quinta-feira, 21 de março de 2019

VENCEDORES DO CONCURSO INTERNACIONAL DE CARTAS - ETAPA ESCOLAR


Após um produtivo trabalho sobre leitura e escrita, através de sequência didática elaborada especialmente para inspirar os alunos sobre o tema: "Escreva uma carta sobre o seu herói", finalmente os vencedores do concurso de cartas. Conforme manda o edital do 48º concurso Internacional de Cartas, promovido pela UPU (União Postal Universal), conjuntamente com os Correios, reuniu-se uma comissão para escolher as duas melhores cartas da escola. Participaram da comissão: o Gestor Ivan José Nunes Francisco; a Gestora adjunta, Josilene Quidute; as Educadoras de apoio: Rosineide Alves e Josineide Quidute e a professora  aposentada e amiga da escola, Socorro Santos.
Por iniciativa da escola, com o objetivo de valorizar mais as produções dos alunos, também foram  escolhidos os primeiros lugares de cada turma, que serão premiados com Certificado.
As duas melhores cartas da escola foram encaminhadas para a Comissão Estadual dos Correios que irá escolher as três melhores cartas do estado para enviar para a Comissão Nacional, em Brasília. O 1º lugar estadual ganhará o prêmio de R$ 2.000,00; o 2º lugar, 1.000,00 e o 3º lugar, R$ 700,00. Estamos na torcida para que sejamos vencedores. A Escola Tomé Francisco já foi premiada cinco vezes na etapa estadual e uma vez na etapa nacional. a qualidade dos textos enviados nos faz esperançosos da vitória.
Porém, não podemos esquecer que o mais importante neste concurso de cartas é a aprendizagem do aluno em leitura, interpretação e escrita de textos. Um total de 560 alunos e alunas do Ensino Fundamental e Novo Ensino Médio realizaram as oficinas propostas pelos professores.

PARABÉNS a todos os alunos que participaram do Concurso e as professoras Paula, Kássia, Cristiane, Daniela e Juliette pelo trabalho de excelência realizado.
Confira a relação dos classificados no Concurso:


MELHORES CARTAS DA ESCOLA

ALUNA
SÉRIE
PROFESSORA
HERÓI

BEATRIZ  ANTAS DOS SANTOS CORDEIRO

9º ANO A

ANA PAULA FERNANDES

O PROFESSOR

ANA ESTER  PEREIRA MEDEIROS SANTOS

1º MÉDIO A

ANA PAULA FERNANDES

JESUS CRISTO









1º LUGAR DA TURMA - ENSINO FUNDAMENTAL

ALUNO (A)
SÉRIE
PROFESSORA
HERÓI

EDUARDA MELO

6º ANO A

JULIETTE HENRIQUE

O IRMÃO

BRÍGIDA DE ANDRADE RÊGO

6º ANO B

JULIETTE HENRIQUE

A MÃE

THAYANNE DOS SANTOS CARVALHO LEITE

6º ANO C

DANIELA JUSTINO

O PAI

ALICE BARBOSA

7º ANO A

DANIELA JUSTINO

VÁRIOS

MATHEUS DINIZ

7º ANO B

DANIELA JUSTINO

JÚLIO CÉSAR (?)

ANA VITÓRIA

7º ANO C

CRISTIANE PATRÍCIA

TIA QUE ADOTA ANIMAIS

MARIA HELOÍSA LEITE

8º ANO A

CRISTIANE PATRÍCIA

O PAI FALECIDO

GUILHERME BARBOSA

8º ANO B

CRISTIANE PATRÍCIA

O QVÔ FALECIDO

EDUARDA NICÁCIO

9º ANO A

PAULA FERNANDES

O AVÔ FALECIDO

ELANY MEDEIROS

9º ANO B

PAULA FERNANDES

O PAI




















1º LUGAR DA TURMA - NOVO ENSINO MÉDIO


ALUNO (A)

SÉRIE

PROFESSORA

HERÓI

JOSÉ AYRON MARÇAL

1º MÉDIO A

PAULA FERNANDES

O PROFESSOR

KAREN MARIA

1º MÉDIO B

PAULA FERNANDES

JESUS CRISTO

VITÓRIA KÁTIA

1º MÉDIO C

KÁSSIA SHIZZANE

OS PAIS

CARLA LAÍS

1º MÉDIO D

KÁSSIA SHIZZANE

O PAI










quarta-feira, 20 de março de 2019

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Professores da rede pública devem cadastrar suas turmas até 30 de abril


Assessoria de Imprensa - 14/03/2019 14:58h



Segue até o dia 30 de abril o prazo para inscrições na sexta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), promovida pela Fundação Itaú Social e Ministério da Educação, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Podem participar estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, mas para que isso ocorra é preciso que os professores acessem o portal Escrevendo o Futuro e cadastrem suas turmas.

