OFICINA: HISTÓRIAS QUE
CANTAM E ENCANTAM: FOCO NA NARRATIVA.
5º ano do Ensino Fundamental
Professoras: Silene Carlos/ Cassandra Lopes
A oficina trabalha com todos os textos narrativos, em diferentes gêneros e tem o objetivo de desenvolver a habilidade de identificar os elementos que constroem a narrativa: toda narrativa obedece a um esquema de construção, de organização, que, salvo algumas alterações, compreende as seguintes partes: introdução ou apresentação, desenvolvimento e complicação, clímax e desfecho ou desenlace. Os alunos indicaram a estrutura organizacional de vários textos, além da produção de narrativas considerando os seus elementos.
Professoras: Silene Carlos/ Cassandra Lopes
A oficina trabalha com todos os textos narrativos, em diferentes gêneros e tem o objetivo de desenvolver a habilidade de identificar os elementos que constroem a narrativa: toda narrativa obedece a um esquema de construção, de organização, que, salvo algumas alterações, compreende as seguintes partes: introdução ou apresentação, desenvolvimento e complicação, clímax e desfecho ou desenlace. Os alunos indicaram a estrutura organizacional de vários textos, além da produção de narrativas considerando os seus elementos.
OFICINA:
INTERTEXTUALIDADE – DIÁLOGO ENTRE TEXTOS.
4º ano do Ensino Fundamental
Professoras: Ângela Oliveira/ Mônica Fernandes.
O objetivo é desenvolver a habilidade de o aluno reconhecer as diferenças entre textos que tratam do mesmo assunto, em função do leitor-alvo, da ideologia, da época em que foi produzido e de suas intenções comunicativas, além das influências de um texto sobre outro. A estratégia utilizada foi a de proporcionar aos alunos a leitura de textos de diferentes gêneros relacionados a um mesmo tema e contendo diferentes ideias.
4º ano do Ensino Fundamental
Professoras: Ângela Oliveira/ Mônica Fernandes.
O objetivo é desenvolver a habilidade de o aluno reconhecer as diferenças entre textos que tratam do mesmo assunto, em função do leitor-alvo, da ideologia, da época em que foi produzido e de suas intenções comunicativas, além das influências de um texto sobre outro. A estratégia utilizada foi a de proporcionar aos alunos a leitura de textos de diferentes gêneros relacionados a um mesmo tema e contendo diferentes ideias.