quinta-feira, 18 de maio de 2017

PROJETO DE LEITURA: OFICINA: OS OITOS JEITOS DE MUDAR O MUNDO: JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:
SALA 1: BOM CONSELHO FERNANDES E KÊNYA
SALA 2: CORRINHA FRANCISCO E DANÚBIA RÊGO

A oficina aborda os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) que surgiram da Declaração do Milênio das Nações Unidas, adotada por aproximadamente 191 estados membros que se reuniram no dia 8 de setembro de 2000 na sede das Nações Unidas, em Nova York. O prazo para o cumprimento das metas era até o ano de 2015, no entanto algumas metas foram cumpridas parcialmente e outras não em escala mundial. Por isso um novo desafio foi lançado até 2030.
A metodologia da oficina é constituída de músicas, vídeos motivacionais, leitura e discussão de textos, análise de gráficos, debates, entre outras atividades, enquanto a produção dos alunos contempla a releitura dos logotipos, elaboração da nona meta, produção de slogans e charges.

Cientes da necessidade de envolver cada vez mais nossas crianças e jovens nas mudanças globais e reconhecendo o valor de sua contribuição no destino do planeta, nos propomos aprofundar a reflexão sobre esta temática no projeto de leitura da escola.







PROJETO DE LEITURA: OFICINA MATEMÁTICA – CAINDO NA REAL

Ensino fundamental e Ensino Médio
Professores: Josefa Aparecida, Sebastião Alves e Bom Conselho Silva.

A oficina de Matemática mostra a diversidade do uso da Matemática nos dias atuais e contempla ainda a resolução de situações problemas com números naturais, racionais e reais em consonância com a proposta dos conteúdos curriculares por série e por bimestre. Nesta os alunos constroem o conhecimento entrando em contato com diversificadas atividades, jogos e desafios.
O nome caindo na real, justifica-se porque é quase impossível saber a quantidade de vezes que a Matemática é usada na construção da nossa história. Vamos vivendo e contando, mesmo sem perceber: idade, peso, quantidade de comida, tempo disponível para isso ou aquilo, tempo de contribuição, razão de concorrência, taxas de exames laboratoriais, atividades de compra, venda e investimentos, prazos, descontos, juros, mil e tantas misérias, imposto, inflação, índices de desempregados, valores exorbitantes da corrupção, ... Tantos números, até nos confundem. São muitos órgãos pesquisando, calculando e informando, os números estão em todo lugar e em todo momento. Máquinas de calcular são facilmente encontradas.

Assim a Matemática pode de certa forma nortear as nossas ações, a análise dos dados pode ser é um importante referencial. Tem muita ligação com a vida que gostaríamos de ter, aponta possibilidades, nos alimenta com a esperança, torna possível a tomada de decisões e a realização das nossas metas.





BISPO DE PATOS-PB VISITA A ESCOLA TOMÉ FRANCISCO

            Na ultima segunda-feira, 15 de maio, em sua visita pastoral na Paroquia de Princesa Isabel, o Bispo da Diocese de Patos-PB, Dom Eraldo, passou também pelo distrito de Lagoa da Cruz, na ocasião ele visitou algumas casas, as escolas e logo depois celebrou a missa na capela da comunidade.
            Durante a visita na escola, o Bispo destacou a importância da juventude na vida da igreja e da comunidade, falou do cuidado que os jovens devem ter em relação às amizades nos dias atuais e que os verdadeiros amigos encontram-se em casa e também que a verdadeira alegria o jovem só encontra no evangelho de Cristo.

            Por fim, Dom Eraldo convidou os jovens a participarem de um encontro que será realizado nesta quinta-feira 18/05, na quadra da Escola Nossa Senhora do Bom Conselho a partir das 18:00 horas.      





PROJETO O PRAZER DE LER: ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

OFICINA: HISTÓRIAS QUE CANTAM E ENCANTAM: FOCO NA NARRATIVA.
5º ano do Ensino Fundamental
Professoras: Silene Carlos/ Cassandra Lopes

A oficina trabalha com todos os textos narrativos, em diferentes gêneros e tem o objetivo de desenvolver a habilidade de identificar os elementos que constroem a narrativa: toda narrativa obedece a um esquema de construção, de organização, que, salvo algumas alterações, compreende as seguintes partes: introdução ou apresentação, desenvolvimento e complicação, clímax e desfecho ou desenlace. Os alunos indicaram a estrutura organizacional de vários textos, além da produção de narrativas considerando os seus elementos.





OFICINA: INTERTEXTUALIDADE – DIÁLOGO ENTRE TEXTOS.
4º ano do Ensino Fundamental 
Professoras: Ângela Oliveira/ Mônica Fernandes.

O objetivo é desenvolver a habilidade de o aluno reconhecer as diferenças entre textos que tratam do mesmo assunto, em função do leitor-alvo, da ideologia, da época em que foi produzido e de suas intenções comunicativas, além das influências de um texto sobre outro. A estratégia utilizada foi a de proporcionar aos alunos a leitura de textos de diferentes gêneros relacionados a um mesmo tema e contendo diferentes ideias.

