segunda-feira, 8 de junho de 2015
JOGOS ESCOLARES: UMA DÉCADA DE DESTAQUE NA NATAÇÃO DOS ATLETAS DA TOMÉ.

sexta-feira, 5 de junho de 2015
GRE PAJEÚ PROMOVERÁ A 40ª EDIÇÃO DOS JOGOS ESCOLARES FASE REGIONAL EM AFOGADOS DA INGAZEIRA.
Convite
A GRE do Sertão do Alto Pajeú convida a população em geral para participar da quadragésima edição dos jogos escolares, fase regional, sendo TERÇA, QUARTA e SEXTA (02, 03 e 05 de junho) nas modalidades Atletismo, Xadrez, Natação, Tênis de mesa, badminton, vôlei de areia e judô.
A abertura oficial nas atividades acontecerá no dia 05/06/2015 às 18:00 h no centro desportivo Lúcio Luiz de Almeida. As modalidades coletivas (handebol, futsal, futebol, basquete e vôlei) acontecerão de 06 a 12 de junho.
Contamos com a sua participação.
Agradece a GRE Sertão do Alto Pajeú
Cecília Maria Peçanha Esteves Patriota
Gestora Regional
ALUNOS DO ENSINO MÉDIO UTILIZAM VÁRIAS LINGUAGENS NA CULMINÂNCIA DO LITERARTE.
Dia
1º de junho, última segunda-feira, houve o grande evento da culminância dos
projetos de Leitura. Os estudantes do Ensino Médio atraíram o público fazendo
uso de diversas linguagens para apresentarem os frutos das oficinas do Projeto
LITERARTE. O espetáculo aconteceu no
período da tarde.
Seguem
as apresentações do plenário:
1. 1º A –
Professora: Rose – Oficina de Literatura Inglesa 2: Ághata Christie – Não existe crime perfeito
§ Representação
coreográfica com os personagens da obra de Ághata Christie: Os detetives –
Hercule Poirot e Miss Marple.
2. 1º
B –
Professor: Gleydson – Oficina de Arte 2: Sou
artista, sim senhor!
§ Desfile
com as telas produzidas nas oficinas.
3. 3º
C – Professora: Bom C.
Silva – Oficina de Matem., Física, Química e Biologia 1: Os desafios da vida.
§ Representação
de uma mesa redonda com estudantes do curso de medicina, debatendo sobre os
pontos éticos da genética.
4. 2º
B –
Professora: Iranete – Oficina de Arte 1: Sou
artista, sim senhor!
§ Coreografia
com telas.
5. 2º C – Professora: Antônia -
Oficina de Literatura Inglesa 1: Ághata
Christie – Não existe crime perfeito
§ Representação:
Vida e obra de Ághata Christie.
§ Apresentação
do poema: Os dez negrinhos.
6. 2º
A –
Professores: José Neto e Danúbia – Oficina de Matem., Física, Química e
Biologia 2: Os desafios da vida.
§ Descrição
do sistema imunológico e coreografia da música: O Pulso de Titãs
7. 3º
A –
Professora: Corrinha Francisco – Oficina de História 1: Mergulhando na História.
§ Apresentação
de um poema sobre
§ Júri
simulado: Getúlio Vargas, ditador ou pai dos pobres?
8. 3ºB
–
Professora: Corrinha Sousa – Oficina de Literatura Brasileira 1: A Literatura como suporte para as causas
sociais.
§ Recitação
do cordel: Nordestino sofrido pela seca (Jadson Xavier – Jatão Vaqueiro)
§ Peça
teatral: O Quinze (Rachel de Queiroz)
APRESENTAÇÕES ESPETACULARES DIGNAS DE APLAUSOS: CULMINÂNCIA DO PROJETO O PRAZER DE LER.
“Enquanto outras atividades nos afastam de nós mesmos, alienando,
a leitura percorre o caminho inverso: introduz-nos, através da reflexão e da
análise, no mundo do nosso pensamento.”
Miguel Angel Martí Garcia

Seguem
as apresentações do plenário:
Ensino Fundamental II:
1.
6º
Ano –
Professora Cida - Oficina de Matemática: As
estratégias de leitura na resolução de problemas
§ Peça
teatral: Dona Santinha e o milagre da duplicação e coreografia da música: Andar
com fé de Gilberto Gil.
2.
7º
Ano A – Professora Bom Conselho Fernandes – Oficina de
História, Geografia e Ciências: Cadê o
lixo que estava aqui?
§ Coreografia:
Herdeiros do futuro
3.
7º
Ano B – Professora: Kássia – Oficina de Inglês: The planet needs you! (O planeta precisa de
você!)
§ Coreografia
da música: The three r’s (Os três erres).
§ Representação
de uma passeata pelo meio ambiente: The planet needs you!!
4.
8º
Ano A – Professora: Cristiane – Oficina de Língua Portuguesa: Texto teatral – Da emoção de ler a
descoberta do prazer!
