Com o objetivo de incentivar o aperfeiçoamento profissional dos professores da Rede Estadual, através do estímulo à produção de material didático, a Secretaria Estadual de Educação (SEE) abriu inscrição para o concurso Professor-autor 2015. As inscrições são realizadas pelo portal da Secretaria de Educação, até o dia 28 de junho.
O resultado preliminar será divulgado no dia 18 de agosto e o resultado definitivo, dia 1º de setembro. Veja aqui os detalhes de como participar. Mais informações: (081) 3212.2676; (Oi) 98487.07.26; (Tim) 99710.04.37; (Claro) 99449.82.10.
O objetivo do concurso é selecionar materiais de apoio multimídia, produzidos pelos professores da Rede Estadual de Ensino, para o Ensino Médio (1º, 2° e 3º anos) e Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos). Os conteúdos selecionados serão disponibilizados em banco de dados virtual para acesso por docentes e estudantes da Rede Estadual de Ensino. Serão premiados os primeiros colocados de cada tópico para o Ensino Médio e Ensino Fundamental.
O material de apoio multimídia está divido por tópicos, inserido nos componentes curriculares do Ensino Médio. São eles: Biologia, Educação Física, Língua Espanhola, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia. Para o Ensino Fundamental (anos finais) as disciplinas são: Arte, Ciências, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Geografia, Matemática, Educação Física e História.
Para efetuar a inscrição no concurso, é necessário comprovar a formação em qualquer licenciatura plena, podendo participar professores ocupantes do quadro efetivo da Rede Estadual de Ensino que estejam em regência ou desempenhando outra atividade na SEE. Professores temporários que estejam em atividade de regência durante também podem participar, desde que estejam desempenhando a atividade de docência no período do certame.
Para o professor da Escola de Referência em Ensino Médio Jornalista Trajano Chacon, José Wilson Barros, premiado em edições anteriores do concurso, essa é uma oportunidade de inovação e de aprendizado para alunos e professores. “É uma forma de repensarmos como gostaríamos que fossem nossas aulas, também é uma oportunidade de inserir-se de forma protagonista na abrangência pedagógica. Com certeza, este ano vou participar novamente”, relata Wilson, entusiasta da iniciativa.