno; Gestão Pedagógica e Formação Docente; Relação com a Comunidade e Família.

O Seminário de Boas Práticas do Pacto Pela Educação de Pernambuco é promovido pela Seplag em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e tem por objetivo integrar os gestores de escola e a equipe técnica das Regionais, de modo a proporcionar a troca de experiências exitosas sobre Gestão Educacional.




Escola Tomé Francisco leva modelo de gestão para evento no Sul do país

    Evento aconteceu em Santa Catarina e reuniu cerca de 700 educadores

Na última segunda-feira (17), o gestor Ivan José Nunes Francisco e a educadora de apoio Josilene  Quidute, da Escola Tomé Francisco, em Quixaba, Sertão do Estado, participaram do II Seminário Regional de Educação Municipal, promovido pela Universidade Comunitária de Chapecó (UNOCHAPECÓ), em Santa Catarina. Os profissionais da Rede foram convidados para palestrar no evento devido ao exemplo de transformação de qualidade da educação na unidade de ensino.

     A escola ficou conhecida nacionalmente após ganhar prêmio de gestão escolar pelo Ministério da Educação, em 2012. Ivan e Josilene palestraram para cerca de 700 educadores e gestores municipais no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, em Chapecó.

     Os gestores da Escola Tomé Francisco apresentaram a experiência de sucesso da instituição a partir das ações desenvolvidas em quatro dimensões: gestão de resultados, gestão pedagógica, gestão participativa e de pessoas, gestão administrativa e de recursos, além de mostrar, também, o avanço da educação de Pernambuco e a importância dos investimentos do governo.

   “A experiência foi positiva. Foi um momento ímpar para compartilhar preocupações, expectativas e conhecimentos, em vista de oxigenar as práticas pedagógicas e de gestão da Escola Tomé Francisco. Após a apresentação recebemos muitos elogios”, disse Ivan.



quarta-feira, 19 de julho de 2017

Equipe da Tomé volta com todo vapor

           Na sexta-feira 07/07/2017 os professores e gestão reuniram-se para a realização do III encontro de programa Fortalecimento da Formação Contínua em Serviço, com o tema Gestão de Sala de Aula.
            Dinâmica, autoavaliação, vídeo e leituras sobre o tema subsidiaram o professor , não como manuais de orientação para suprir as necessidades diárias mas com a intenção de discutir os pontos em que a dificuldade impede a realização de uma prática pedagógica  satisfatória , tais como relacionamento interpessoal, organização da coletividade, trabalho com o conhecimento e o enfrentamento dos desafios do cotidiano numa visão da metodologia dialética sugerida por Celso Vasconcelos.

          Também aconteceu uma avaliação das ações do Projeto Político Pedagógico realizadas no 1º semestre e o agendamento de  ações para o 2º semestre, na busca incessante da melhoria da prática pedagógica.





sábado, 15 de julho de 2017

INTEGRANTES DO PROEMI ( PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR) REÚNEM-SE PARA AVALIAR O 1º SEMESTRE DA ADOÇÃO NA ESCOLA.

          Para a  escola,  a adoção do programa foi bastante positiva, uma vez que a organização do  programa proporciona a escola o desenvolvimento do seu  papel de promotora de cidadania e de direitos, além do oferecimento de conhecimentos sistematizados e armazenados pelas gerações anteriores.  Os alunos deixam de ser apenas receptores do conhecimento para se transformarem em produtores do conhecimento.
        Professores relataram que o trabalho realizado de forma mais dinâmica favorece o ensino aprendizagem tornando viável o desenvolvimento de habilidades e competências, reconhecendo que o aluno precisa ser motivado e que aprender exige conhecer, exercitar, refletir, questionar e, sobretudo, atribuir sentido. 
            Entre outras estratégias, foram citadas:
  •   dinâmicas de motivação 
  • o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos
  • o incentivo a observação, elaboração e checagem de hipóteses a cerca do que será estudado.
  • Debate para evidenciar divergências de opiniões e suscitar argumentações, respeito as opiniões adversas,
  • a mobilização dos alunos para buscarem respostas e soluções 
  • atividades que instigam a troca de informações entre os alunos 
  • investigação e registro com base em conhecimento científicos 
  • Análise de situações que favoreçam mudanças de hábitos e a formação de atitudes.
Na ocasião, foi avaliado o 1º semestre do programa, constatando-se o que poderia ser melhorado e definidas ações para o 2º semestre.   


    




quinta-feira, 13 de julho de 2017

AULÃO DO CURSINHO DOMÍNIO NA TOMÉ

Aconteceu ontem  (quarta-feira) o 1º  AULÃO do PROJETO ”ALUNOS DA TOMÉ RUMO À UNIVERSIDADE”. Realizado, em parceria com o Cusinho Pré-Vestibular “Domínio”, da cidade de Serra Talhada, o aulão contou com a presença do Professor  Francioly, da área de Ciências da Natureza e Professor  André, da área de Humanas. O público alvo foram 65 alunos do 3º ano do Ensino Médio, que estavam ansiosos para participar.
Segundo os alunos, os professores tiraram muitas dúvidas em relação aos conteúdos: o aulão oportunizou aos concluintes ampliarem seus conhecimentos, além de motivá-los à participarem do ENEM. Os professores comentaram que o interesse demonstrado pelas turmas permitiu que a aula fluísse de forma muito proveitosa, e já firmaram o compromisso de ministrarem outro aulão em agosto, nas disciplinas de Geografia e Língua Portuguesa.
Para que esta ação acontecesse foi montada uma estrutura com lanche, almoço, espaço físico, na qual todos os funcionários da escola deram apoio, prestando um relevante serviço.

Agradecemos a todos que contribuíram para esta ação acontecesse e aos alunos pelo empenho em comparecer e participar efetivamente.
 VALEU, EQUIPE “DOMÍNIO! Vamos, no final, comemorar o resultado dos nossos objetivos em comum: o sucesso dos alunos. Agradecemos essa parceria solidária e eficiente prol do futuro dos nossos jovens estudantes.
Este foi o início da jornada de atividades complementares do 2º semestre para o SAEPE, SAEB e ENEM. O cronograma inclui outros aulões, alguns ministrados pelos próprios professores da escola; gincanas; simulados; reforço no contraturno; seminários; feira do conhecimento e sarau literário.

Com garra e determinação, a Escola Tomé Francisco vai trilhando um caminho de uma educação de qualidade que faz parte da sua missão.