§
Peça
teatral: O Santo e a porca – Ariano Suassuna.
§
Peça
teatral: O Bem Amado – Dias Gomes
5.
8º Ano B – Professora: Daniela –
Oficina de Arte: Música nordestina –
Espelho de uma cultura expressiva!
§ Apresentação
de um repente e do desfile de personagens da cultura nordestina.
6. 9º Ano A – Professora: Jaciara – Oficina de Literatura
Brasileira 1: A Literatura
como suporte para as causas sociais.
§ Peça
teatral: O Auto da Compadecida (Ariano Suassuna) contextualizando com a obra de
Gil Vicente: O Auto da barca do inferno.
7. 9º Ano B –
Professoras: Edinete e Kênia – Oficina de História 2:
Mergulhando na História.
§ Representação
teatral: O dia-a-dia nas caravelas.
terça-feira, 2 de junho de 2015
CLASSIFICADOS NA I FASE DA OBMEP 2015.
Com satisfação apresentamos a
lista dos 5% dos estudantes da Tomé classificados em 2015, considerando o Nível
de desempenho e a pontuação. Desejamos sucesso na II FASE. Parabéns!
NÍVEL I – 6º
e 7º anos
1. Lucas Fernandes Barbosa
2. Allef Rayff Bezerra da Nóbrega
3. Wlisses glauco Tavares Pereira
4. Carla Sandriely Leite de Andrade
5. Renata de Sousa Lima
6. Cecília Agnes de Almeida Marques
7. José Ayron Marçal Medeiros de Sousa
NÍVEL II –
8º e 9º anos
1. Igor Ramon de Carvalho Ferraz
2. Rafael Magno Evaristo Ferraz
3. Ângela Maria de Melo Cândido
4. Liohana Maria Bezerra da Silva
5. Isaias Amâncio França Silva
6. Pedro Antônio da Silva Costa
7. Larissa Ribeiro da Silva
8. Felipe Leandro Barbosa da Silva
9. Yan Guilherme Oliveira de Sousa
10. Gabriel Felipe Siqueira Fernandes
11. Leandro Ferreira da Luz
12. Maria Josiele Ferreira da Silva
NÍVEL III –
Ensino Médio.
1. Marcos Ramon Bezerra dos Santos
2. João Elias Barbosa Alexandre
3. Carlos Sandriel Leite de Andrade
4. Layon Artur Henriques da Silva
5. Rosinaldo Medeiros Freitas
6. João Marçal Medeiros de Sousa
7. Iago Robson Alves Lira
8. Williene Marques Oliveira
9. Maria Sara Andrade Nunes
10. Ricardo Emanuel G. Carlos Barbosa
11. Flávia Lira Lopes Florentino
12. Peterson Cassimiro da Silva
13. Maria Eduarda Alves Lourêdo
14. Arthur Marques de Oliveira
15. Letícia Cândido Mariz
16. Clecya Rayane Pereira
17. Lucas Iago Medeiros Alexandre
18. Matheus de Souza Frazão
19. Henrique de Oliveira dos Santos
Concurso Professor-autor abre inscrições.
O resultado preliminar será divulgado no dia 18 de agosto e o resultado definitivo, dia 1º de setembro. Veja aqui os detalhes de como participar. Mais informações: (081) 3212.2676; (Oi) 98487.07.26; (Tim) 99710.04.37; (Claro) 99449.82.10.
O objetivo do concurso é selecionar materiais de apoio multimídia, produzidos pelos professores da Rede Estadual de Ensino, para o Ensino Médio (1º, 2° e 3º anos) e Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos). Os conteúdos selecionados serão disponibilizados em banco de dados virtual para acesso por docentes e estudantes da Rede Estadual de Ensino. Serão premiados os primeiros colocados de cada tópico para o Ensino Médio e Ensino Fundamental.
O material de apoio multimídia está divido por tópicos, inserido nos componentes curriculares do Ensino Médio. São eles: Biologia, Educação Física, Língua Espanhola, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia. Para o Ensino Fundamental (anos finais) as disciplinas são: Arte, Ciências, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Geografia, Matemática, Educação Física e História.
Para efetuar a inscrição no concurso, é necessário comprovar a formação em qualquer licenciatura plena, podendo participar professores ocupantes do quadro efetivo da Rede Estadual de Ensino que estejam em regência ou desempenhando outra atividade na SEE. Professores temporários que estejam em atividade de regência durante também podem participar, desde que estejam desempenhando a atividade de docência no período do certame.
Para o professor da Escola de Referência em Ensino Médio Jornalista Trajano Chacon, José Wilson Barros, premiado em edições anteriores do concurso, essa é uma oportunidade de inovação e de aprendizado para alunos e professores. “É uma forma de repensarmos como gostaríamos que fossem nossas aulas, também é uma oportunidade de inserir-se de forma protagonista na abrangência pedagógica. Com certeza, este ano vou participar novamente”, relata Wilson, entusiasta da iniciativa.