Abertas as inscrições para a 10ª Edição do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero

Estudantes e professores podem se inscrever de 15 de maio a 30 de junho para concorrer a R$ 66,8 mil em prêmios


 Estudantes do ensino médio e técnico subsequente, graduação e pós-graduação e professores (as) do ensino médio e técnico subsequente fiquem atentos (as). Já estão abertas as inscrições para a 10ª Edição do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero. Ao todo serão pagos R$ 66,8 mil reais em premiação. As inscrições são gratuitas e vão de 15 de maio a 30 de junho. 
Pelo 10º ano consecutivo, a SecMulher-PE e parceiros se unem para estimular a produção científica na área de gênero como forma de prevenção e conscientização da sociedade de que qualquer forma de discriminação, preconceito ou não aceitação das diferenças contribuem para gerar violência.
A secretária da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro, destaca que o prêmio foi criado para estimular o debate sobre as relações de gênero no âmbito do ensino formal, bem como nas instituições governamentais por meio dos parceiros que organizam o Prêmio Naíde Teodósio junto com a SecMuher-PE. “Fomentar a produção teórica de gênero dentro das instituições de ensino é um dos nossos compromissos para construirmos uma sociedade mais justa e igualitária para todas as pessoas”, esclarece.
As pessoas interessadas podem concorrer entre as modalidade Redações, Relatos e Projetos de Experiência Pedagógica, Artigos Científicos e Roteiros de Vídeos e Documentários. Todos voltados às questões de gênero.
Os melhores trabalhos serão premiados com tablets, viagens para congressos nacionais e quantia em dinheiro, que pode variar de R$ 5 mil a R$ 20 mil. Do total de inscrições aceitas serão selecionadas até 20 redações que obtiverem melhor pontuação, sendo 10 redações de ensino médio e 10 redações de ensino técnico subseqüente. Também serão distribuídos seis tablets para premiar relatos e projetos de professores (as) do ensino médio e técnico subsequente.
Haverá ainda reconhecimento para as instituições que obtiverem o maior número de inscrição por região. Elas receberão o Certificado de Mérito Institucional.  
Para estudantes regularmente matriculados (as) em cursos de graduação reconhecidos pelo MEC, em Pernambuco, serão premiados até três artigos no valor de R$ 5 mil cada, concedidos pela SECTI. Para os estudantes dos cursos de pós-graduação nos níveis de especialização, mestrado ou doutorado, reconhecidos pelo CAPES, em Pernambuco, serão R$ 8 mil para cada um dos três premiados. Estudantes de graduação e pós-graduação podem concorrer a um roteiro para documentário digital de curta metragem. A premiação para esta categoria é de R$ 20 mil para investir na produção de um vídeo documentário.

INSCRIÇÕES: As pessoas interessadas podem se inscrever pela internet, através do www.secmulher.pe.gov.br ou www.facepe.br. A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE)  também disponibiliza o número 0800-2818187 da Central de Teleatendimento Cidadã Pernambucana para quaisquer dúvidas. A ligação é gratuita e pode ser feita de fixo ou celular.

O prêmio é realizado pela Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE), em parceria com a Secretaria de Educação (SEE), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), a Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG),  a Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) , o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).
BOX

Confira as Categorias e premiação
REDAÇÕES
Para Estudantes de Ensino
 
Médio e Técnico Subsequente.
(Premiação: tablets)

RELATOS E PROJETOS DE 
EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
Para professoras e professores
 
do Ensino Médio e Técnico Subsequente.
(Premiação: tablets)

ARTIGOS CIENTÍFICOS
Para estudantes de graduação
e pós-graduação.
(Premiação: R$5.000, R$8.000 e viagens para congressos nacionais)

ROTEIROS DE VÍDEO DOCUMENTÁRIO
Para estudantes de graduação
e pós-graduação.
(Premiação: R$ 20.000)


terça-feira, 16 de maio de 2017

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO RUMO OS 42º JOGOS ESCOLARES DO PAJEÚ

  Os Jogos Escolares Fase Regional, acontecem no mês de Junho, na cidade de Afogados da Ingazeira. Caso passem desta fase, disputarão a Fase Estadual, que acontece nas cidades de Arcoverde e Recife.




BANDA MUSICAL DA TOMÉ PARTICIPA DA ABERTURA DOS JOGOS MUNICIPAIS DE QUIXABA

A prefeitura municipal de Quixaba, através das Secretarias de Cultura e Esportes e de Educação, promoveu na sexta-feira, 12 de maio, a abertura da XII Edição dos Jogos Estudantis, na fase municipal envolvendo as escolas Manoel Joaquim de Santana e Tomé Francisco da Silva, do Distrito de Lagoa da Cruz, Escola São Miguel do sitio Gatos, EREM Solidônio Pereira de Carvalho e Verissima Darc dos Santos.


Para abrilhantar o evento a BANDA MUSICAL DA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA, regida pelo maestro Felipe apresentou um verdadeiro show, envolvendo o público na harmonia das músicas tocadas e na coreografia dos seus músicos. 



ESCOLA TOMÉ FRANCISCO É CAMPEÃ EM 05 MODALIDADES NA 12ª EDIÇÃO DOS JOGOS ESTUDANTIS DE QUIXABA