quarta-feira, 2 de abril de 2014

QUATRO PROFISSIONAIS DA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO APROVADOS NO MESTRADO DA UNIDERC E FACULDADE ANCHIETA DO RECIFE.

          No dia 23 de março, na Região de Ensino de Princesa Isabel, houve a seleção de mestrado em psicanálise da educação. A avaliação foi coordenada pela equipe da Consultoria JAKELINE CURSOS, ofertada pela UNIDERC conveniada a FACULDADE ANCHIETA DO RECIFE. Os candidatos a mestrandos foram avaliados em três etapas: apresentação de projeto de pesquisa, questionário e entrevista. A mesa redonda contou com a presença do Doutor Martuzalém que dirigiu várias perguntas aos profissionais da educação e saúde interessados em cursar o mestrado.
        A escola Tomé Francisco da Silva foi muito bem representada nesta seleção. Os quatro profissionais da instituição que se submeteram a avaliação, todos foram aprovados: Maria do Socorro Nunes Francisco e Maria do Bom Conselho Nunes Fernandes, professoras. Josilene Quidute da Silva Nunes, educadora de apoio, e Jakeline Fernandes, analista educacional. A instituição computa 06 profissionais cursando esse nível de ensino. A formação continuada valoriza a carreira acadêmica desses profissionais, mas também melhora a aprendizagem dos alunos que terão educadores bem mais preparados na escola.
         “Fico emocionada em saber que poderei cursar em Princesa Isabel um curso como MESTRADO. Tenho orgulho em ser mestranda junto com minhas colegas de trabalho, sei que vamos crescer muito pessoalmente e profissionalmente com a conclusão desse curso”, disse Jakeline ao falar da nova  conquista.
 
SOBRE A UNIDERC:

            O mestrado da UNIDERC na área específica de psicanálise é um curso de natureza livre, conveniado por instituições credenciadas pelo MEC, sendo o programa conhecido também como intra-corpus, aceito no âmbito das instituições conveniadas e o diploma apostilado pela FAR – FACULDADE ANCHIETA DO RECIFE – Portaria do MEC de nº 23 de janeiro de 2008, bem como pela ABEPE- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS PSICANALÍLICOS DO ESTADO DE PERNAMBUCO. A referida instituição está devidamente conveniada com instituições do MERCOSUL, podendo todos os alunos matriculados no curso pleitear a internacionalização da Carreira acadêmica conforme legislação em vigor através do decreto governamental assinado pelo Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva – DECRETO Nº 5.518 DE 23 DE AGOSTO DE 2005.

terça-feira, 1 de abril de 2014

PAIS SÃO CONVOCADOS A PARTICIPAR DE ENCONTRO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA

Gestão, Coordenação, professores e pais de alunos do 9º Ano e 3ºs Anos do Ensino Médio reuniram-se na última terça-feira, dia 25 de março, para mais um momento de reflexão e muita discussão sobre o cotidiano escolar. Na oportunidade foram tratados vários assuntos de interesse dos pais e dos alunos das turmas concluintes. Entre eles destacaram-se: a necessidade de intervenção para melhores resultados, compromisso com os estudos, desempenho escolar, sobre hábitos e atitudes que favoreçam a aprendizagem e formação para a cidadania.
Iniciou-se o encontro com as boas vindas do Gestor Ivan José Nunes Francisco que conversou francamente com os pais sobre o Regimento Escolar, sobre as Ações de Fortalecimento da aprendizagem (Reforço Escolar), progressão parcial e ENEM, argumentando sobre a necessidade de traçar metas em conjunto, visando à divisão de responsabilidades entre Gestão, Coordenação, professores e família para a continuação de um trabalho que produza bons resultados internamente e externamente.
O Gestor Ivan ainda falou sobre as solenidades de formatura e sobre algumas providências que precisam ser tomadas desde já para o sucesso deste evento, aproveitando para acertar alguns pontos sobre a Aula da Saudade (Festa de despedida), inclusive formando, neste momento, uma comissão de pais para este fim.
Em seguida os pais dirigiram-se para as salas onde participaram através de leitura e comentários de textos, além de um estudo de casos, onde eles analisavam e comentavam sobre situações corriqueiras da sala de aula, dando sua opinião de como resolver alguns problemas. Estes tiveram, como sempre, a oportunidade de falar e expressar as suas opiniões sobre vários assuntos abordados no momento.