EM RITMO DE SISMÉDIO: SÁBADO DE ESTUDOS PARA PROFESSORES DA TOMÉ
No último
sábado, os professores inscritos no SISMÉDIO participaram de um encontro, sob a
coordenação da tutora Eliana Nogueira da
GRE do Sertão do alto Pajeú. Foram horas de estudos bastante proveitosas
sobre o tema Ciências Humanas e interdisciplinaridade, integração das
Ciências humanas com o Projeto Pedagógico
e contribuições das Ciências Humanas para a compreensão da relação entre
juventude e educação.
Dentre as
atividades realizadas, algumas dinâmicas conduziram à reflexão sobre o papel do
professor de Ciências Humanas no contexto escolar e social. A partir da leitura
do texto “Gaiolas e Asas”, de Rubem Alves foi realizada uma discussão a cerca da necessidade
da escola fazer muito mais do que apenas transmitir conhecimentos. A
coordenadora trouxe para enriquecer a dinâmica um rico material didático,
composto por gaiolas e pássaros confeccionados em cartolina. A dinâmica
promoveu além de reflexão, descontração entre os integrantes do grupo.
O Sismédio faz
parte das ações do Pacto nacional de fortalecimento do ensino Médio, um dos
programas do Ministério da educação. É composto por formação continuada
ofertada aos professores do Ensino Médio das escolas públicas. O curso é composto
por momentos presenciais e momentos à distânia. Os encontros presenciais
acontecem aos sábados na própria escola uma vez ao mês.
Enaltecemos o
empenho da equipe de professores participantes e da tutora Eliane Nogueira que
não mede esforços para que os encontros sejam ricos em informação e discussões
acerca dos problemas enfrentados pelos professores em sala de aula.
Final de tarde de louvor a Deus na Escola Tomé Francisco.
Orar não
é pedir. Orar é a respiração da alma. Como o corpo que se lava não fica sujo,
sem oração se torna impuro. Mahatma Gandhi
No mês de maio, a comunidade Católica de Lagoa
da Cruz celebra o mês Mariano e convida as escolas a participarem da sua
programação. Para integrar os diversos grupos religiosos na instituição, o
gestor Ivan, proporcionou no dia 29 de maio, no final da tarde, dois momentos
similares, mas distintos de louvor a Deus.
MOMENTO GOSPEL:
No
parquinho, um grupo de jovens, alguns convidados e os professores evangélicos
participaram do louvor temático: “jovem, que diferença você faz onde está?”. O
ministrante da palavra foi o Pastor José Carlos Lima Barbosa. A coordenação
desse momento ficou por conta da analista educacional Jakeline Fernandes.
MISSA EM AÇÃO DE
GRAÇAS:
Na quadra,
a maioria dos alunos, professores e integrantes da comunidade participaram de
uma Missa em ação de Graças em virtude do dia dedicado a Escola Tomé Francisco
na programação do mês Mariano pela Igreja Católica. A celebração foi do Frei
Cláudio e a animação musical de um grupo de estudantes da escola, coordenados
por Diego e Ramom.
Assim,
esse é um bom exemplo de que a espiritualidade não está, necessariamente,
ligada a uma religião específica, mas sim ao modo como o indivíduo procura
viver, se relacionar, atuar na família ou na sociedade, buscando proporcionar a
si e aos que o cercam ambientes agradáveis, equilibrados, serenos onde seja
prazeroso permanecer, se relacionar, trocar experiências, com prevalência da
amizade, do amor, do respeito, do carinho, do bom humor, da solidariedade o que
facilitará a convivência harmoniosa entre pessoas de diferentes credos.
.
PALESTRA COM EQUIPE DO SAMU (SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA) DE PRINCESA ISABEL - PB - ENVOLVIMENTO TOTAL DOS ESTUDANTES -
]O CONHECIMENTO TEÓRICO
ATRELADO À PRATICA GERA UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA PROPORCIONANDO AO
ESTUDANTE UM MOMENTO DE MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS SABERES.
Nesta
perspectiva, foi ofertado aos alunos dos 3º Anos do Ensino Médio um momento de
aprendizagem bastante significativa com a Equipe do SAMU do Município de
Princesa Isabel. Este foi um evento de grande importância para o enriquecimento
do conhecimento adquirido em sala de aula e aconteceu no dia 28 de maio do ano
em curso, na última quinta-feira, na quadra da Escola Tomé Francisco.
Este
foi um momento muito gratificante, pelo enriquecimento da aprendizagem e pela
disponibilidade de profissionais bastante competentes que não medem esforços
para atingirem todos os seus objetivos inclusive a sua missão social.
Parabenizamos
a todos e agradecemos também, inclusive ao Coordenador Municipal do SAMU, Leonardo
Campos Lima, que liberou a sua equipe.
Assinar:
Postagens (Atom)