A OLP tem o objetivo de apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita, e prevê a realização de oficinas de produção de texto com os estudantes. A partir daí, a competição passa por várias etapas municipais, estaduais e regionais, até chegar ao número de 32 vencedores na etapa nacional.  Este ano, o tema do concurso é O lugar onde vivo, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais.

Após as oficinas, as escolas terão até 19 de agosto para encaminhar os textos às comissões julgadoras da OLP. Para apoiar os professores no desenvolvimento das atividades, o programa fornece material formativo com conteúdos criados para serem incorporados ao planejamento do ano escolar, sem fugir ao cotidiano da sala de aula. Candidatos do 5ª ano do Ensino Fundamental devem escrever poemas; já o 6º e 7º ano do Ensino Fundamental participam do concurso por meio de memórias literárias. Alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental devem criar crônicas. Primeiro e segundo ano do Ensino Médio ficam com documentário; já os estudantes do 3º do Ensino Médio devem redigir um artigo de opinião.
 
Os professores participam do concurso por meio do relato de prática, no qual registram suas experiências com a realização das oficinas, descrevendo aprendizagens, descobertas, desafios e reflexões. Dentre as premiações há novidades: imersão pedagógica internacional para os professores e viagem cultural em território brasileiro para os estudantes. As escolas dos alunos vencedores receberão como prêmio acervo para reforço da biblioteca.

Confira o regulamento no portal https://www.escrevendoofuturo.org.br/
Fonte: www.educacao.pe.gov.br

segunda-feira, 18 de março de 2019

ALUNOS DO 9º ANO PARTICIPAM DE AULA INAUGURAL DA JORNADA AMPLIADA


          Na semana passada, aconteceu o início da jornada ampliada para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de prepará-los para as avaliações externas, este ano SAEPE e PROVA BRASIL. Como sabemos que a inovação nas práticas pedagógicas e o incentivo aos alunos para uma boa participação e empenho é um fator importante, as coordenadoras pedagógicas Rosineide Alves, Bom Conselho Fernandes e Josineide Quidute organizaram uma aula inaugural com atividades atraentes e informativas sobre os objetivos desta ação.
No 9º ano A, a aula inaugural ocorreu no dia 15/03 (terça-feira) e no 9º B, em 16/03 (sexta-feira). Os alunos foram acolhidos com as boas-vindas pelo Gestor Ivan Nunes, com palavras de incentivo e entusiasmo.
As atividades começaram com uma dinâmica, na qual os alunos receberam bolas de sopro (bexigas); a professora deu o comando para que enchessem as bexigas, em seguida, eles foram para o centro da sala e começaram a brincar com as bolas até estourá-las. De dentro de cada uma caiu um pequeno papel no qual estavam escritas algumas mensagens e perguntas sobre os objetivos da jornada ampliada. Já em seus lugares, cada aluno socializou o conteúdo do seu escrito e fez um comentário. As perguntas giraram em torno do tema SAEPE e PROVA BRASIL. Quando os alunos não conseguiam responder, as coordenadoras e professoras davam a resposta já antecipando o conteúdo que seria trabalhado a seguir.
Terminada dinâmica, a professora propôs uma leitura compartilhada da Cartilha SAEPE/PROVA BRASIL, esclarecendo os objetivos, benefícios, as políticas públicas advindas das avaliações externas, as metas e uma cartinha do corpo docente, sensibilizando os alunos a cerca da sua importância nos bons resultados da escola.
Os alunos e alunas também tiveram acesso ao resultado da proficiência do SAEPE de 2018, comparando as disciplinas de Língua portuguesa e Matemática. Depois foram apresentados os gráficos com os resultados da Avaliação Diagnóstica realizada na semana anterior, momento em que eles puderam ver o percentual de erros e acertos obtidos pela turma. Percebeu-se o impacto destas informações para os alunos, através da admiração e interesse que eles demonstraram ao conhecerem o processo pelo qual passam as avaliações realizadas por eles.
Para encerrar, todos apreciaram a cantaram a canção “Eu vou Seguir”, de Marina Elaine. Para completar o momento de sensibilização e compartilhamento, todos se serviram de uma deliciosa torta patrocinada pelas famílias dos alunos.