O encontro foi bastante proveitoso, pois família e escola efetivaram mais uma vez a sua parceria indispensável e o vínculo foi fortalecido, todos convergindo para um mesmo ponto: o ensino e a educação de qualidade social.



PROGRAMA GANHE O MUNDO: JÚLIA RELATA SUA EXPERIÊNCIA NA NOVA ZELÂNDIA.

Meus dias na Nova Zelândia.
No dia 27/01/14 comecei a realizar um sonho, embarquei rumo à Nova Zelândia, estava tão nervosa, feliz, ansiosa, tudo ao mesmo tempo. Primeira viagem de avião, primeira viagem sem a presença da família, eu jamais vou esquecer-me desse dia. Cheguei dia 30/01/14 e minha host family foi ao meu encontro, o nervosismo estava tomando conta de mim. O que me vinha à cabeça era: "O que eu vou falar pra eles?" "Será que eu vou entender?", mas eu sabia que Deus estava ali comigo e não era naquela hora que Ele iria me deixar na mão... Foi uma alegria imensa! Começamos a conversar e quando me dei conta já estava acostumada com eles.                   Eu moro com meus host parents - Leon and Leanne e outra intercambista do Japão - Misa. A nossa convivência é maravilhosa e eu estou muito feliz com eles. Fiz muitos amigos aqui além dos brasileiros.Eles nos ajudam quando não entendemos ou precisamos de algo.

      Estou numa cidade chamada Motueka e estudo na Motueka High School, no ano 12, aqui é muito divertido, os professores são muito legais, mas algumas vezes enfrentamos dificuldade por causa da língua, mas isso faz parte da experiência. Ás vezes tenho saudades da minha escola, dos meus professores e dos colegas do Brasil. 
     O lazer também faz parte da minha rotina. Um dia, na aula de  esportes e eu fiz parte da casa vermelha, fomos campeões uma vez, nesse dia foi incrível. Já fomos à igreja e nos divertimos bastante, exercito meu inglês conversando com minha host Family, eles estão sempre à disposição para nos ajudar e nos ensinar no que puderem..
           A saudade é enorme, minha família brasileira, meus amigos, minha igreja, minha escola, minha cidade... sinto falta de tudo, mas tenho em mente que preciso aproveitar todos os dias que eu tiver aqui, pois uma oportunidade como essa é difícil de ter. Desde já agradeço primeiramente a Deus, segundo ao PGM que nos proporcionou essa viagem, a equipe da Granvia, a Escola Tomé Francisco da Silva, a base de sustentação da minha conquista, a minha familia que me apoiou desde o inicio de tudo e aos meus amigos que torceram e torcem por mim. Obrigada por tudo!





Júlia Yone.



sexta-feira, 28 de março de 2014

Avaliação diagnóstica: gestão, coordenação e professores analisam os dados enviados pela GRE do Sertão do Alto Pajeú.

Planejar levando em conta os conhecimentos prévios dos estudantes. Envolver as famílias nas atividades escolares. Conhecer as necessidades da comunidade. Expressões como essas são comuns no dia a dia da escola. Porém muitas vezes elas são ditas sem um complemento ou uma tentativa de explicar como fazer isso. É o caso da avaliação inicial. Todo mundo sabe da importância de fazê-la no início do ano, mas nem sempre aparecem bons exemplos para colocá-las em prática.
         A GRE do Sertão do Alto Pajeú, preocupada com as boas práticas das escolas a ela jurisdicionadas, propôs a realização de uma avaliação diagnóstica em Língua Portuguesa e Matemática em todas as turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, inclusive com um programa de apoio para facilitar a coleta de dados. Toda a equipe da escola se envolveu nesta proposta. O gestor Ivan garantiu a reprodução das provas, as coordenadoras Socorro Santos, Josineide Quidute e a diretora adjunta Rosineide Alves organizaram o cronograma de aplicação nas salas de aula e junto com a técnica Claúdia e o secretário Diego, coordenaram a correção dos gabaritos pelos professores, bem como o envio dos resultados para a equipe na Gerência Regional. O objetivo, tanto da regional como da escola, é descobrir o que os alunos sabem sobre determinados conteúdos para planejar as intervenções necessárias no ano de 2014.
        Ao receber a devolutiva, com os dados transformados em gráficos, o próximo passo foi refletir com os professores. “Considero muito importante que os professores reflitam sobre a prática pedagógica que desenvolvem no dia a dia da sala de aula, de pensar como ele está fazendo e o que pode mudar. As aulas atividades, comandadas, pelo coordenador pedagógico, são momentos privilegiados para isso. Aqui na Escola Tomé Francisco o currículo está sendo revisto e ampliado considerando esses resultados, no período da aula atividade por área do conhecimento”. Disse a diretora adjunta Rosineide Alves.

         Entretanto, o trabalho não se esgota nesta etapa! A gestão e a coordenação assumem o compromisso de acompanhar as propostas e auxiliar os professores no desenvolvimento do plano de ação. Ao final do semestre, está prevista outra avaliação para comparação dos resultados e pontuação dos avanços na melhoria do ensino aprendizagem.

terça-feira, 18 de março de 2014

GESTÃO DA TOMÉ PARTICIPA DE WORKSHOP COM GESTORES PÚBLICOS DAS 60 MELHORES ESCOLAS DO NORDESTE.


A Fundação Joaquim Nabuco, por meio de sua Diretoria de Pesquisas Sociais/ Coordenação Geral de Estudos Educacionais está desenvolvendo a Pesquisa “Qualidade Educacional e Gestão Escolar”, tendo por objetivos: Analisar modelos de gestão considerados exitosos pelos indicadores educacionais atuais na região Nordeste e Contribuir para a melhoria da gestão da escola pública. A equipe da pesquisa realizou alguns filtros entre as escolas com melhores IDEBs no nordeste. A Escola Tomé Francisco foi selecionada por alcançar o IDEB 7,0 na última avaliação, realizada no ano de 2011.
                O gestor Ivan e a coordenadora Josilene Quidute  participam no período de 08 a 10 de abril de 2014, em Recife, de um Workshop que reunirá Gestores de Escolas do Nordeste com êxito no IDEB.  Na ocasião, a equipe da Tomé apresentará o trabalho da instituição por meio de uma exposição das experiências e projetos pedagógicos desenvolvidos em prol da melhoria dos índices educacionais da instituição, principalmente para  melhoria contínua na Prova Brasil.

           O compromisso e empenho da equipe da Escola Tomé Francisco da Silva em ofertar um ensino de qualidade social mais uma vez foi reconhecido em âmbito nacional, um exemplo de que a escola pública pode e deve ser eficaz.

segunda-feira, 17 de março de 2014

FAMÍLIA NA ESCOLA: PAIS DO 1º AO 5º ANO PARTICIPAM DE REUNIÃO NA ESCOLA TOMÉ.




      Na sexta-feira, 14 de março, direção, coordenação e professoras das turmas do ensino Fundamental I, receberam os pais das crianças do 1º ao 5º ano para participarem da reunião inicial do ano letivo de 2014 que teve como objetivos:
ü  Discutir com os pais questões rotineiras da educação familiar, questionando se os filhos estão sendo preparados para a vida e para o futuro profissional;
ü  Apresentar as ações do Projeto Político Pedagógico, agendadas para o primeiro bimestre;
ü  Avaliar o ano letivo de 2013 e discutir estratégias diferenciadas para o ano de 2014;
ü  Compartilhar com os pais o resultado da avaliação diagnóstica apresentando os avanços e entraves para o processo ensino aprendizagem a partir das observações realizadas no mês de fevereiro.
          O gestor Ivan recepcionou os pais na quadra e tratou de assuntos gerais, como: as regras da instituição, farda, reforço escolar, ampliação da jornada dos alunos, a importância da comunicação da família com a escola. Na ocasião, informou ainda sobre a construção do almoxarifado ( aplicação do dinheiro do prêmio Gestão escolar), a construção calçamento em frente da escola pelo prefeito de Quixaba e o ótimo resultado que a instituição obteve no Pacto pela Educação no Ensino Médio. A coordenadora Josilene falou sobre o acompanhamento mensal do Programa Alfabetizar com sucesso.
       No segundo momento, os pais se dirigiram para sala do seu filho para participarem de uma reflexão com as professoras. A dinâmica “Sinalizando minha Participação” promoveu um debate sobre a importância da lição de casa, das regras de convivência, dos limites, do papel do professor, enfim, das relações de convivência entre escola/família e comunidade. Houve a entrega da devolutiva com os resultados das avaliações diagnósticas e aquelas conversas específicas e individuais com alguns dos pais dos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem e/ou de comportamento e socialização.
       “A freqüência foi excelente, os poucos que faltaram receberão um comunicado para uma segunda chamada. Outros, ainda, uma visita da coordenação e professoras”. Esse foi o depoimento da coordenadora Josilene que zela pela participação efetiva da família no processo de aprendizagem das crianças do Ensino Fundamental.







COMEMOROU-SE NA TOMÉ FRANCISCO A DATA MAGNA DE PERNAMBUCO



      Foi muito gratificante o interesse demonstrado pelos alunos no Seminário comemorativo da Darta Magna de Pernambuco ocorrido na última quarta-feira, dia 13 de março. O evento, que deveria ter acontecido no dia 06 de março foi adiado devido aos feriados de carnaval.
      A Data Magna do Estado de Pernambuco – 6 de março, dia da Revolução Pernambucana de 1817 –, foi estabelecida por iniciativa da Assembléia Legislativa de Pernambuco por intermédio da Lei nº 13.386, no dia 24 de dezembro de 2007. O Projeto de Lei, de autoria da deputada Terezinha Nunes, tem como objetivo evocar e homenagear os heróis da Revolução, proporcionar aos pernambucanos um maior conhecimento da sua história e reafirmar o amor pelo seu Estado.
      Neste evento, muito apreciado pelos alunos, houve a apresentação de uma coreografia com a música Leão do Norte, pelas alunas do 8ºAno A, a professora de História Socorro Francisco fez uma breve explanação sobre o que foi a Revolução Pernambucana de 1817, houve a exibição de um vídeo sobre o assunto, os alunos do 3º Médio B apresentaram um seminário sobre a Data Magna de Pernambuco, com a exibição de slides e para encerrar foi apresentada a dança do frevo pelos alunos do 8º Ano B.
      A participação dos alunos foi muito importante, pois além de prestarem bastante atenção ao tema tratado eles ainda responderam a várias perguntas que foram colocadas demonstrando que aprenderam mesmo o assunto.





domingo, 16 de março de 2014

ESTUDANTES DA TOMÉ PARTICIPAM DO PROJETO MAIS EDUCAÇÃO.




           O Projeto Mais Educação visa fomentar, por meio de sensibilização, incentivo e apoio, projetos ou ações de articulação de políticas sociais e implementação de ações socioeducativas oferecidas gratuitamente a crianças, adolescentes e jovens. Este é um Projeto do Ministério da Educação para estimular a ampliação da jornada dos alunos nos espaços escolares.
          A Escola Tomé Francisco da silva fez a adesão ao Projeto Mais Educação para atender 120 estudantes do ensino Fundamental. As oficinas contempladas foram: Brinquedoteca, Letramento, futsal e dança. As atividades no contra turno iniciaram em fevereiro. Os frutos estão sendo colhidos com a melhoria do ensino aprendizagem e, a participação democrática das crianças e adolescentes nas oficinas de esporte e recreação. O objetivo da escola também é resgatar as danças do Projeto Sabedoria Popular, como: o frevo, o caboclinho, o xaxado, maracatu e as quadrilhas. Alguns figurinos já fazem parte do acervo da instituição, a exemplo do caboclinho, da sobrinha do frevo, do maracatu e do xaxado.
        O Projeto Mais Educação oferta os recursos para pagar os monitores, como também para material de custeio e capital. Com esse recurso, a escola fez a aquisição de uma máquina fotográfica profissional, 02 impressoras, 03 aparelhos de som, jogos, ternos e material didático para ser utilizado nas oficinas.
      “Na escola o Mais Educação tem motivado os estudantes a participarem de atividades diferenciadas e diversificadas, estamos oferecendo as condições necessárias para que a ampliação da jornada seja um sucesso”. Palavras de Ivan.